04 outubro 2013

Calda de caramelo de vinho do Porto & Mexericas glaceadas


Calda de caramelo de vinho do Porto

Como finalização da tal sobremesa a qual também faz parte esse sorvete AQUI, preparei uma calda e uma guarnição que complementaram-se muito bem.

Amanhã segue a sobremesa completa, não perca. O sorvete já se bastava como sobremesa única, mas essas caldas dão um "up" no sabor e apresentação.

Vamos lá, são fáceis e também podem ser usadas em sorvetes industrializados, frutas e no que mais sua imaginação mandar.

Calda de caramelo de vinho do Porto

Calda de caramelo de vinho do Porto
(aproximadamente 150 ml de calda pronta)

Ingredientes
3/4 xícara (chá) de açúcar refinado
1/2 xícara (chá) de vinho do Porto
50 ml de creme de leite

Preparo
Em uma panela de fundo grosso coloque o açúcar e o vinho. Misture até dissolver. Leve ao fogo médio SEM MEXER até ficar em ponto de caramelo. Apague o fogo e junte o creme de leite, misturando até combinar. 

Mexericas glaceadas

Mexericas glaceadas
Ingredientes
1 mexerica (usei Verona)
3 colheres (sopa) de açúcar cristalizado - usei demerara
50 ml de vinho do Porto (ou água)

Mexericas glaceadas

Preparo
Descasque a mexerica e separe em gomos, tirando todos os fiapos brancos e caroços, se tiver (que dão o gosto amargo). Coloque junto com o açúcar em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver junte o vinho e aguarde cozinhar até amolecerem e adquirirem uma tonalidade brilhante e a calda estiver reduzida.

Não perca amanhã o final da sobremesa amanhã.


Um comentário :

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!