30 dezembro 2011

Sugestão para Ceia de Ano Novo vegetariana

Existem muitas simpatias e "mandingas", como dizemos aqui para trazer sorte no ano que se inicia. Associadas à culinária lembro de algumas: comer lentilhas na noite do dia 31 de dezembro, uvas verdes, romãs. Outras como vestir roupas brancas, guardar uma folhinha de louro na carteira para não faltar dinheiro e para quem passa perto do mar, pular sete ondas.

Bom, é claro que isso faz parte dos nossos costumes e cultura. O importante é mentalizar coisas boas e passar na companhia de pessoas queridas.

O Caldeirão selecionou uma sugestão de Ceia vegetariana. Se preferir, consulte o índice das receitas e monte a sua própria com as receitas que estão por aqui. Espero que gostem!



Entrada
1. Gazpacho de pepino
2. Salada Colorida

Prato Principal
3. Bobó de Palmito

Sobremesa
4. Spumoni de iogurte e coco mesclado de Açaí

Desejo a todos um fim de ano de alegria e paz e que 2012 traga a todos muitas realizações!

27 dezembro 2011

Bolo / torta de sorvete de leite condensado e brownie

Essa foi a outra sobremesa do Natal com os amigos que já comentei AQUI.

Juntei duas receitas que já havia postado no Caldeirão. A combinação ficou maravilhosa, perfeita, vou repetir muito mais vezes, com certeza.

É mais uma sugestão para as festas e ceias de fim de ano. Aproveite e faça para o seu Reveillon.



Bolo/ torta de sorvete de leite condensado e brownie
(fôrma de aro removível de 25cm de diâmetro)

Ingredientes
>bolo (adaptado daqui)
3/4 xícara (chá) de farinha de trigo
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
3/4 xícara (chá) de chocolate em pó
3/4 xícara (chá) de óleo
1 colher (chá) de essência de Amarula- opcional
2 ovos
1 xícara (chá) de água fervendo
* não leva fermento
>sorvete (daqui)
500ml de creme de leite FRESCO gelado
1 lata de leite condensado gelado
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
>cobertura
100g de chocolate meio amargo em barra ralado
um punhado de amêndoas em lascas


Preparo
>sorvete
Usando uma batedeira elétrica, bata o creme de leite até obter picos firmes. Sem parar de bater, vá adicionando o leite condensado. Finalize com a baunilha. Leve ao freezer em recipiente fechado, colocando um filme plático sobre a massa para não criar cristais de gelo. Aguarde por no mínimo 6 horas até solidificar. Aconselho a fazer da noite para o dia.
obs: não precisa bater mais, a consistência fica bem cremosa.

>bolo
Preaqueça o forno a 220 graus.

Em uma tijela, misture à mão, com colher de pau, a farinha, o açúcar, o chocolate, os ovos, a essência e o óleo, até formar uma massa. Vá crescentando a água aos poucos, até homogeneizar. Despeje na fôrma untada e enfarinhada para assar até, ao espetar um palito no meio do bolo ele saia seco. Aguarde esfriar.

>montagem
Vá espalhando cuidadosamente sobre a base do bolo porções do sorvete previamente preparado. Aperte com uma espátula para não ficarem espaços vazios e alise a superfície. Cubra com o filme plástico, encostando sobre o sorvete. Retorme ao freezer até solidificar novamente (em média 2 horas).

No momento de servir retire cuidadosamente a lateral da fôrma e salpique o chocolate com as amêndoas. Sirva imediatamente.

Nota: o sorvete é artesanal, portanto, derrete com mais facilidade que os industrializados.

Ficou uma delícia!

23 dezembro 2011

E chegou mais uma vez o Natal

Um dia ouvi de uma sábia pessoa: "cozinha bem quem é generoso". Guardei isso para mim e tenho tentado "cozinhar bem", segundo essa ideia.

Já divaguei aqui que o alimento tem várias maneiras, várias vias de nos nutrir. Generosidade também. Sempre associamos algo gandrioso ou altruísta para fazer juz a esse conceito, ou essa qualidade.

