Sou uma pessoa movida a sol. Não importa o dia da semana - mesmo que seja para trabalhar o dia inteiro em frente ao computador - prefiro que seja com sol. Um dia ensolarado muda meu astral totalmente.
Acordar no domingo e notar um dia radiante já me motiva a fazer coisas gostosas, do contrário, em dias cinzentos, não me dá nem vontade de mudar minha inércia para a preguiça.
Ontem foi um desses domingos inspiradores. E nada melhor para dar o pique já no café da manhã do que panquecas.
A receita havia guardado de um blog que encontrei no Pinterest, sim, sempre ele, minha rede social favorita. A maçã, além do sabor associado às especiarias, dá uma textura mais úmida e consistente à massa da panqueca. E o aroma invadindo a cozinha? Delicioso!
Faça e comprove.
Panquecas de maçã com canela
(rendimento: 6 unidades de aproximadamente 12 cm de diâmetro cada)
receita original DAQUI
Ingredientes
>panqueca
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento químico - para bolos
1 e 1/2 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de noz moscada - de preferência ralada na hora
1/2 colher (chá) de gengibre em pó
1 pitada sal
1 xícara (chá) de leite
1 ovo grande
1 colher (sopa) de manteiga derretida e esfriada
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 maçã descascada, descaroçada e ralada
>calda
maple syrup (xarope de bordo), mel ou geleia de frutas cítricas
Preparo
Junte todos os ingredientes secos (farinha, fermento, canela, noz moscada, gengibre e o sal) em um recipiente e reserve.
Em uma tigela ou bowl, bata ligeiramente o ovo. Adicione a manteiga (já esfriada), o leite e a essência de baunilha. Mexa e acrescente a maçã ralada e os ingredientes secos. Misture somente até combinar, não é para ficar batendo.
Aqueça uma frigideira (de preferência anti aderente). Despeje um fiozinho de óleo e após esse estar quente, abaixe e mantenha em fogo médio. Coloque uma medida da massa da panqueca na frigideira. Com o auxílio de uma espátula, contenha a massa para que ela fique concentrada de forma a ficar mais alta e de formato redondo. Quando notar a formação de bolhinhas na massa, vire com a espátula e deixe cozinhar o outro lado por mais ou menos 1 minuto. Faça isso até terminar a massa, mantendo as panquecas já prontas em um local aquecido.
Dica: para conseguir que as panquecas fiquem do mesmo tamanho utilize uma medida padrão, como por exemplo a de uma concha.
Sirva a seguir com a cobertura que preferir. Pode ser o xarope de bordo (maple syrup), mel de laranjeira ou uma geleia de frutas cítricas.
Bom apetite!
Acho que deve ficar divino... Penso até que pode substituir o leite por buttermilk... Ela vai ficar mais fofinha ainda....
ResponderExcluirAcho que deve ficar divino... Penso até que pode substituir o leite por buttermilk... Ela vai ficar mais fofinha ainda....
ResponderExcluirAdoro panquecas San, e fico aqui imaginando o sabor e aroma que ficou em sua cozinha. Ficaram lindas suas panquecas, bem fofinhas. E como vc, adoro sol também, dá energia e boa disposição. Seu café da manhã com certeza fez sucesso. Beijinhos
ResponderExcluirEu também adoro sol...
ResponderExcluirAchei as panquecas lindas e com maça e canela tem que estar uma delicia
bjs
10
ResponderExcluir