20 junho 2016

Doce de abóbora "Amor"

Doce de abóbora "Amor"

O Brasil é um país de tanta riqueza e diversidade cultural que acredito nos coloque no ranking dos povos mais festeiros do planeta.

Cada região brasileira tem suas particularidades ao cultuar suas tradições. Não dá para dizer qual festa é mais bonita ou importante em relação à outra. O Carnaval - e todas suas manifestações - é talvez a mais conhecida mundialmente. Porém, tenho a Festa Junina como minha queridinha.

O clima, as roupas, a dança, a decoração, as quermesses, as brincadeiras, as prendas e as comidas típicas - como um todo - são imbatíveis (para mim, pelo menos). É festa para todas as idades, para todas as classes sociais. Festa que dá para fazer de improviso, onde cada um traz um quitute, uma bandeirinha, um adorno. Dá para se caracterizar vestindo uma camisa xadrez ou saia rodada e uma trança no cabelo ou chapéu de palha. A fogueira agrega as pessoas para um papo gostoso além de assar pinhões, batata doce e o que mais vier. Uma canequinha de quentão, exalando o aroma do gengibre e especiarias, garante calor no corpo para enfrentar temperaturas mais baixas. Adoro tudo isso!


Pois esse docinho de hoje lembra Festa Junina e também lembra infância. É do tipo que, com poucos ingredientes simples se transforma como mágica em pequeninos pedaços de prazer e boas recordações. 

Não imaginava o seu modo de fazer até ver a postagem no Instagram da minha querida amiga Marianne Mallemont, autora do blog "Delicious by Mari" e doceira profissional das mais talentosas que conheço. Não deixe de conhecer o seu trabalho e provar suas gostosuras (encomendas por telefone no blog).

O doce é fácil de fazer, só é preciso atentar para alguns pequenos detalhes. Muito mais gostoso que o industrializado, pois o fato de levar limão o deixa com um sabor bem diferenciado. Dá também para presentear fazendo uma bonita embalagem com materiais reciclados e bem coloridos.

E então, vamos lá?



Doce de abóbora "Amor"

Doce de abóbora "Amor"



Doce de abóbora "Amor"
(rendimento aproximado de 40 unidades - usando um cortador de coração de 5 cm na parte mais larga)

receita DAQUI


Ingredientes
1 kg de abóbora sem casca cortada em pedaços pequenos - usei a Paulista, mas pode ser a de pescoço também
1 xícara de água
2 paus de canela em rama
6 cravos da índia (ou a gosto)
1 kg de açúcar cristal (use o branco para não alterar a cor)
suco de 1 limão galego

Preparo


Em uma panela de fundo grosso, coloque a abóbora, a canela, o cravo e a água. Cozinhe até que esteja bem macia (foto 1). Desligue o fogo, retire a canela e o cravo e amasse a abóbora com um garfo. Retorne a abóbora para a mesma panela, acrescente o açúcar e o suco de limão (foto 2). Leve ao fogo alto para reduzir e apurar o doce. Perceba que nesse momento o doce está bem líquido (foto 3). Cozinhe mexendo de vez em quando para não grudar. Passado algum tempo, ele comecará a reduzir de volume e ficar mais consistente (foto 4). No momento que começar a borbulhar muito, reduza o fogo para médio e mexa com mais constância. O ponto deve ser parecido como se fosse para doce de enrolar. Mesmo que dê para ver o fundo da panela, continue mexendo até o doce parecer que vai descolar das laterais, como se fosse uma massa para coxinha e começar a notar que as bordas da panela estão com pontos de cristalização (foto 5). 

Despeje numa fôrma retangular de aproximadamente 35 x 23 cm untada com manteiga e nivele bem com uma espátula (foto 6). Quando começar a esfriar deve criar uma casquinha na superfície - CASO ISSO NÃO OCORRA, VOLTE O DOCE PARA A PANELA E COZINHE POR MAIS ALGUNS MINUTOS EM FOGO MÉDIO E MEXENDO SEMPRE. Utilize um cortador para fazer os docinhos (foto 7). coloque os docinhos já cortados com a parte da casquinha voltada para baixo para criar casquinha do lado que estava em contato com a fôrma (foto 8). Coloque os docinhos em um tabuleiro com papel manteiga e deixe sem tampar para que continuem o processo de cristalização (foto 9).


