05 maio 2014

Pavê de brigadeiro e doce de leite

Pavê de brigadeiro e doce de leite


Outro dia desses estava tentando buscar na memória quais eram as minhas primeiras lembranças relacionadas à comida. Vã tentativa. Sei que as tenho em alguns dos meus "arquivos", mas nem essa pasta consegui encontrar. Um tanto frustrada, tentei forçar um pouco fazendo o seguinte exercício: se fosse fazer um doce para mim mesma sem qualquer interferência de satisfazer a vontade de outros, o que faria?


Imediatamente veio à minha mente a vontade de doce com bolacha maisena, muito mais que qualquer outro. Fiquei por um tempo ainda tentando me certificar se não havia outro que meu desejo tinha deixado esquecido. Nada, novamente aparecia o tal doce.

Comecei a tecer uma teoria de que esse talvez fosse então aquela minha primeira memória afetiva para comida. Queridos leitores, para uma amante de doces é comida sim, por favor não em julguem por isso.

Aí comecei a recordar que minha mãe fazia aquele tal pavê tradicional, com bolacha maisena nas primeiras vezes e não bolacha champanhe, acredito porque agradava mais o nosso paladar de quando ainda éramos crianças.

Lembrei inclusive que quando vim morar aqui em São Paulo, um dos doces que comprávamos, minhas amigas de apartamento e eu, era um vendido em uma espécie de Deli de propriedade de uns senhores espanhóis na rua em que morávamos. Durangas kids que todas nós éramos quando estudantes, esse era um luxo que não podíamos ter com frequência, então se sobrava um dinheirinho para comprar esse doce era motivo de festa.

Quando vi estava fazendo uma colcha de retalhos, juntando pedacinhos de memórias, gostos, sensações e foi nessa toada que cheguei nesse pavê que fiz para nossa sobremesa de Páscoa. Uni duas de minhas paixões, ou melhor, potencializei meu amor por chocolate com a combinação perfeita - para mim pelo menos - com o doce de leite, o tal feito com o leite condensado cozido na própria lata, o melhor de todos, outro dos meus hits da infância.

A receita mais uma vez veio originalmente do livro da querida Simone Izumi, o "Loucuras de Chocolate" com a parte do doce de leite por minha conta.

Doce para amante de doce nenhum botar defeito!

Pavê de brigadeiro e doce de leite


Pavê de brigadeiro e doce de leite

Pavê de brigadeiro e doce de leite
(1 travessa de 20 x 15 cm aproximadamente)

Ingredientes
>para o brigadeiro mole
1 lata (395 g) de leite condensado
250 g de creme de leite - pode ser o de caixinha
2 colheres (sopa) de chocolate em pó - não use achocolatado
>para o doce de leite
1 lata (395 g) de leite condensado cozido (*)
50 g de creme de leite - pode ser o de caixinha
>para a montagem
200 g de bolacha maisena
leite o quanto necessite para molhar as bolachas
200 g de chocolate meio amargo em lascas para decorar

(*) Para cozinhar o leite condensado: coloque a lata (sem rótulos de papel, se tiver) em uma panela de pressão, cobrindo com água até ultrapassar 2 dedos de sua altura. Leve ao fogo e quando começar a chiar conte 30 minutos, desligue o fogo e aguarde a pressão sair naturalmente. Só então remova a lata de dentro da panela e espere que essa esfrie completamente para ser aberta (isso é um procedimento de segurança para evitar que o conteúdo quente espirre na pele ao sair com pressão da lata).


Pavê de brigadeiro e doce de leite

Preparo
Comece cozinhando a lata de leite condensado conforme descrito, podendo inclusive fazer com bastante antecedência.

>para o brigadeiro mole
Coloque todos os ingredientes em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo alto, mexendo sempre. Quando levantar fervura, abaixe o fogo para médio e continue mexendo até obter uma espécie de mingau. Desligue o fogo e aguarde esfriar completamente.

>para o doce de leite
Misture o conteúdo da lata de leite condensado cozido com o creme de leite até obter uma mistura homogênea.

>montagem
Nota: Recomendo ir molhando as bolachas no leite na quantidade suficiente para cada camada para não se desmancharem se ficarem muito encharcadas.

Coloque uma camada de brigadeiro mole na travessa. Cubra com uma camada das bolachas molhadas no leite. Siga com uma camada de doce de leite e nova camada de bolachas. Repita até terminar com uma camada de brigadeiro mole. Finalize com as raspas de chocolate. Leve à geladeira por no mínimo 1 hora antes de servir.

Gostaram? Bom apetite!

5 comentários :

  1. Lógico que vim correndo ver essa belezura! Ou seria tortura?
    A execução e as fotos estão um primor, Sandra! (as always!)
    Acredita que euzinha nunca fiz pavê? Só comi, mas fazer... neca de pitibiribas! rsrs
    E esse está na minha lista. Agora com o seu aval, mais ainda! Testar é preciso, urgentemente! Saindo da minha desintoxicação de chocolate (vulga gula exagerada e comilança sem freio), testarei. Ah se testarei!!!!
    Babei nas fotos!!!!!!!!!!!! Demais!!!!

    Bjão

    ResponderExcluir
  2. Esta uma verdadeira delicia ,estou aqui a babar..............
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Tãooo doceeeeeeeee...!!! Deve ser uma maravilha!! Estou a babar. Chocolate, doce de leite e bolacha? Vou ter mesmo de provar :)

    ResponderExcluir
  4. Já conhecia essa receita, mas nunca tinha feito.
    Vim buscar aqui no site para fazer para a Pascoa!...
    vai ser um sucesso, não tenho duvidas.
    Obrigada!
    Beijo da bruxinha

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!