Disse o grande Tom Jobim "A gente só leva da vida a vida que a gente leva".
Depois de muito embatucar em busca de grandes realizações, finalmente dei-me conta que o caminhar - e como o tornar interessante - é muito melhor que o lugar de chegar.
Atualmente detenho-me em pequenas coisas, pensamentos, gestos e ações que acredito que sejam quase que um trabalho de formiguinha na ordem da grandeza do mundo.
Acordo muito cedo invarialmente, saúdo o Sol na minha prática de yoga e preparo o café da manhã. Durante a semana não há tempo para produções de gostosuras, mas quando chega sábado e domingo, gosto de caprichar.
Fazer panqueca virou quase que um sinônimo de manhã especial em casa. Nada paga o sorriso com o "obrigada mamãe" que recebo da minha já mocinha desde que essa era pequenina. Um pequeno gesto, um grande prazer e mais um item da bagagem leve que faz a vida a mais interessante das jornadas.
Panqueca de fubá e semolina
(renderam 6 unidades de 8 cm de diâmetro)
Ingredientes
>panqueca
3/4 xícara (chá) de fubá Mimoso (o mais fininho) (*)
1/4 xícara (chá) de semolina - ou farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (chá) de fermento químico - para bolos
1 e 1/4 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
1 ovo grande
(*) caso seja intolerante à gluten, coloque 1 xícara (chá) de fubá e não use os derivados do trigo
>calda de goiabada mole
1 xícara (chá) de goiabada cortada em pedaços pequenos
1 xícara (chá) de água - aproximadamente
Preparo
Em uma tigela, bata o ovo como se fosse fazer um omelete (pode usar um fouet - batedor de arames - ou garfo). Junte o leite e a manteiga derretida, misturando bem. Adicione os ingredientes secos, misturando pouco somente para dar liga.
Aqueça uma frigideira antiaderente com um fiozinho de óleo ou um pouco de manteiga. Usando uma concha, coloque uma porção da massa no centro dessa, com fogo alto. Quando a massa parar de esparramar, abaixe para fogo médio e frite até aparecerem bolhas na superfície da panqueca. Vire o lado com o auxílio de uma espátula. Frite esse lado até dourar. Repita o processo até terminar a massa. Mantenha as panquecas prontas em lugar aquecido.
>calda de goiabada mole
Coloque os pedaços de goiabada e a água em uma panela de fundo grosso. Leve ao fogo alto até ferver, abaixe o fogo e mexa eventualmente para os pedaços se desmancharem. Se necessário, use um farfo para ajudar a amassar a goiabada. Adicione mais água caso a mistura fique muito grossa. Quando estiver com a consistência de geleia, desligue o fogo e aguarde esfriar um pouco para utilizar. Pode guardar em pote com tampa na geladeira.
Sirva sobre as panquecas. Bom apetite!
Gosto muito de panquecas mas raramente faço.
ResponderExcluirEssa com a calda de goiabada deixou -me com água na boca
bjs