Assim como cozinhar, ser generoso é mais simples do que se possa imaginar. Não é preciso doar grandes somas de dinheiro para instituições de caridade nem direcionar nossas ações visando o prêmio Nobel da Paz. Às vezes, basta sorrir para um desconhecido que cruza o seu caminho pela rua. Outras, basta perdoar, tanto os outros como a si mesmo por mágoas e ressentimentos de atos que, afinal, por humanos que somos, todos podemos vir a cometer. Outras ainda basta ser íntegro, verdadeiro, solidário, e principalmente compassivo.

O Caldeirão e essa Sandra disfarçada de Bruxa (ou seria o contário?) agradece a generosidade do carinho recebido por cada visitante, cada leitor, cada amigo, cada um que passou ao longo desse ano por aqui e que impulsionou esse espaço a tentar se aprimorar. Muito obrigada!

Que todos tenham um fim de ano maravilhoso na companhia das pessoas queridas!


22 dezembro 2011

Biscoitos bicolores de baunilha e chocolate (ainda bem que deu tempo!!)

"Ainda dá tempo de fazer para o Natal", disse a querida Renata, a autora do maravilhoso blog "Strawberry Crumble" (de quem sou fã desde antes de criar o Caldeirão) sobre esses biscoitos.

Esse fim de ano não teria sido o mesmo sem eles. Maravilha de bonitinhos e umas gostosuras. Só que os meus não ficaram tão caprichados quanto os dela :-( Já sei! Vou fazer várias vezes até saírem perfeitos...rsrs

São muito fáceis de fazer e ter em casa para acompanhar aquele café que uma visita especial merece.


Biscoitos bicolores de baunilha e chocolate
(renderam 45 unidades)

receita original DAQUI

Ingredientes
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de açúcar
1/2 colher (chá) de fermento químico - para bolos
150g de manteiga sem sal gelada e em pedaços
2 gemas
2 colheres (sopa) de água
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de essência de baunilha

Preparo
Dentro de um recipiente e usando a ponta dos dedos desmanche a manteiga na farinha, açúcar e fermento até virar uma farofa. Adicione as gemas e amasse até formar uma massa uniforme. Separe em 2 partes iguais. Em uma delas adicione a essência de baunilha. Na outra, as 2 colheres de chocolate em pó, a canela e as colheres de água (se necessário, se a massa estiver quebradiça).







Abra cada uma delas sobre um pedaço de filme plástico (para facilitar o manuseio) em retângulos de igual medida, aproximadamente 20 x 30 cm.









Coloque um sobre o outro.









Enrole como se fosse um rocambole, pressionando delicadamente pelo lado mais largo. Envolva em filme plástico e leve à geladeira até endurecer (aproximadamente 1 hora).




Preaqueça o fôrno a 200 graus.








Retire o filme plástico e corte cuidadosamente os biscoitos na espessura de 0,5 cm.












Disponha sobre uma fôrma revestida com papel manteiga (ou untada e enfarinhada) e leve para assar (aproximadamente 20 minutos). Aguarde amornar para removê-los e deixe esfriar totalmente sobre uma gradinha.

Gostaram??




21 dezembro 2011

Bolo de alfarroba, coco e damascos

Foi a formatura do Ensino Fundamental da minha filha e minha mãe e meu sobrinho vieram à São Paulo para a cerimônia. Eles moram em outra cidade mas apesar da pouca distância é raro nos visitarem. Queria recebê-los bem logo na chegada com um bolinho e um café.

Aproveitei e fiz um de alfarroba, afinal, foi ela que me trouxe essa farinha de viagem. Havia guardado a receita desde que a vi no blog delicioso da minha querida amiga Suzana, o "Catcaffé". Acrescentei damascos e amêndoas para dar um toque extra. Honestamente? Foi um dos melhores bolos que já fiz: úmido na medida certa, macio sem ser fofo demais e muito saboroso. Elogiadíssimo pela minha mãe (e ela entende de bolos), que pediu para repetir a receita para o Natal.

