13 dezembro 2013

Biscoitos Gingerbread


Biscoitos Gingerbread


Cada um tem uma tradição, um hábito ou até mesmo, no meu caso, um bom pretexto para as festas de fim de ano. Montar a árvore e decorar a casa pode até ser uma opção, mas fazer biscoitinhos em casa é sagrado!

Os meus costumeiros para essa época são esses AQUI, mas já fazia um tempo queria experimentar os gingerbreads. O molde do bonequinho foi comprado já nem lembro quando, mas como esses biscoitos são próprios das festas natalinas, esperei até agora e me apaixonei por eles.


Pesquisei várias receitas. Algumas possuem proporções e variações nos seus ingredientes. A que acabei optando por fazer é ótima, porém fiz algumas alterações. Curioso que, conversei com outra blogueira que no mesmo fim de semana que eu fez essa mesma receita e também acabou por fazer as mesmas alterações na proporção e modo de execução. 

Então hoje trago a receita já adaptada. A decoração foi feita pela minha filha, que tem uma mão ótima para desenho, mas o método que usamos não permitiu uma maior perfeição no traço. Apenas coloquei o glacê real no saco de confeitar e cortei a sua ponta, que fica muito maleável para desenhar. Ideal é usar um bico bem fino de confeitar, ou então fazer um canudo com papel manteiga e também cortar a ponta.

Enfim, ainda esse ano farei nova leva com certeza e aí capricharemos na decoração. O sabor é mesmo fantástico e o aroma pela casa já vai criando uma atmosfera de festa.

Recomendo esses biscoitos para fazer com ou para crianças. As minhas melhores lembranças de Natal são esses momentos passados em família aprontando os quitutes para a Ceia. Como uma frase que li por aí, "as melhores coisas do mundo não são coisas".



Biscoitos Gingerbread

Biscoitos Gingerbread


Biscoitos Gingerbread
(renderam por volta de 40 unidades)

receita adaptada DAQUI

Ingredientes
>biscoitos
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
2 colheres (chá) de gengibre em pó
2 colheres (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de cravo da Índia em pó
1 colher (chá) de noz moscada em pó - usei ralada na hora
1/2 colher (chá) de pimenta do reino - usei moída na hora - (opcional, mas importante)
1/2 colher (chá) de sal
100 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/2 xícara (chá) de açúcar - pode ser branco ou mascavo
1 ovo
1/4 xícara (chá) de mel
1/2 xícara (chá) de melado de cana
>glacê real para decorar
1 clara de ovo
150 g de açúcar de confeiteiro peneirado
corante comestível para decorar (de preferência em gel pois a cor fixa melhor)

Biscoitos Gingerbread

Preparo
Coloque em uma vasilha todos os ingredientes secos ( a farinha, o bicarbonato, o gengibre, canela, cravo, noz moscada, pimenta do reino e o sal). Misture e reserve.
Usando uma batedeira elétrica, bata em velocidade média a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo. Acrescente o ovo e sem parar de bater, o mel e o melado. Diminua para velocidade baixa e vá acrescentando os ingredientes secos aos poucos, polvilhando enquanto bate. Quanto terminar de adicionar bata somente até a mistura estar homogênea.

Divida a massa (que estará mole, é assim mesmo) e coloque cada porção sobre um pedaço de filme plástico. Embrulhe e leve à geladeira por no mínimo 3 horas ou até a massa estiver mais firme.

Enfarinhe levemente uma bancada e abra a massa com um rolo próprio na espessura de meio centímetro. Corte com os moldes próprios e transfira-os cuidadosamente para as assadeiras forradas com papel manteiga (uso um tipo chamado "Assa + Leve"). Deixe um espaço entre eles. Leve esses biscoitos na assadeira por 15 minutos ao freezer.

Leve para assar em forno preaquecido a 180 graus até ficarem firmes e adquirirem uma tonalidade levemente dourada. Transfira da assadeira para uma gradinha e deixe-os esfriando totalmente antes de decorar.

Biscoitos Gingerbread

NOTAS: 
1) Como a temperatura no dia que fiz os biscoitos estava muito alta, deixei a massa embrulhada no freezer por meia hora antes de modelar.
2) Se a cada modelagem a massa ficar grudenta, torne a embrulhá-la e deixe no freezer por alguns minutos até firmar novamente. Se necessário faça pacotinhos com partes da massa, pois assim facilita e apressa o endurecimento.

>glacê real
Usando a batedeira elétrica bata a clara com o açúcar em velocidade média até começar a espessar. Aumente a velocidade para alta e bata mais uns 10 minutos.
Para usar o corante basta dividir esse glacê e ir adicionando a cor até conseguir a tonalidade desejada, misturando à mão.
A quantidade desse glacê deu para decorar esses biscoitos e ainda sobrou bastante.

Depois que decorar deixe o glacê secar e endurecer totalmente antes de embalar ou guardar os biscoitos em pote com tampa. 



5 comentários :

  1. Mas que fofinhos estão esses biscoitos, com um ar tão natalício!

    ResponderExcluir
  2. Aqui na minhca cidadae não tem gengibre em pó, só aquele de farmácia.
    Mas se eu achar na cidade perto vou comprar e fazer essa delícia.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!