08 julho 2016

Panquecas americanas

Panquecas americanas


Panqueca de café da manhã tem uma conotação de presente na minha casa. É uma maneira de dar um super bom dia para aquele se tornar especial. 

Pra mim tem o significado de minha filhota estar em casa (para os que não sabem, ela estuda fora e agora está no período de férias). Para ela - imagino - é o sentimento de que não importa os voos que a vida lhe reserve, sempre dá para pousar no aconchego do lar.

Desde pequenininha ela adora esse tipo de panqueca, a tal fofinha no estilo americano. Na verdade essa receita já apreceu AQUI e achei tão boa que por minha conta já fiz algumas variações, com buttermilkcom creme de arroz e farinha de aveiade fubá e semolina com calda de goiabada molede maçã com canelade maple e bananas carameladas e até de paçoca. Ufa, haja panqueca!

Essa de hoje apenas acrescentei um toque sutil, algumas raspinhas de casca de limão, mas que fez diferença. Vamos provar?


Panquecas americanas


Panquecas americanas


Panquecas americanas
(rende aproaproximadamente 6 unidades de mais ou menos 10 cm de diâmetro)


Ingredientes
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (sobremesa) de raspas da casca de limão
2 colheres (chá) de fermento químico - para bolos
1 ovo grande
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de manteiga derretida


Panquecas americanas

Preparo
Em uma tigela junte a farinha de trigo, o açúcar, o sal, as raspas de limão e o fermento. Reserve.

Em uma outra tigelinha, bata o ovo como para um omelete. Junte o leite e a manteiga derretida. Mexa bem. Despeje essa mistura nos outros ingredientes secos e apenas misture até combinar, sem bater. Aguarde uns 3 minutos antes de fritar para ela ficar mais consistente.

Para fritar as panquecas de modo a ficarem bem fofinhas, faça assim: use uma frigideira com um bom antiaderente. Coloque um fio de óleo e deixe aquecer bem. Use uma concha para ter uma medida padrão. Com o fogo alto, despeje a massa no meio da frigideira. Após isso, diminua para fogo médio e tampe a frigideira. Aguarde fazer uma bolhinhas na superfície da panqueca e vire delicadamente com uma espátula para fritar o outro lado. 

Coloque cada panqueca pronta em um refratário e mantenha-as dentro do forno aquecido na menor temperatura (para que elas não esfriem). Repita o processo até terminar toda a massa.

Panquecas americanas

Sirva a seguir acompanhada de mel, xarope de bordo (maple) ou a geleia de sua preferência.

Aproveite o final de semana e capriche no seu café da manhã. Bom apetite!



Um comentário :

  1. Oi, Sandra!

    Também gosto de caprichar no café da manhã, principalmente nos finais de semana... Panqueca americana é uma boa pedida! Gostei da receita!!!

    Abraços, Cris

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!