Bolo de alfarroba, coco e damascos
(fôrma retangular 25 x 12 x 8cm)
receita original DAQUI

Ingredientes
3 ovos
1 xícara (chá) de açúcar
3/4 xícara (chá) de óleo
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de farinha de alfarroba - pode substituir por cacau em pó
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de essência de amarula - opcional
1 xícara (chá) de leite
100g de coco ralado seco
1/4 de xícara (chá) de amêndoas em lascas
2 colheres (chá) de fermento químico - para bolos
1/2 xícara (chá) de damascos secos picados e passados na farinha de trigo

Preparo
Preaqueça o fôrno a 200 graus.

Bata os ovos ligeiramente usando um batedor de arames (fouet). Acrescente o açúcar e continue batendo, sempre à mão. Junte o óleo. Adicione agora as farinhas intervalando com o leite (esse processo deixa a massa mais aerada). Coloque a canela, a essência, o fermento, as amêndoas e o coco ralado. Mexa até homogeneizar. Acrescente os damascos, misturando para que eles se espalhem por igual. Despeje na forma untada e enfarinhada e leve para assar até, ao espetar um palito no meio do bolo, o mesmo saia seco.

Pode decorar com lascas de amêndoas, cerejas ou da maneira que preferir.

Nota: O desempenho de cada fôrno pode variar muito, portanto, use o bom senso em relação às temperaturas sugeridas nas receitas. Se você perceber que ao assar as laterais estão dourando e o meio do bolo ainda está bastante líquido, abaixe a temperatura. O mesmo vale para o contário, se o bolo já estiver assado e a superfície não estiver dourada, aumente um pouco.

20 dezembro 2011

Bolo invertido de frutas Natalino e encontro de blogueiras

Mais um bolo do Caldeirão, mais uma sugestão para sua ceia natalina.

Escolhi fazer esse bolo para o almoço que minha cunhada fez para a visita ao Brasil de nossos sobrinhos que moram no Panamá. Precisava viajar com ele, pois ela mora fora de São Paulo. Tinha receio que um bolo com recheio e cobertura, com o calor que anda fazendo não chegasse inteiro.

Pesquisei e achei esse invertido no maravilhoso blog "The Cookie Shop", que fica bonito, dá para desenformar no local e combina com o tema. A versão de lá era com morangos, mas como não é época dessa fruta, substitui por ameixas e mirtilos. Adaptei as quantidades também para fazer um bolo maior. Ficou lindo e muito gostoso!


Bolo invertido de ameixas e mirtilos
(fôrma 30 cm de diâmetro)
receita original DAQUI
Ingredientes
>base
1 colher manteiga sem sal
1/2 xícara (chá) de açúcar cristal - usei demerara
6 ameixas vermelhas, descaroçadas e fatiadas
4 ameixas brancas, descaroçadas e fatiadas
50g de mirtilos (blueberry)
>bolo
120g de manteiga sem sal amolecida
1 e 1/4 de xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
3 ovos separados - gemas + claras (batidas em neve)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1 pitada de sal
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
2 colheres (chá) de fermento químico - para bolos
1 xícara (chá) de iogurte natural - usei o desnatado




Preparo
>base
Unte uma fôrma com a manteiga. Salpique metade do açúcar cristal pelo fundo o laterais. Distribua as frutas na base, preenchendo todos os espaços. Espalhe o restante do açúcar sobre as frutas. Reserve.

>bolo
Preaqueça o forno a 220 graus. Coloque os ingredientes secos juntos (farinha, o sal, o bicarbonato e o fermento). Reserve.

Usando uma batedeira elétrica, bata a manteiga com o açúcar até virar creme. Adicione as gemas uma a uma e a essência de baunilha, continuando a bater. Acrescente os ingredientes secos intervalando com o iogurte (um pouco de um, um pouco do outro até terminar). Desligue a batedeira e acrescente as claras em neve, mexendo delicadamente em movimentos de baixo para cima. Despeje cuidadosamente sobre as frutas e alise a superfície com uma espátula. Leve para assar até, ao espetar um palito no meio do bolo, o mesmo saia seco. Espere amornar para desenformar.



Você pode utilizar outros tipos de frutas e criar sua própria versão. Bom apetite!


