20 janeiro 2014

Semiffredo de chocolate


Semifreddo de chocolate

Quando colocamos algumas metas em perspectiva a serem cumpridas normalmente associamos a essas foco, compromisso, garra e determinação. Pois bem, mas nem todas podem estar ligadas a sacrifício e privações.

Pois querido leitor, ao receber de presente da nossa querida chocolatier e blogueira Simone Izumi o seu delicioso livro, o "Loucuras de Chocolate", também fiz uma promessa a mim mesma de reproduzir todas as receitas desse. Sacrifício? Ha ha, nem pensar!!


De fato já fiz, se não me engano, umas 5 receitas, contanto com essa, entre livro e blog - desculpe minha preguiça de checar, vamos ver agora juntos. Já fiz o Cookie monstro de confeitos, a Geleia de banana e chocolate, Trufa de chocolate e do blog Chocolatria esse maravilhoso Bolo cremoso de chocolate e menta.

Todas essas receitas são irretocáveis, coisa de quem entende mesmo e muito do assunto. E eu, Simone, vou me candidatar a uma de suas Oompa Loompas.

Ah, sobre esse semifreddo? Bem, olhando as fotos, precisa falar algo mais?

Semifreddo de chocolate
Semifreddo de chocolate
(aproximadamente 1,4 kg)

Ingredientes
250 g de chocolate meio amargo picado
4 ovos grandes 
170 g de açúcar
400 g de creme de leite fresco (o de garrafinha com 35% de gordura)


Semifreddo de chocolate

Preparo
Coloque o chocolate em uma tigela e leve para derreter ou em banho maria (lembre-se de não deixar a tigela em contato direto com a água ou cair respingos no chocolate) ou no microondas, programando de 30 e 30 segundos ( a cada sessão mexa com uma espátula até derreter completamente). Reserve.

Bata ligeiramente os ovos como para um omelete. Acrescente o açúcar, mexa até dissolver e leve para cozinhar no banho maria por 4 a 5 minutos (até obter uma coloração opaca). Retire do fogo e bata na batedeira elétrica até essa mistura esfriar. Reserve também.

Em outra tigela bata na batedeira o creme de leite até obter o ponto de picos moles. Adicione a mistura dos ovos e o chocolate derretido. Bata somente até combinar tudo.

Despeje em um recipiente com tampa e leve ao freezer por 4 a 5 horas ou até firmar. Fica muito cremoso.

Nota: a receita sugeria que se misturasse cerejas em calda picadas, chocolate branco e amargo também picados na massa antes de ir ao freezer. Apenas decorei com raspas de chocolate Duo.

4 comentários :

  1. Uma delícia! Adorei esta sugestão! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Querida Sandra,
    Que sugestão DELICIOSA para refrescar um pouco esse CALOR de Sampa!!! AMEI!!! Deu água na boca...
    Beijos, Irene

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!