11 janeiro 2013

Sorvete cremoso de limão (sem sorveteira)

Sorvete cremoso de limão


Sabe aquele ditado bem conhecido aqui no Brasil "quem não arrisca não petisca"? É bem o resumo dessa receita de hoje.


Vou explicar: desde que testei e aprovei a receita do > sorvete de leite condensado < que venho, digamos assim, brincando com esse preparo básico pois a sua maneira de execução é perfeita para quem como eu não possui sorveteira para obter um sorvete cremoso. E os resultados são sempre excelentes. Vide os sorvetes de > doce de leite < e o de > chocolate <

Esse aqui ficou com gostinho do recheio da > torta de limão <, só que geladinho. Uma delícia mesmo!

Quer aproveitar o verão e provar?


Sorvete cremoso de limão

Sorvete cremoso de limão
(rendimento de aproximadamente 1 litro)

Ingredientes
400 ml de creme de leite fresco (35% de gordura)
1 lata de leite condensado GELADA
120 ml de suco de limão - usei galego
raspas da casca de 2 limões - opcional

Sorvete cremoso de limão

Preparo
Misture o leite condensado previamente gelado ao suco de limão. Retorne à geladeira.
Usando a batedeira elétrica bata o creme de leite até o ponto de picos firmes (chantilly). Adicione aos poucos e sem parar de bater o leite condensado com o suco de limão. Acrescente as raspas. Mexa somente até homogeneizar.

Coloque em um pote, cubra com filme plástico por toda a superfície (para não formarem cristais de gelo), tampe e leve ao freezer até solidificar ( por umas 8 horas ou da noite para o dia).

Sorvete cremoso de limão


De novo lembre-se que esse é um sorvete artesanal, sem conservantes e que derrete mais facilmente que os industrializados, portanto só retire do freezer bem na hora de ser servido.

Aproveite!


13 comentários :

  1. Que legal este sorvete, Sandra! Fiquei com vontade de experimentar. Com sabor de torta de limão! Hum! Deve ter ficado tudo de bom. Adorei a dica. bj.

    ResponderExcluir
  2. Delícia Sandrinha e com este calor não tem nada melhor.
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Vou arriscar também, parece ótimo, e sem precisar de sorveteira fica ainda melhor, acho que vou testar todos os sabores!!!

    ResponderExcluir
  4. Sandra...ótimaaa dica, ainda mais pq amo tudo q eh de limão..bjinhos... www.bomdemesagarfoeboca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Por aqui está frio, mas mesmo assim ficaria muito tentada a experimentar

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Ai que delícia! Eu sempre uso os mesmos ingredientes pra fazer aquela mousse simplezinha, e nunca pensei em fazer isso! Da próxima vez, será sorvete e não mousse! :D
    Beijao!

    ResponderExcluir
  7. Sou louca por sorvete de limão! Vou fazer esse final de semana certo, porque segunda começo um "regime detox" para chegar bela em SP na outra semana, hehehe Ta chegando a hora!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Limão, tudo que tenha limão eu adoro, é tudo bem vindo, ficou perfeito :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Ola, esta com uma cara otima, quero testar esse sortete seu!
    Só uma duvida, será que poderia substituir o creme de leite fresco por da caixinha ou lata. Senão encontrar o fresco... bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Natalia tudo bem?
      Olha, na verdade não posso te garantir porque não testei. O creme de leite fresco tem 35% de gordura e os de caixinha entre 20 e 25%. Em algumas receitas dá diferença, por ex essa que você tem que começar alcançando o ponto de chantilly (o que caixinha não chega).
      Porém, sei da dificuldade de achar o creme de leite fresco em algumas cidades. A minha sugestão, se vc fizer com o de caixinha e ao solidificar, voltar para a batedeira, depois tornar a colocar no freezer repetir esse processo até obter a cremosidade. Com o creme de leite fresco não precisa, basta bater uma vez só.
      Cozinha é um laboratório de pesquisas, né? Às vezes a gente tem que tentar para ver se dá certo.

      Espero ter esclarecido e obrigada pela sua visita e comentário. Beijão!

      Excluir
  10. Muito obrigada Sandra... você foi super atenciosa. Vou procurar com calma o fresco, espero encontrar... senão a gente dá esse jeitinho, pois quero muito esse sorvete.. pra mim e pro meu maridão hehehe, (e toda familia,claro) :)

    ResponderExcluir
  11. Oi Sandra,

    Eu fiz o seu sorvete no lugar do creme de leite fresco (na minha cidade não tem) eu usei o chantilly o qual deu super certo. As minhas Tortas e Bolos de sorvete eu uso esta receita.
    Que DEUS lhe cubra de muitas benção para continuar lhe dando muitas inspirações na sua vida.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite, Sandrinha!
    Cheguei correndo pra ver essa receita. Amo sorvete de limão e como você, eu também não tenho sorveteira. Adorei ela bem prática. A receita como todas que você faz, com grande esmero, é sensacional!
    Bjkinhas e um gostosa semaninha.
    Re

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!