Já comentei do jantar que nossa querida Cecília do "YES we Cooking" nos proporcionou sendo a "Chef por um dia" da Empresa de azeites e vinagres Borges. Pois bem, meu registro dessa noite especial onde conheci várias amigas que passaram do mundo virtual para o real não ficou a contento. Uma pena! Havia fotografado algumas cenas espontaneamente mas minha máquina não ajudou...Bom, fica aqui uma breve amostra do que foi. Para mim, foi uma noite agradável e memorável.

A chef Cecília, do "YES we Cooking". As compenetradas Sadhia do blog "Artes da Shadia" e a Deborah do "Delícias 1001" 

Um "tricô" interessante da Renata Prazeres do "Na batedeira Amarela", a Dani do "Cinebistrot" e a  Bruna do "Gourmandisme". Já a Rachel, do "Na Biroskinha" deu uma olhadinha para a foto, mas a Monica, do "Cozinha da Monica" continuou compenetradíssima


Momento "poses e sorrisos" com Dani e eu

E a foto final com pose, da esquerda para a direita: A Monica, eu, a Sadhia, a Deborah e a Rachel.

19 dezembro 2011

Amigos secretos, amigos virtuais, ou simplesmente amigos

Amizade é um sentimento muito curioso. Não existe sem reciprocidade. Diferente do amor, um sentimento dito mais nobre e que permite uma gama mais ampla de manifestações e tipos, a amizade requer o alvo, o outro para existir.

Podemos amar altruística e incondicionalmente. Existe o amor maternal, fraternal, o passional, só para citar alguns. Muitas vezes amamos alguém sem que o nosso ser amado sequer saiba da nossa existência. Amamos ideais, filosofias, profissões. O amor não necessita de um ser humano, podemos amar algo, alguma "coisa".

Com a amizade é completamente diferente. Só podemos nos dizer amigos de outro se esse também o considerar assim. É um sentimento um tanto quanto "toma lá dá cá", sempre há uma troca envolvida. Sem cultivar e nos empenharmos para mantê-la, uma amizade morre. Dependendo das questões envolvidas, queima a raiz e nunca mais floresce.

Amigos são aqueles seres que colhemos ao londo da vida, escolhemos por afinidade e que nos trazem conforto e carinho, a quem nos permitimos ser quem somos, aqueles com quem brigamos e amamos, aqueles que queremos consertar e que deixamos que nos puxem as orelhas quando merecemos. Amigos são irmãos com pais diferentes dos nossos.

Esses  dois últimos anos senti muito o significado das boas amizades, o quanto elas podem te ajudar nos momentos mais difíceis e o quanto são importantes nos momentos memoráveis, aqueles que guardamos para sempre nos nossos corações.

A amizade abrange o amor. Nem sempre somos amigos de quem amamos, mas invariavelmente amamos os nossos amigos.


Hoje em dia a amizade tomou rumos completamente diferentes e abriu caminhou para uma manifestação que alguns ainda torcem o nariz e não acreditam que seja sincera: as amizades virtuais. Como bem foi comentado aqui por uma pessoa a quem tenho muito carinho e empatia, amizades virtuais existem no mundo real, então, por que essa distinção? Todos somos seres de carne e osso, temos nossas vidas, nossas atividades. Nossa comunicação é virtual mas os sentimentos são absolutamente verdadeiros, reais.


O Caldeirão ao longo desse ano me trouxe amigos da blogosfera também. A querida Dani Abolin, do caprichado e excelente blog "Cinebistrot" já há alguns anos promove um amigo secreto entre os blogueiros de culinária de todo o Brasil. Esse ano também participei. Foi muito interessante trocar e-mails para dar as pistas de quem você tirou e enviar os presentes pelo correio e estressar com as entregas, se vai chegar a tempo ou não, coisas do tipo, pois as trocas não são feitas simultâneamente, cada um envia o seu em momentos diferentes. É uma nova e divertida maneira de fazer essa antiga brincadeira de fim de ano.

