10 outubro 2013

Pãezinhos rápidos de queijo (Cheese scones)

Pãezinhos rápidos de queijo

O pão de queijo mineiro é um orgulho nacional, um dos motivos de longing para aqueles brasileiros que já moram fora a algum tempo.

Pois outras culturas também têm as suas versões de pão de queijo. A que trago hoje é a inglesa, os cheese scones. A textura não é aquela puxa puxa. Os scones são aqueles pães feitos com fermento de bolo que também parecem uns biscoitos macios.


A similaridade é que são realmente rápidos de preparar comparando aos nossos e rápido também é o ataque quando esses saem quentinhos do forno. 

De qualquer maneira, abrasileirei a minha receita, a qual veio do excelente livro "Entre panelas e tigelas, a aventura continua" (Cozinhando para Amigos 2), da Heloisa Bacellar. Troquei o queijo cheddar pelo mozarella, que deixou os meus menos amarelinhos que os originais. Uma boa sugestão - que não tinha em casa, infelizmente - é usar o queijo prato, que no quesito cor chegaria próximo ao original.

Resumindo, receita bem prática, quebra-galho e gostosa para acompanhar um lanche, entradinha com algum patê ou como no meu caso, acompanhamento de uma salada bem crocante no meu jantar.

Pãezinhos rápidos de queijo

Pãezinhos rápidos de queijo (Cheese scones)
(renderam 18 unidades)

Ingredientes
1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 e 1/2 colher (chá) de fermento químico - para bolos
3/4 xícara (chá) de queijo mozarella ralado
1/4 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de salsinha picada
50 g de manteiga gelada picada em cubos
1/2 xícara (chá) de creme de leite

Pãezinhos rápidos de queijo

Preparo
Preaqueça o forno a 220 graus. Unte e enfarinhe uma assadeira grande ou 2 pequenas.

Coloque a farinha, o fermento, os queijos, a salsinha e a manteiga em uma tigela. Trabalhe com a posta dos dedos até incorporar os ingredientes como se fosse uma farofa. Acrescente o creme de leite e misture somente até a massa ficar lisa e não grudar nas mãos (se necessário acrescente um pouquinho mais de farinha).

Enfarinhe uma bancada, forme uma bola com a massa e abra até a espessura de 1 cm aproximadamente. Corte os pãezinhos ou em quadradinhos de 4 x 4 cm ou utilize um molde para biscoitos (usei um redondo com 4 cm de diâmetro).

Pãezinhos rápidos de queijo

Disponha esses pãezinhos na assadeira previamente preparada, deixando um espaço entre eles para que cresçam.

Leve para assar até adquirirem uma casquinha crocante e tonalidade dourada.
Sirva a seguir.



2 comentários :

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!