12 abril 2013

Trufas de Chocolate



Trufas de Chocolate


Das considerações sobre preconceito, (pré)conceito ou ideias previamente concebidas sem razão ou motivo.

Nunca soube de onde havia colocado na minha cabeça que trufas de chocolate eram complicadas de fazer. Apesar de saber que nada mais eram que uma boa e velha ganache passada em calda de chocolate e finalizada com chocolate em pó não me arriscava a fazer. Imaginava que como os macarons, era do tipo de quitute "temperamental", que ia derreter, deformar, dar um trabalho que não compensava, enfim, tinha uma ideia falsa (pré)conceituosa.

Ledo engano dona bruxa, ledo engano! Seguindo os passos de quem entende do assunto - fui lá no blog da querida Simone Izumi, o Chocolatria - fica bem tranquilo. E o resultado compensa, pois nem é um doce tão caro e foi o presente que me dei nessa Páscoa, pois recusei-me a comprar o ovos de chocolate industrializados que a cada ano ficam mais inflacionados.

Gostei tanto da minha experiência que farei mais vezes, com mais variações, sabores, misturas. Registrei o passo a passo para ficar mais ilustrativo todo o processo. 


Trufas de Chocolate



Trufas de Chocolate
(renderam 20 unidades)

receita baseada nessa AQUI

Ingredientes
>trufa
300 g de chocolate em barra (usei 200 g meio amargo e 100 g ao leite)
240 g de creme de leite (usei fresco, mas pode ser de caixinha)
>calda chocolate
250 g de chocolate meio amargo (aproximadamente)
>finalização
chocolate em pó o quanto necessário - usei Callebaut

Trufas de Chocolate

Preparo
>trufa
Coloque em uma tigela o chocolate picado e o creme de leite. Leve ao banho maria, mexendo até derreter. Espere esfriar e leve à geladeira até a massa ficar bem durinha (fiz à noite para modelar no dia seguinte).

Siga o passo a passo das fotos para modelar:

Trufas de Chocolate


>cobertura e temperagem do chocolate
Existem outras formas de temperar o chocolate, nome dado ao processo de após derretido e modelado volte a ficar firme sem derreter com facilidade. 

Esse modo é o que considero mais fácil.

Trufas de Chocolate


Cabe só lembrar algumas regras:
~ nunca deixe cair água no chocolate
~ a tigela onde o chocolate é levado ao banho maria não encosta na água. É o calor do vapor que derrete o chocolate
~ caso opte por derreter no microondas faça a programação de 30 em 30 segundos, verificando sempre para não queimar o chocolate

Trufas de Chocolate


E o mais importante da receita: deliciem-se!!

Trufas de Chocolate






7 comentários :

  1. Eu também sempre achei que fazer trufas fosse algo do outro mundo, Sandra. Até me animei com esse passo a passo simples assim.
    Bj e ótimo fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lylia querida, como é bom desmistificar as coisas na vida né? Fiquei tão orgulhosa e ficaram tão gostosas que farei muito mais vezes.
      Um super beijo e bom fim de semana!

      Excluir
  2. Ficaram lindas eu já comia umas quantas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Pois é Sandra nada difícil, é só ter cuidados com o manuseio do chocolate e beleza. As suas ficaram lindas, não vou levar nenhuma não é que sou tão educada assim é porque estou evitando gordices. ( Blogueira teve que fazer dieta) kkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Ficaram lindas ,impossivel comer apenas uma...eu devoravas todinhas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Sandra, eu também nunca ousei fazer trufas pelo mesmo motivo! Mas, pelo visto, é simples! Fiquei animada agora e com certeza vou tentar! As suas ficaram um espetáculo, parabéns!

    bjs

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!