Panqueca de café da manhã tem uma conotação de presente na minha casa. É uma maneira de dar um super bom dia para aquele se tornar especial.
Pra mim tem o significado de minha filhota estar em casa (para os que não sabem, ela estuda fora e agora está no período de férias). Para ela - imagino - é o sentimento de que não importa os voos que a vida lhe reserve, sempre dá para pousar no aconchego do lar.
Desde pequenininha ela adora esse tipo de panqueca, a tal fofinha no estilo americano. Na verdade essa receita já apreceu AQUI e achei tão boa que por minha conta já fiz algumas variações, com buttermilk, com creme de arroz e farinha de aveia, de fubá e semolina com calda de goiabada mole, de maçã com canela, de maple e bananas carameladas e até de paçoca. Ufa, haja panqueca!
Essa de hoje apenas acrescentei um toque sutil, algumas raspinhas de casca de limão, mas que fez diferença. Vamos provar?
Panquecas americanas
(rende aproaproximadamente 6 unidades de mais ou menos 10 cm de diâmetro)
Ingredientes
1 xícara (chá) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar refinado
1/2 colher (chá) de sal
1 colher (sobremesa) de raspas da casca de limão
2 colheres (chá) de fermento químico - para bolos
1 ovo grande
1 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de manteiga derretida
Preparo
Em uma tigela junte a farinha de trigo, o açúcar, o sal, as raspas de limão e o fermento. Reserve.
Em uma outra tigelinha, bata o ovo como para um omelete. Junte o leite e a manteiga derretida. Mexa bem. Despeje essa mistura nos outros ingredientes secos e apenas misture até combinar, sem bater. Aguarde uns 3 minutos antes de fritar para ela ficar mais consistente.
Para fritar as panquecas de modo a ficarem bem fofinhas, faça assim: use uma frigideira com um bom antiaderente. Coloque um fio de óleo e deixe aquecer bem. Use uma concha para ter uma medida padrão. Com o fogo alto, despeje a massa no meio da frigideira. Após isso, diminua para fogo médio e tampe a frigideira. Aguarde fazer uma bolhinhas na superfície da panqueca e vire delicadamente com uma espátula para fritar o outro lado.
Coloque cada panqueca pronta em um refratário e mantenha-as dentro do forno aquecido na menor temperatura (para que elas não esfriem). Repita o processo até terminar toda a massa.
Sirva a seguir acompanhada de mel, xarope de bordo (maple) ou a geleia de sua preferência.
Aproveite o final de semana e capriche no seu café da manhã. Bom apetite!
Oi, Sandra!
ResponderExcluirTambém gosto de caprichar no café da manhã, principalmente nos finais de semana... Panqueca americana é uma boa pedida! Gostei da receita!!!
Abraços, Cris