Minha amiga secreta que me enviou um monte de mimos especiais e que AMEI todos eles foi a querida Tatiana Leonardo, do conhecidíssimo e cultuado "Panelaterapia". Olha só o que eu ganhei: um livro de receitas de massas, duas mini colherinhas de pau (fofas!), sementes de papoula (agora vou poder fazer o bolo da Bruna), flor de sal, kit com mini geleias, mostarda Dijon, Tabasco com alho e o mais importante, uma cartinha super carinhosa da Tati. Muito obrigada querida!!

Imagina o que o Caldeirão vai fazer com essas delícias!! Aguarde para 2012!


E a pessoa que tirei foi a também querida e talentosa Tania Minatel, do lindíssimo e delicioso blog "Avental e Aventuras". Quer ver o que ela ganhou e conhecer esse blog inspirador?? Então clique >>AQUI<< para saber.


Espero um dia conhecer pessoalmente essas amigas com quem tenho compartilhado ao longo desse ano. Algumas já tive a oportunidade (mas isso vai ser falado em outro post, esse já está bem comprido).

Beijos a todos!

18 dezembro 2011

Comidinhas fofas para o Natal

Cozinhar com as crianças e para elas sempre é muito divertido. No fim do ano fica mais ainda. Dê uma olhada nessa seleção de sugestões para fazer com seus pequeninos. Não são adoráveis?

Como não tem as receitas (e para algumas delas nem é necessário), use sua imaginação e improvise. Vai dar até pena de comer.

As fotos e ideias foram retiradas do site Cutest Food.



15 dezembro 2011

Biscoitinhos de Natal ou "os quitutinhos prazamigas"

Amigos, amizades. Esse está sendo um tema importante desse nosso fim de ano. O assunto é especial, merece um post mais elaborado e assim será feito.

Esses biscoitinhos são parte de uma tradição natalina minha e da minha filha. Até já foi postado aqui no Caldeirão, no ano passado. Esse ano ele foi parte de um presente que enviei para minha amiga secreta da blogosfera, que quero postar em breve essa brincadeira tão bacana e também foi um pequeno agrado que levei para um encontro de blogueiras amigas no jantar que a nossa querida Cecília do "YES we Cooking", a "Chef por um dia"  do evento da Borges nos preparou. Veja AQUI como foi.

Eles são muito fáceis de fazer e são uma ótima pedida para presentear ou mesmo fazer uma brincadeira com as crianças, para não esquecer que Natal é compartilhamento, momento de cultivar amizades e boas recordações.


Pasta Frolla ~ biscoitinhos de Natal
a receita completa com passo a passo está >>AQUI<<



VARIAÇÕES
Dividi a massa em 3 partes iguais e com cada uma fiz assim:



~ tradicional: juntei raspas da casca de um limão
~ canela: adicionei 1 colher de sobremesa (não muito cheia) de canela em pó
~ alfarroba: acrescentei 1 colher (rasa) de sobremesa - pode substituir por cacau em pó

Com os moldes que utilizei, renderam aproximadamente 80 unidades. Se você não quiser assar todos de uma só vez, pode envolver a massa em filme plástico e retornar à geladeira por no máximo 1 semana. Não tenho experiência se pode ser congelada.

Use sua criatividade para fazer os seus. Espero que gostem!

12 dezembro 2011

Bolo de nozes e creme de ovos para o Natal dos amigos

Com o passar dos anos os muitos amigos que temos vão diminuindo a um número cada vez menor e alguns vão se transformando nos nossos melhores amigos. É como se houvesse uma depuração, uma seleção natural. As afinidades vão aumentando, os defeitos e esquisitices vão sendo aceitos e incorporados às personalidades, enfim, os laços vão se estreitando.

Os melhores amigos são aqueles que às vezes, infelizmente,  não estamos tão perto quanto gostaríamos mas são os com quem podemos contar sempre! Sempre!

Mais um ano se passou, mais nossa amizade se consolidou. E assim comemoramos juntos nosso Natal antecipado, dos amigos queridos que são tão importantes em nossas vidas.

"Tus" vocês são sempre e para sempre muito queridos!! Obrigada por tudo! Foi um (pré) Natal maravilhoso!

