07 outubro 2013

Pavlova com sorvete de iogurte e calda de caramelo de vinho do Porto

Pavlova com sorvete de iogurte e calda de caramelo


Nem tenho palavras para descrever como essa sobremesa ficou maravilhosa. Pode parecer pretensioso da minha parte e até de certa forma pouco modesto, mas se estou contando e compartilhando minhas experiências com receitas novas - e confesso agora orgulhosa que meu senso de garimpo para as receitas boas está aumentando - acho justo dar a minha impressão honesta sobre ela.


Na realidade o que me chamou atenção nessa receita foi, à princípio, o sorvete de iogurte (esse AQUI). Só que as fotos estavam tão lindas e juro que tinha claras na geladeira que haviam sobrado de outra receita. Pensei, seguindo aquela famosa "Teoria do Jacques" (já que vou fazer o sorvete, faço também a pavlova e a calda).

Bem, e foi o que fiz, porém mudei a calda por minha conta (veja AQUI), preguiça de me deslocar dois (sim, 2!) quarteirões para comprar qualquer tipo de fruta vermelha no hortifruti. Então abri meu oráculo minha geladeira para saber o que o destino havia colocado no meu caminho tinha de frutas que pudesse usar. Além da mexerica, nada mais.

Apelei para a calda de caramelo e lembrei de um vinho do Porto aberto. Pronto, estava tudo conspirando a meu favor.

Além do sabor, claro, o grande trunfo dessa sobremesa é a possibilidade de fazer os componentes com antecedência e montar na hora de servir.

A pavlova, que nada mais é do que um grande suspiro, dá para fazer de véspera (ou até mais). Sorvete idem, assim como as caldas. Fica extremamente fácil e rápido fazer a montagem da sobremesa para aquele jantar caprichado. 

Gostou? Então acompanhe.


Pavlova com sorvete de iogurte e calda de caramelo


Pavlova com sorvete de iogurte e calda de caramelo
Pavlova com sorvete de iogurte e calda de caramelo de vinho do Porto
receita da Pavlova DAQUI

receita da sobremesa inspirada NESSA

Ingredientes
>pavlova
4 claras
1 pitada de sal
250 g de açúcar refinado
2 colheres (chá) de amido de milho
1 colher (chá) de xarope de bordo (maple syrup) -ou 1/2 de essência de baunilha
1 colher (chá) de vinagre branco
>sorvete de iogurte
receita > AQUI <
>calda de caramelo de vinho do Porto e mexericas glaceadas
receitas AQUI <

Pavlova com sorvete de iogurte e calda de caramelo

Preparo
>pavlova
Preaqueça o forno a 180 graus. 
Bata as claras na batedeira elétrica em velocidade média até quase ficarem no ponto de neve (picos formes). Aumente a velocidade e acrescente o açúcar pulverizando. Bata até obter picos firmes, quando você pega um pouco do merengue com uma colher e ele não cai para o lado. Desligue e acrescente o amido, o maple ou baunilha e o vinagre. Bata só mais uns instantes até combinar.

Coloque esse merengue em um saco de confeitar (pode ser sem bico) e desenhe círculos de mais ou menos 8 cm de diâmetro sobre uma folha de papel manteiga (que por sua vez deverá estar forrando uma assadeira). Faça de maneira a deixar a parte central mais funda e as laterais mais altas. Se preferir pode usar uma colher e dar a forma com as costas dela.

Leve para assar por aproximadamente 1 hora e meia. Nota: a temperatura deveria ser de 150 graus, o que a maioria dos fornos domésticos não possuem, então pode deixar a porta entreaberta para o calor sair e compensar. Eu alterno durante o tempo fazendo isso e fechando a porta totalmente. O importante é que o suspiro asse bem lentamente.

Quando estiverem com a superfície seca e firme, desligue o forno. Pode até deixá-los dentro até o forno esfriar totalmente para secar um pouco mais.

Remova cuidadosamente da fôrma, usando uma espátula para desgrudar do fundo. Passado um tempo ele ficará ainda mais firme, podendo ser guardado em pote tampado (mas são frágeis, não empilhe demais).

Pavlova com sorvete de iogurte e calda de caramelo

>montagem da sobremesa
Disponha a pavlova em um prato de sobremesa. Coloque no centro da mesma duas bolas do sorvete de iogurte. Despeje a calda de caramelo de vinho tinto e decore com uma mexerica glaceada e castanha de caju picadas.

Espero que tenham gostado. Bom apetite!

5 comentários :

  1. Esta divina ,de dar agua na boca.,gostei muito mesmo.
    Já tentei duas vezes fazer mas sai-me sempre mal e acaba no lixo.
    Bj

    ResponderExcluir
  2. São, o segredo é forno bem baixo por bastante tempo. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Só vou dizer uma coisar: um espetáculo de sobremesa!!!!!!!!!!! Amei!!!!!!! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Sandrinha,
    criatividade e bom gosto total, arrasou!

    Bjs, ótima semana!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!