14 janeiro 2013

Molho pesto do Caldeirão

Molho Pesto


Molho pesto ou al pesto tradicionalmente é feito com manjericão, azeite, pinoli e sal. Porém existem muitas variações, todas muito apreciadas e largamente difundidas.

No Caldeirão já apareceram algumas versões, uma delas nessa falsa massa, o > Espaguete de palmito pupunha ao pesto de rúcula < e aqui no > Tagliatelle com pesto de espinafre e confit de tomate cereja <

Hoje trago um pesto um bocadinho abrasileirado, uma substituição do pinoli pela > castanha do Pará < , uma semente da qual sou fã e comumente a susbstituo em receitas que levam algum tipo de nut pelo seu valor proteico e sabor especial.


Enfim, esse é um molho versátil, um verdadeiro coringa, não só pela facilidade de tê-lo pronto na geladeira, bastando adicionar à massa recém cozida algumas colheradas dele e só complementando com um bom azeite. Quer ver outras sugestões?  Na batata sauté no lugar da manteiga, ou sobre uma muçarela de búfala e tomates numa bruschetta, ou como um dos ingredientes de um delicioso molho de salada ou até mesmo para emulsificar um risotto, uma ideia parecida que você pode conferir > aqui <. O bom desse molho é que é fácil de fazer em casa e bem mais barato que comprar pronto.

Ah, e para finalizar, ainda essa semana postarei uma outra utilização desse molho. Aguardem.


Molho Pesto

Molho Pesto (versão do Caldeirão)
(aproximadamente 200 g)

Ingredientes
1 xícara (chá) de folhas frescas de manjericão previamente lavadas
3 dentes de alho descascados - opcional
50 g de queijo parmesão ralado
70 g de castanha do Pará
100 ml de azeite extra virgem (aproximadamente)

Molho Pesto


Molho Pesto


Preparo
Coloque o manjericão, o alho, o queijo e as castanhas com um pouco do azeite em um processador ou liquidificador. Bata até obter uma pasta homogêmea (vá acrescentando o azeite aos poucos).

Coloque um um vidro com tampa previamente esterilizado e leve à geladeira.

Nota: prove o molho e acrescente ou modifique alguns dos ingredientes que o seu paladar pedir.


4 comentários :

  1. Adoro pesto San, e assim bem brasileiro com castanha do pará, arrasou. Lindo. Bjocas

    ResponderExcluir
  2. Sandrinha adoro pestos, mas nunca os deixei prontos na geladeira, vou experimentar.
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Sandra, assino embaixo sua recomendação de deixar um pote de pesto sempre à mão. Cozinha uma massa e coloca uma colherada de molho pesto, já tem seu almoço/jantar, e delicioso. Também gosto de variar a castanha, a castanha do pará deve ter dado um sabor muito especial! Gostei do toque! E para dar de presente, um pesto diferente como esse? Sucesso, me candidato (a receber). Beijo!

    ResponderExcluir
  4. quanto tempo dura na geladeira?

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!