Ah, esse foi um dos bolos que levei, mas teve um outro também, de sorvete...postarei em breve!


Bolo de nozes e creme de ovos
(fôrma 25 cm de diâmetro)

Ingredientes
>bolo
1 xícara (chá) de açúcar
50g de manteiga sem sal (temperatura ambiente)
3 ovos
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
3/4 xícara (chá) de leite morno
1 xícara (chá) de nozes trituradas
2 colheres (chá) de fermento químico - para bolos
>creme de ovos
1/2 xícara (chá) de açúcar granulado (usei orgânico)
1/2 xícara (chá) de água
1 colher (sobremesa) de manteiga
4 gemas passadas na peneira

Preparo
>bolo
Usando uma batedeira elétrica, bata a manteiga com o açúcar. Acrescente os ovos, um a um. Adicione a farinha de trigo aos poucos, intervalando com o leite (um pouco de um, um pouco do outro, até terminar). Desligue a batedeira e junte as nozes trituradas  e o fermento. Misture até homogeneizar. Despeje em fôrma untada e enfarinhada. Leve para assar em fôrno preaquecido a 250 graus até, ao espetar um palito no meio do bolo, o mesmo saia seco. Espere esfriar para desenformar.

>creme de ovos
Leve ao fogo em uma panela o açúcar e a água. Espere atingir o ponto de fio médio (ao pegar um pouco da mistura com uma colher, escorre um fio mais lentamente). Desligue o fogo, espere esfriar e adicione as gemas passadas na peneira. Leve ao fogo médio novamente, mexendo até engrossar. Espere esfriar um pouco e despeje por sobre o bolo. Decore com nozes, se quiser.

Aproveite e faça também para o seu Natal, dos amigos, da família, enfim, para as pessoas importantes em sua vida!!

09 dezembro 2011

"Strubuzum" (hã???)

Até me mudar para São Paulo, aos 18 anos, não tinha muita intimidade com a cozinha. Fui "forçada" a aprender a cozinhar, isso é fato.

Morávamos em quatro amigas, no que aqui chamamos "república" de estudantes (uma moradia compartilhada). Almoçava no bandejão da USP (arghh...rsrs) e à noite preparávamos as nossas "gororobas" (= comida ruim).

Eu quase nem acredito que estou tendo a coragem de compartilhar uma dessas nossas "receitas" aqui. Mas é que ela, além de fazer parte da aventura da minha vida de quituteira também resistiu ao tempo e é feita com constância em casa. Ah, e na da minha mãe também, pois eles adoram e inclusive a chamam por esse nome estapafúrdio..rsrs.

- Mãe, o que vai ter de almoço?
-"Strubuzum"! Ela responde.

Pode não parecer, mas esse prato é tudo de bom! Faça, tenho certeza que irá gostar.

Strubuzum
(quantidades ao seu critério)

Ingredientes
batatas descascadas e cortadas em rodelas
cenoura descascada fatiada bem fininha na diagonal
brócolis (as flores) - ninja ou o comum
alho fatiado
ovos
queijo muçarela (usei nessa receita o Minas Padrão)
sal
azeite extra virgem
salsinha picadinha

Preparo
Cozinhe separadamente a batata, a cenoura e o brócolis em água com sal. Escorra e reserve.
Doure o alho no azeite e adicione o brócolis (já cozido). Deixe refogar por uns instantes.
Frite os ovos (um para cada pessoa) ou prepare do modo pochê.

Montagem
Em um refratário, coloque as rodelas de batata e por cima dessa a cenoura. Salpique a salsinha e regue com o azeite (não muito). Faça outra camada com o brócolis alho e óleo. Disponha os ovos por toda a superfície. Cubra com o queijo. Leve ao fôrno para gratinar.

Nota: Fiz uma montagem no prato individualmente para visualizar melhor, mas utilizo sempre uma fôrma.

Sirva como acompanhamento ou prato principal. Bom apetite!!

06 dezembro 2011

Couve flor aos três queijos gratinada

Sempre igual, fim de ano é correria. E pronto, não adianta contestar esse esse frenesi coletivo.

