Tem momentos na vida que gostaríamos de poder fazer mais por quem amamos. Mas ninguém pode "brincar de Deus" ou mudar os fatos da vida, o destino de cada um. Resta pouco a ser feito então, quase nada.
Quando criei esse blog me propus a compartilhar as minhas receitas de vida e também o momento e o contexto em que elas são executadas.
Esse sobremesa foi feita com mais amor do que o habitual, com o maior carinho possível para uma pessoa que tenho como a um irmão e está passando por um momento muito difícil. Essa foi minha tentativa de levar um pouco daquela sensação do conforto da memória afetiva que esse pavê, feito também pela sua mãe poderia lhe causar. É pouco, eu sei...
Pavê tradicional
(pirex 28 x 16 cm)
Ingredientes
~1o. creme
1 lata de leite condensado
1 lata de leite (a mesma medida)
3 gemas passadas na peneira
1 colher (sobremesa) de amido de milho
~recheio e calda
~recheio e calda
bolachas tipo Champanhe sem açúcar (quantas forem necessárias)
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sobremesa) rasa de amido de milho
~2o. creme
3 claras batidas em neve
3 colheres (sopa) de açúcar
1 embalagem (200g) de creme de leite
Preparo
~1o. creme
Disssolva o amido de milho em um pouco do leite (para não empelotar). Coloque todos os ingredientes em uma panela, leve ao fogo até engrossar, dar o ponto de um mingau. Reserve.
~ calda
Leve todos os ingredientes ao fogo até ferver (não esqueça de também dissolver o amido de milho em um pouco do leite antes de levar ao fogo).
~2o. creme
Misture delicadamente o açúcar e o creme de leite às claras batidas em neve.
Montagem
Despeje o 1o. creme em um pirex. Cubra totalmente com uma camada de bolachas, uma ao lado da outra. Despeje a calda quente sobre elas. Cubra com o 2o. creme. Leve à geladeira até ficar bem geladinho.
Dicas:
1) Se quiser pode levar ao freezer coberto com papel alúminio para não criar cristais de gelo. Aí você vai obter uma sobremesa mais parecida com uma Cassata de sorvete.
2) A montagem também pode ser feita em taçinhas individuais, como nas fotos.
Se ainda não conhece, faça para experimentar. Ou então faça novamente e torne a sentir esse gostinho de infância. Bom apetite!
Que aspecto delicioso, e bem simples de se fazer, como se quer!
ResponderExcluirSimpes de realizar e cheio de cores, ficou muito apetitoso e bonito, parabens!
ResponderExcluirbeijinhos
Sandrinha adorei essa sobremesa, me deu vontade de levar uma taçinha só para mim :)
ResponderExcluirBeijinho
Receitinha de mãe. E com autoridade eu digo que é minha receitinha. Mas o que têm as receitas de mãe de tão especial? Sendo elas todas,simples, práticas,no entanto é delas que os filhos lembram quando precisam de aconchego, carinho. O que essas receitinhas tem de diferente, você minha linda, definiu muito bem neste post - amor e carinho. Transmita o meu carinho especial ao seu amigo.
ResponderExcluirBjs
Pavê tem sempre gostinho de infância! E adoro fazer assim em taças individuais, ficam lindos :)
ResponderExcluirOi Sandrinha,
ResponderExcluirEsse pavê realmente remete à infancia, tudo de bom né... com certeza ele trouxe conforto para seu amigo!
Amiga, to só na correria, me mudo nessa sexta... ebaaaa!
Bjooo
Oi querida, que deliciosa forma de levar amor! Tenho certeza que seu irmão sentiu todo o carinho que estava contido nesse gesto tão lindo!
ResponderExcluirDesejo que essa fase dele passe e que coisas melhores venham para a vida de todos vocês!
Grande beijo!
Olá,
ResponderExcluirQuantos sentimentos diferentes as pessoas conseguem transmitir por intermédio de uma palavra, um gesto, uma foto, um prato, um detalhe...
Ternura, foi o que percebi.
San querida que lindo gesto e carinho imcomparáveis que vc está oferecendo ao seu cunhado, que vc consiga através desse pavê transmitir todas as energias boas, positivas e todo o conforto que sei, se pudesse faria o melhor e o possível. Tenho certeza que ele vai adorar, e aliviar um pouco seu coração. Lindo pavê, e certamente delicioso.
ResponderExcluirSandrinha,ficou muito lindo o seu pavê e mais lindo ainda o seu gesto de carinho.O carinho e conforto pode vir de várias formas,um docê que lembra mãe é muito reconfortante.
ResponderExcluirÓtima tarde querida.
Bjs
Ivani
Sandra, querida. Esse sentimento de impotência é horrível, mesmo. Um gesto desses de amor, pode não resolver o problema, mas com certeza ajuda a aliviar a dor.
ResponderExcluirbeijos