02 maio 2014

Cupcake de Lasanha & dicas ~ Evento Barilla

Evento Barilla

Foi em um espaço super aconchegante, o "Madame Aubergine" - quase uma casinha de vovó - que a Barilla proporcionou, a um pequeno grupo de blogueiros, uma Oficina conduzida pelo simpático chef Paulo Turziani para o lançamento da Lasagna all' Uovo 250g.

Evento Barilla

O tema era criar uma atmosfera que trouxesse nossa memória afetiva à tona, lembranças relacionadas ao aconchego de casa de mãe que tanto são importantes para nossas vidas. Além desse, houve um cuidado em trazer estórias que mostrassem a importância dos bons produtos oriundos de algumas das regiões da Itália como Parma, Toscana e Ligúria.

Como proposta da oficina fizemos, divididas em 3 grupos, a montagem de três tipos de lasanha: uma mais "moderna e conceitual", segundo o chef, feita com Camarões e Pesto de Ervilhas. A tradicional com Ragu à Bolonhesa e a versão "light" e vegetariana de Legumes Grelhados. 

Evento Barilla

Durante o preparo o chef Paulo foi nos dando boas dicas. Vou tentar resumir algumas delas:

1) é possível fazer um pré preparo e congelar a lasanha. Também é possível congelá-la após ter ido ao forno. Importante lembrar que fica um pouco mais seca do que a recém preparada
2) a lasanha deve aguardar uns 10 minutos para ser servida após retirada do forno para que ela assente e não desmorone ao ser cortada
3) quanto mais caldos e molhos mais ela ficará esparramada ao servir. Também a escassez de molho pode comprometer o cozimento da massa. Tem que buscar um meio termo para um bom resultado
4) lasanha é um prato que permite muitas variações. Além dos recheios habituais, mudando, ou melhor, acrescentando ingredientes ao molho bechamel já cria-se resultados diferentes

E ao final ele nos mostrou como fazer Cupcakes de Lasanha, uma ótima sugestão para servir para crianças ou para um coquetel. Não irei passar a receita com quantidades, mas sim o modo de montagem pois essa lasanha, assim como as outras, também pode ser feita com os mais variados recheios. Só uma dica. Essa em especial, como já será feita com a massa pré cozida, não deve ter um molho muito ralo, do contrário pode deixar a base mole inviabilizando comer como um cupcake.


Evento Barilla

Cupcakes de Lasanha
(modo de preparo)

Faça de 5 em 5 unidades para trabalhar as folhas sem que essas amoleçam demais. 
Cozinhe as folhas por 2 a 3 minutos. Após esse tempo, transfira para uma forma com água fria para passar o cozimento. Retire a folha escorrendo bem. Corte cada retângulo em 2 quadrados.

Unte forminhas próprias para cupcakes com manteiga ou margarina. Coloque esse quadrado de massa dentro da forminha, deixando as pontas para fora. Com a outra parte, use um cortador redondo do tamanho da base da forminha para fazer a camada de massa da mini lasanha. Se não tiver cortador, utilize um copo e recorte com uma faca.

Depois de ter colocado a massa quadrada na forminha, coloque uma camada de recheio, depois a massa redonda e recheio novamente. Finalize com queijo parmesão ralado. Leve ao forno preaquecido a 200 graus até notar que as pontinhas da massa estão firmes e douradas. Retire da forminha, decore com uma folhinha de manjericão e aguarde uns 10 minutos para servir.

Nota: esses cupcakes também podem ser feitos de véspera e aquecidos um pouco antes de servir.

E seguem fotos desse evento tão divertido e gostoso. Meus agradecimentos à toda Equipe da Barilla pelo convite.

Evento Barilla
Degustações: Figos com aceto balsâmico e Parmesão com mel


Evento Barilla
De cima para baixo as lasanhas prontas: de Vegetais Grelhados, de Camarões e Pesto de Ervilhas e Ragu à Bolonhesa


Evento Barilla
Sobremesa: Sorvete de Baunilha e Salada de Frutas



Evento Barilla
A lasanha de Vegetais Grelhados e nossa equipe (da esquerda para direita) : Maria Capai, do "Diga Maria", eu, Sandra Reis, Fabi Mello, do "Monta Encanta e o chef Paulo Turziani



Evento Barilla
Cesta de presentes que recebemos no final. Um capricho só!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!