12 dezembro 2013

Bûche de Noel ~ Oficina Fleischmann "Os doces do Natal"

Oficina Fleischmann Natal

Fui convidada a participar de mais uma oficina da Fleischmann, dessa vez com o tema de receitas do Natal tradicionais de várias partes do mundo.

Se eu contar que em 2 horas fizemos muitas receitas e todas com resultado final de que parecia que foi gasto um tempo enorme na cozinha vocês iriam acreditar? Pois é a mais pura verdade. 

O propósito da Oficina promovida foi demonstrar como os produtos da linha encontrados o ano todo nos supermercados podem servir como base para o preparo dessas receitas tradicionais como um atalho na execução.

Confesso que até eu, que gosto de passar horas na cozinha me rendi à essa praticidade. Os blogueiros participantes foram divididos em 3 equipes para executar as seguintes receitas: Biscoitinhos Modelados, Cookies, Strufolli, Bûche de Noel (Tronco de Natal), Bolo de Natal Inglês, Lampreia de Ovos e Reiskrem (Pudim de Arroz).


Oficina Fleischmann Natal

Hoje mostro um pouco do evento propriamente dito, o capricho com que foi montada uma mesa típica natalina, algumas fotos da demonstração do preparo e trago a receita do Bûche de Noel com dicas e um truque que vai surpreender a todos.

Agradeço mais uma vez à Fleischmann e toda a equipe pela tarde deliciosa que nos proporcionaram desejando também Boas Festas à todos!


Bûche de Noel

Bûche de Noel (Tronco de Natal)
(rendimento 2 troncos)
Ingredientes
>massa
1 embalagem de Mistura para Pão de Ló Fleischmann (450 g)
5 ovos (300 g)
1/2 xícara (chá) de leite (100 ml)
1 colher (chá) de canela em pó (2 g)
>ganache
500 g de chocolate meio amargo picado
1 e 1/2 xícara (chá) de creme de leite (300 ml)
2 colheres (sopa) de rum
1 e 1/2 xícara (chá) de nozes trituradas (165 g)
>montagem e decoração
1 pote de geleia de framboesa (320 g)
frutas vermelhas (cereja, framboesa, morango, mirtilo e groselha)
marzipan
chocolate em Pó

Oficina Fleischmann Natal

Preparo
>massa 
Em uma vasilha misture todos os ingredientes e bata na batedeira ou à mão por 5 minutos ou até obter uma textura homogênea. Forre 2 assadeiras para rocambole (19 x 38 cm) com folhas de papel toalha (sim, papel toalha!) e despeje a massa sobre elas. Com a ajuda de uma espátula, espalhe a massa para nivelar. Finalize colocando mais uma camada de papel toalha e apertando levemente a superfície para que fique em contato com a massa.

Leve para assar em forno preaquecido 180 graus por cerca de 10 minutos ou até que, ao espetar um palito na massa, ele saia limpo e seco. Assim que sair do forno, retire todos os papeis toalhas do pão de ló ainda quente,  puxando com cuidado com as pontas dos dedos. Espere amornar

>ganache 
Em uma vasilha refratária misture o chocolate e o creme de leite e leve ao micro-ondas em potência média (50%) por 3 minutos, misturando a cada 30 segundos até que o chocolate derreta por completo. Junte o rum e mexa até ficar homogêneo. Divida o creme em 2 partes. Misture as nozes em uma delas para o recheio e reserve o restante para a decoração.

>montagem do tronco
Abra uma tira de plástico filme na bancada, disponha uma das massas de pão
de ló sobre ela e um plástico por cima, passe um rolo para compactar levemente a superfície e descarte o plástico de cima.
Sobre a massa compactada passe uma camada fina de geleia e, sobre a geleia, espalhe uma camada da ganache com nozes.
Levante a massa com a ajuda do filme plástico que estava sobre a bancada, e vá empurrando a massa para enrolar como um rocambole. Embrulhe com o filme plástico, torça bem as extremidades para manter o formato e leve para a geladeira para firmar, por cerca de 10 minutos.

Repita o processo com a massa restante.
Desembrulhe os rocamboles, disponha-os em uma travessa de serviço e cubra com a ganache reservada. Espalhe com a ajuda de uma espátula ou o fundo de uma colher. Corte cada tronco na diagonal na altura de 1/3, para formar os respectivos galhos. Coloque cada base sobre o prato em que for servir e risque com um garfo formando uma textura de tronco. Posicione cada galho em seu tronco e decore com o garfo da mesma forma, para que fique com textura amadeirada. Coloque na geladeira para firmar por 10 minutos.

Decore cada tronco com as frutas vermelhas e com o marzipan, modele cogumelos.

Com uma peneira fina polvilhe o chocolate em pó sobre a superfície. Sirva gelado.

Variações:
• Substitua o rum da ganache pela mesma quantidade de café passado ou licor de laranja.
• No lugar das nozes, utilize amêndoas ou avelãs.
• Combine outras geleias ácidas para fazer o recheio, como a de laranja, a de damasco
azedo ou a de frutas vermelhas.
Dica:
• No lugar do papel toalha, você pode utilizar papel manteiga. O papel toalha agrega
praticidade, pois é só destacá-lo do rolo para forrar a forma. Para este uso, escolha
um papel de boa procedência, resistente e sem decorações coloridas.

Técnica:
• Forrar e sobrepor a massa com papel serve para não formar casquinhas dourada na massa de modo que permaneça flexível para enrolar com mais facilidade.

Oficina Fleischmann Natal






2 comentários :

  1. Que bela aula San, e que linda mesa, gosto muito dessas receitas práticas da Fleichmann, tem dicas valiosas, e são super práticas. Adorei o tronco de Natal, ficou super lindo. Beijocas.

    ResponderExcluir
  2. Imagino como deve ter sido especial este evento. No EG provei algumas delícias da Fleischman e adorei. Realmente combina comigo que gosto das coisas simples assim.
    Bj e ótimo fim de semana,
    Lylia

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!