Doce de abóbora "Amor"

DICAS:
1. Se não tiver balança em casa, compre mais ou menos 1,3 kg de abóbora por conta das cascas e sementes
2. Para facilitar o corte, forre a fôrma que despejar a massa com papel manteiga untado com manteiga ou o papel "Assa + leve". O docinho gruda um pouco no fundo, o papel ajudaria a não ocorrer isso
3. Caso não possua cortador, despeje com o auxílio de uma colher pequenas porções da massa do doce na fôrma untada deixando um espaço entres elas. O docinho ficará um pouco mais rústico, mas também bonito
4. Faça de 1 a 2 dias antes de servir em uma festa, por exemplo. O docinho vai ficando com a casquinha mais firme ao passar do tempo

Espero que tenham gostado. Bom arraiá!

7 comentários :

  1. Sandra sua linda, obrigada pelos elogios!!!!!!! Love You <3

    ResponderExcluir
  2. Adoro doce de abobora, esse em formato de coração esta lindo demais.
    Boa semana

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Sandra que por sinal é Reis que é meu sobrenome.
    Em primeiro lugar desculpas por ter usado a imagem do blog em minha ilustração numa brincadeira com uso de palavras(caderno).Pesquisando no Google vi a figura e a usei.Mas a Sileni Machado(uma amiga de blog que sigo) atenta me informou da delícia de blog que é e vim conferir e confirmar.
    Este doce me leva à infância num cantinho das Minas Gerais e eles tinham este formato de coração.
    Como na Bahia tem muito desta abobora, vamos copiar a receita e testar.

    Valeu um abração com carinho.
    E vamos por ai conhecendo as delicias da gastronomia brasileira.
    Uma bela semana Sandra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toninho, boa tarde

      Bom, antes de mais nada quero dizer que o fato de você ter vindo ao meu blog para conhecê-lo é um prazer.
      Também acho que você usou a minha imagem sem saber que a reprodução não autorizada de material que tem autoria, mesmo que achado na internet, é crime e está previsto em Lei 9. 610/98 que regulamenta os Direitos Autorais.

      Sei que não fez por mal e peço encarecidamente para retirá-la do veiculo onde a usou. Aqui na parte lateral do blog tem 2 textos sobre o Movimento "Plágio Não" que fala justamente sobre isso, de imagens e materiais que os blogueiros produzem e são replicados como que se não tivessem autoria.

      Dá MUITO trabalho fazer um blog de culinária. A imagem que você achou pronto me custou horas para fazê-la. Desde a compra dos ingredientes, a execução da receita, a foto, a edição da mesma, a postagem e a divulgação. São seguramente mais de 30 horas de trabalho. O seu deve ter demorado 30 segundos para usar a minha foto.

      Os mecanismos de pesquisa do Google punem conteúdos copiados. Pelo seu uso, serei "penalizada" com menos exposição quando alguém procuras pelas palavras-chave. Você acha justo? Eu não!

      Faço esse blog há quase 6 anos sem nunca ter burlado a lei de direitos autorais. Já sofri imensamente com isso, tive postagens inteiras "roubadas".

      De novo, por favor, retire a minha foto de onde a colocou.
      Agradeço de antemão

      Excluir
    2. Atendida.
      Mais uma vez desculpe.

      Excluir
  4. Sandra que doce lindo!
    Quando eu crescer quero fazer um curso de fotos com você. Perfeitas!

    ResponderExcluir
  5. Sandra doce lindo - tenho certeza que muito saborosa e amanhã pela manhã já vou dar inicio a esta tarefa acreditando muito - MAS o que muito também me chamou a atenção foi o diálogo entre você e o Toninho.
    Não os conheço - mas afirmo. Eu os AMO.
    Que adorável seria se o mundo assim conversasse - não haveria guerra e terrorismo que nos faz chorar a todos.
    Poderíamos tranquilos com os filhos assistir uma partida de futebol.
    Ensine suas receitas maravilhosas e os dois aproveitem para dar lições de vida.
    Parabéns.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!