06 maio 2014

Risoto Alla Margherita


Risoto Alla Margherita

Acredito que, como em qualquer outra atividade, o processo de cozinhar passa por algumas fases. De início, há o receio de não saber fazer um prato ou achar que seu resultado não ficou à contento, apesar da receita ter sido seguida à risca. Algum tempo mais tarde, entre erros e acertos, já é possível termos um certo discernimento apenas ao olhar a descrição de uma receita. Nosso radar para o que pode ou não dar certo (ou o que somos ou não aptos a fazer com certa facilidade ou desenvoltura) começa a funcionar e nossa autoconfiança aumenta. Passado mais tempo ainda, já começamos a arriscar algumas interferências, ou adaptações, ou releituras e percebemos que também é possível fazer alterações em uma determinada receita que ela também funciona. 


Nessa etapa  pode-se dizer que você pode começar também a cozinhar sem uma receita específica. Veja, não estou falando em criar, pois esse é um assunto muito delicado no ramo da Gastronomia. Aos grandes chefs acredito que o conceito de criação possa ser aplicado. Porém, para pessoas que cozinham fica complicado falar em criação - não impossível evidentemente - porque criar  misturando seja lá qual for a proporção de farinha, açúcar, ovos, leite, manteiga e fermento no fim das contas resultará em um bolo por mais inédito ou criativo que esse possa se apresentar.

Então, ainda nessa fase que nos sentimos mais encorajados a fazer pratos também "com o que tem em casa" é óbvio que existe uma técnica ou um processo que está por trás disso. Não estaremos reinventando a roda, apenas adaptando ou ao nosso gosto ou à nossa conveniência o que já existe.

Risoto, massa, cuscuz, salada, sopa são alguns dos itens que a inventividade das combinações é infinita. São as nossa expressões de liberdade criativa (dentro dos parâmetros que já citei, não me interpretem mal). Dá para fazer de muitos jeitos e resultados bem surpreendentes algumas vezes.

Como vocês podem acompanhar aqui no Caldeirão, risoto é um prato que já postei várias vezes pelo simples motivo que faço em casa com frequência. Nem todos vem parar aqui, só os que acho que valem a pena compartilhar. 

O que trago hoje foi um desses casos. Nesse feriadão fiz uma versão de risoto al pesto e queijo brie. Foi aprovadíssimo, tanto que dois dias após repeti o mesmo al pesto, só que agora mudando o complemento para uns tomatinhos confitados, em parte porque repetir totalmente ia perder a graça e em parte porque achei que ficaria melhor que o anterior. Bom, melhor ou não, isso é muito pessoal, ficou bem saboroso, porque a combinação de manjericão e tomate é um clássico. Vamos à receita?


Risoto Alla Margherita

Risoto Alla Margherita
(4 pessoas)

Ingredientes
>risoto
1 e 1/4 xícara (chá) de arroz arbóreo ou carnaroli  (próprios para risoto)
1 cebola branca pequena ralada ou picada bem miúda
1 e 1/2 colher (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de vinho branco seco
1 e 1/2 litro de caldo de legumes (aproximadamente)
sal
1 colher (sopa) de molho pesto - pronto ou caseiro (*)
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
folhas de manjericão fresco para finalizar

(*) receita de pesto caseiro AQUI

>tomates confitados
3/4 xícara (chá) de tomatinhos tipo cereja lavados e secos
2 dentes de alho inteiros e descascados
1 raminho de alecrim fresco (ou tomilho, ou orégano )
1 folha de louro 
1/4 xícara (chá) de azeite
sal


Risoto Alla Margherita

Preparo
>tomates confitados
Coloque o azeite com os tomates, o alho, as ervas e o sal em uma panela pequena e de fundo grosso e leve ao fogo. Quando ferver, abaixe o fogo, tampe e aguarde que os tomates cozinhem mas não se desmanchem. Apague o fogo e reserve.

>risoto
Aqueça o caldo de legumes. Reserve e mantenha quente.

Em uma panela maior e de fundo grosso, leve a manteiga e a cebola picada ao fogo até a cebola ficar transparente (cuidado para não queimar). Acrescente o arroz (esse não é lavado) e refogue por alguns instantes. Mantenha o fogo médio. Acrescente o vinho branco, mexendo até que esse quase seque por completo. Agora vá acrescentando concha por concha do caldo de legumes, mexendo constantemente para soltar o amido e criar cremosidade ao risoto Lembre-se de adicionar a próxima concha de caldo quando a anterior quase tiver secado. Prove e adicione sal ao seu gosto. Faça esse procedimento até que o arroz esteja no ponto de cozimento ao seu gosto. 

Nesse momento, adicione o molho pesto e o queijo parmesão. Mexa até incorporar bem. Apague o fogo e acrescente os tomatinhos confitados com o azeite (descarte as ervas e o alho). Misture, junte as folhinhas de manjericão (guarde algumas para decorar) tampe a panela e aguarde uns 2 minutos. Após isso, sirva imediatamente.

Nota: nesse caso o azeite dos tomatinhos confitados foi utilizado no lugar da manteiga para a emulsão final.

Bom apetite!

2 comentários :

  1. Notei que ficou um caldo no fundo do prato do risoto. É assim ,mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Liliana, tudo bem?
      Bom, vou responder a sua dúvida por partes. No caso da foto mais ampliada, o que você é um pouco de azeite que usei para dar um efeito mais bonito na foto. Mal comparando, é um "batonzinho" ou uma maquiadinha de leve...rsrs Como não é uma foto publicitária e feita por profissional e o azeite escorre muito fácil, deu esse efeito.
      Porém, risoto não é para ser seco não. O princípio dele é que seja cremoso, por isso que deve ser feito e servido imediatamente, do contrário ele seca quando esfria e perde a cremosidade. Qual o ponto de quanto caldo deve ser deixado vai depender do paladar de cada um, assim como o ponto do arroz. Uns gostam mais al dente, outros mais macio. uns gostam mais úmido (meu caso) outros menos,
      Espero ter te ajudado. Obrigada pela visita e por seu comentário. Abraços

      Excluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!