04 julho 2016

Bolo cremoso de milho verde

Bolo cremoso de milho verde


Sou da época - agora não me recordo se criança ou um pouquinho mais velha - que os programas de culinária eram muito diferentes dos dias de hoje. Poderia até fazer uma pesquisa no Google (o qual também não existia) para checar datas e fatos, mas prefiro fazer um exercício mais divertido, o de apelar somente para os meus registros de memória.

Bem, lembro-me do "Cozinha maravilhosa da Ofélia", um programa que imagino ter sido o pioneiro aqui no Brasil em apresentar receitas na televisão pela culinarista Ofélia Anunciato. Não era ao vivo, mas talvez pelos poucos recursos aconteciam alguns pequenos acidentes, por exemplo, ao desenformar um bolo ou pudim. Não era raro alguma coisa cair no chão e confesso, gostava mais do programa por esses "deslizes" do que propriamente pelas receitas. 

Outro momento dessa saga foi o programa "Note e Anote" comandado pela Ana Maria Braga e que a cada dia da semana (se não me engano), um culinarista específico fazia sua apresentação. Foi onde a atualmente cult Palmirinha Onofre começou a despontar.

Imagino que outros se sucederam, mas como eu estou aqui por conta das minhas recordações, vou dar um pulo para o programa no Canal GNT o "Mesa pra Dois" e aí sim, já nos moldes do que temos hoje. Era apresentado pelos chefs Alex Atala e Flavia Quaresma. Ele fazia a parte da execução das receitas e a Flavia fazia um trabalho de campo. Para mim foi um marco. Nessa época comecei a assistir com outros olhos esses programas.

Nos dias de hoje a TV cedeu um espaço bem generoso para os programas de culinária. Desde os feitos por profissionais renomados aos reality shows, os programas atendem todos os tipos de público. 

Aliás, o advento da internet abriu mais uma frente enorme no sentido de popularizar ainda mais a gastronomia e as pessoas que compartilham suas receitas - como essa aqui que vos escreve. Os canais do YouTube lançaram pessoas para o estrelato e, de uma maneira bem democrática, todo mundo passou a ter sua vez e sua voz.

Tenho meus programas favoritos (e são muitos!), mas tem um que é bem queridinho. O "Cozinha Prática" da Rita Lobo na minha avaliação é impecável. Já fiz muitas receitas que foram apresentadas nele e todas foram muito bem avaliadas pelo meu eleitorado de casa. Sou tão fã que participei e fui uma das vencedoras de um concurso do site Panelinha, vejam só!

Bem, meus queridos leitores, perdi as contas de quantas vezes já fiz essa receita de hoje. Ela é tão fácil e prática que normalmente a faço durante o preparo da refeição principal e a sobremesa já sai quentinha na sequência. Os ingredientes são muito comuns e não raro o milho está sempre presente na minha geladeira. 

Recomendo que façam e provem quentinha, fumegando. Quem gosta de uma comidinha bem comfort, vai virar fã assim como eu.


Bolo cremoso de milho verde

Bolo cremoso de milho verde


Bolo cremoso de milho verde
(fôrma baixinha refratária com 24 cm de diâmetro)


Ingredientes
2 xícaras( chá) de milho verde cru (debulhado)
1 xícara (chá) de leite
2/3 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga em temperatura ambiente - ponto de pomada
2 ovos
1/4 xícara (chá) de fubá
1 colher (sopa) de fermento químico em pó - para bolos



Bolo cremoso de milho verde

Preparo
Preaqueça o forno a 180 graus Celsius. Unte a fôrma com manteiga e enfarinhe com fubá.

No liquidificador bata o milho com o leite até triturar bem. Junte o açúcar e a manteiga e bata mais um pouquinho. Acrescente os ovos, o fubá e o fermento e bata só até combinar.
Nota: a mistura tem uma consiatência bem líquida, não se assuste.

Despeje na fôrma previamente untada e leve para assar até adquirir uma tonalidade dourada na superfíce e sentir que está firme ao toque. Esse é um bolo cremoso, então o teste do palito não serve.

Polvilhe a superfície com canela em pó, se gostar. Sirva quentinho.

Se quiser pode usar pequenos potes ou ramequins para assar individualmente (como fiz na foto).



7 comentários :

  1. Oii, gosto muito do seu blog e ja fiz algumas receitas.. Queria saber se eu posso fazer com milho verde em lata? ou daria mt errado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessica, tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário. Fico feliz que goste daqui.

      Quanto à sua pergunta, eu já fiz com milho cozido e também deu certo. Apenas tente escolher uma marca de milho que não seja conservado em água salgada. Ao retirar da lata, escorra a água em uma peneira e passe por uma água limpa da torneira. Dá certo sim.

      Abraços

      Excluir
  2. Oi Sandra, adoro suas receitas e a forma como escreve! Há muito acompanho o seu blog, esses dias até falei de vc a um amigo blogueiro, acho que ele também ficou fã do Caldeirão! Rs.
    Eu me lembro vagamente da Cozinha Maravilhosa da Ofélia, hoje tenho alguns livros dela e da Palmirinha, adoro!
    Amo tudo que vai milho, o seu bolo ficou com ótimo aspecto! Obrigada pela partilha!
    Bjs, uma ótima semana pra vc! ❤️❤️

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Sandra, já recebendo suas atualizações estou aqui para lamber a telinha,kkk.
    Uma semana maravilhosa para voce.
    Esta receita é muito usada aqui na Bahia neste período junino(inverno) creio apenas que variam para o nome "Canjica de partir" coisa do Brasil grandão,kkk e também pelo período usam o milho mesmo ralado.
    Lendo sua introdução fiz rápida pesquisa abaixo:

    "Na televisão brasileira, a pioneira foi Ofélia Ramos Anunciato (1924-1998). Aos 20 anos, ela começou a assinar uma coluna chamada “Um docinho para mamãe” no jornal A Tribuna de Santos. No dia 11 de fevereiro de 1958, ela foi convidada para apresentar uma receita de Tender à Califórnia numa atração da TV Santos.

    Creio que a Sileni acima fala de mim, kkkk
    Um abraço e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  4. Hello, Sandra!
    Você lembrou muito bem do programa da saudosa "Cozinha maravilhosa da Ofélia," eu não perdia um programa. O mundo da gastronomia é muito rico, a cada dia é um novo aprendizado, hoje em dia os programas de culinária estão mais evoluídos.
    Eu sou super fã da Rita Lobo, parabéns pelo prêmio!

    Esse bolo de milho está super cremoso, ótima receita!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá Sandra!

    Queria saber se a receita dobrada dá certo e se fica boa naquelas formas tipo bolo inglês. Obrigada pelas receitas gostosas! Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Danielle

      Poderia dobrar a receita, mas é bom manter a fôrma de altura baixa. Essa textura é para ser tipo um bombocado mesmo, não sei se ficaria boa tipo bolo.

      Espero ter ajudado. Abraços

      Excluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!