Sem remar contra a maré, aqui vai uma sugestão para todos que estão com pouco tempo, mas com vontade de comer algo gostoso. Vamos lá.


Couve flor aos 3 queijos gratinada
(fôrma 20 cm de diâmetro)

Ingredientes
1 couve flor pequena (ou metade de 1 grande)
2 ovos
1/2 xícara (cha) de leite
2 colheres (sopa) de requeijão - usei Catupiry
1 pedaço (mais ou menos 30g) de queijo gorgonzola
queijo parmesão ralado (o quanto necessário)
salsa picadinha
noz moscada ralada (opcional)


Preparo
Separe os buquês da couve flor e leve para cozinhar em água salgada. Escorra e disponha numa fôrma refratária. À parte bata ligeiramente os ovos (como se fosse uma omelete), adicione o requeijão, o queijo gorgonzola e o leite. Acrescente a salsinha, a noz moscada e um pouco do queijo parmesão. Corrija com uma pitadinha de sal. Cubra a couve flor com essa mistura, salpique mais queijo ralado e leve para assar em fôrno preaquecido a 220 graus.

Pode servir como acompanhamento ou prato principal e uma salada. Bom apetite!

05 dezembro 2011

Bolo invertido de laranja e banana

Já confessei que o único jeito que como banana é esse AQUI. Portanto, o único jeito que como bolo de banana é com ela caramelizada.

Trouxe a receita de hoje do "Panelaterapia", que você já conhece, claro, a não ser que você tenha passado os 3 últimos anos morando em Marte, "néah", como diria a divertida Tatiana, a autora do blog.

Fiz umas alterações nas quantidades para caber na minha fôrma, e acrescentei laranja pois acho que casa bem com a banana.

Fácil, fácil...gostoso demais!!


Bolo invertido de banana e laranja
(fôrma retangular 25 x 12 x 8 cm)

receita original DAQUI


Ingredientes
>para a base
2 bananas maduras porém firmes (cortei em rodelas)
4 colheres (sopa) de açúcar
3 colheres (sopa) de água
1 colher (chá) rasa de manteiga
>massa
2 ovos
3 colheres (sopa) de óleo
1 xícara (chá) de açúcar
1/2 xícara (chá) de suco de laranja
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
raspas da casca de 1 limão
1 colher (sobremesa) de fermento químico - para bolos


Preparo
>base
Coloque as colheres de açúcar na fôrma e leve ao fogo baixo até virar caramelo. Adicione a água e espere derreter o caramelo. Acrescente a manteiga e espalhe essa mistura pelo fundo e laterais. Disponha as rodelas de banana no fundo (se quiser pode revestir as laterais também). Reserve.

>massa
Em uma tijela e utilizando um batedor de arames (fouet) bata os ovos ligeiramente. Adicione o óleo, sempre batendo. Acrescente o açúcar. Agora vá intervalando o suco de laranja com a farinha (colocando um pouco de um, um pouco do outro). Junte as raspas do limão e o fermento. Despeje na fôrma. O ideal é que a quantidade não ultrapasse o limite da metade, pois a tendência é a massa borbulhar ao ser assada.

Leve para assar em fôrno preaquecido a 220 graus. Espete um palito no bolo para saber quando está pronto.

Desenforme ainda quente.

04 dezembro 2011

E com a mesma massinha...

...Fazemos umas lindas e deliciosas bolachinhas!!


Gostei tanto da massa das tortinhas de maçã da receita anterior que assei algumas como bolachinhas, apenas deixando um pouquinho a mais no fôrno para ficar crocante.

Como sugestão, pode-se acrescentar à massa para incrementar os sabores e aromas: essência de baunilha, canela em pó, raspas de limão ou outras variações que sua criatividade mandar.

Serve também como dica para presentear no Natal, colocando em embalagens bem caprichadas. Quem receber irá gostar, com certeza!!

02 dezembro 2011

Torta "de" ou "na" maçã? Na dúvida, os dois!!

Fiquei encantada assim que vi essa receita, ou melhor, fiquei encantada desde a primeira vez que conheci o lindo blog "Testado, Provado & Aprovado" e tenho estado encantada desde então. A cada postagem a também encantadora e minha querida amiga Renata se supera, seja nos desafios, na cerâmica, no origami ou nas maravilhosas receitas que ela compartilha com sua técnica primorosa. Para mim seu blog é uma fonte de inspiração e uma escola!

Adorei ter feito essas belezinhas de torta, parecem um mimo, tão lindas, fáceis de fazer no final das contas e uma delícia que vai agradar a quem provar.

Aproveite e faça agora no fim de ano para sua Ceia de Natal. Recomendo muito!




Tortinhas de maçã na própria maçã
(rende 8 unidades)

receita original DAQUI

Ingredientes
>massa
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo branca
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1/2 xícara (chá) de amido de milho - Maizena
2 colheres (sobremesa) de açúcar
80g de manteiga sem sal gelada
1 colher (café) rasa de sal
1 colher (café) de fermento químico - para bolos
1 ovo grande
>recheio para cada maçã
1/2 colher (sopa) de açúcar - ou ao seu gosto
1/4 colher (sopa) de farinha de trigo branca
1 colher (café) rasa de canela em pó
1 colher (chá) de suco de limão

Preparo
>massa
Com as pontas dos dedos, misture os ingredientes secos com a manteiga, até formar uma farofa. Acrescente o ovo e misture até formar uma massa uniforme, mas não trabalhe demais. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 1 hora no mínimo.

>recheio /corte das maçãs/ modelagem da massa

Siga o passo a passo das fotos:

1. Corte a tampa da maçã. Descasque-a e corte-a em pedaçinhos (será o recheio)
2. Com uma faca, faça um corte circular em toda a borda interna da maçã
3. Utilize uma colher para retirar cuidadosamente a polpa da fruta (também reserve para o recheio, descartando os caroços)
4.  A base da tortinha deve ficar desse jeito


5. Pincele suco de limão no interior da maçã para não escurecer
6. Tempere os cubinhos de maçã do recheio com limão, açúcar, canela e a farinha (a quantidade está nos ingredientes)
7. Preencha as bases de maçã e coloque-as em uma assadeira antiaderente
8. Abra a massa com um rolo na espessura de pouco menos de 1 cm (minha precisão diria 7 milímetros)


9. Corte a massa com um molde. Se não tiver, utilize um copo largo ou um pires, de tamanho suficiente para cobrir a maçã
10. Faça um furo central para sair o vapor ao assar
11. Remova as bordas e a massa modelada
12. Cubra as maçãs

Leve para assar em fôrno preaquecido a 200 graus até perceber que a massa está dourando e a maçã levemente mudou de cor.

Gostaram? São lindas mesmo!

01 dezembro 2011

Sopinha pra quando "chove pra chuchu"

"Chove chuva, chuva chove, chove pra...chuchu". Esse é um refrão do grupo "Palavra Cantada" (quem tem filho pequeno conhece e se não conheçe ainda, corra pra conhecer, é ótimo!).

Voltando, esse refrão virou um hit aqui em São Paulo. Chove todos os dias. E como chove!

Então, chuva combina com sopinha. Mais comfort food impossível!


Sopa de vegetais e cuscuz marroquino
(4 pessoas)

Ingredientes
200g de abóbora menina cortada em cubos médios
1 abobrinha italiana cortada em cubos
1 punhado de cogumelos Portobello fatiados
10 unidades de vagem macarrão, cortada em 2 partes
1/2 cebola branca picadinha
salsinha picada
1/2 xícara de cuscuz marroquinho crú
azeite extra virgem
sal

Preparo
Doure a cebola no azeite. Acrescente a abóbora e a vagem, cubra com água e salgue. Quando estiver semi cozida, adicione a abobrinha. Quando essa estiver quase no ponto, adicione o cogumelo e o cuscuz. Corrija o sal e acrescente mais água, se necessário. Prove e apague o fogo quando o cuscuz estiver cozido. Salpique a salsinha e sirva regando um fiozinho de azeite no prato.

Bom apetite!!