16 dezembro 2013

Salada de Festa

Salada de Festa

Uma das coisas que procuro fazer no Caldeirão é mostrar que, mesmo usando ingredientes simples, podemos dar uma bossa e uma graça extra a algo corriqueiro ou rotineiro.

Bem, hoje trago uma sugestão que, ok, tirando a castanha de caju - se é que essa poderia ser considerada um luxo de dias festivos - não tem nada além da nossa salada do dia a dia.

Porém, como era dia de receber em casa e uma ocasião muito especial, resolvi deixar a salada com cara de festa. Algo mais ou menos, mal comparando, claro, quando usamos o mesmo vestido básico e só acrescentamos um acessório que "levanta" o visual.


É muito mais uma sugestão que propriamente uma receita, mas a dica é essa, se a ocasião é festiva, opte por montar uma salada, ainda que com os vegetais acessíveis e baratos, que tenha diferença de cores, formas, texturas e incremente com frutas e grãos. 

Muda o visual e claro, incrementa o sabor. Olha só.

Salada de Festa

Salada de Festa
(quantidades a seu critério)

Ingredientes
alface americana
alface roxa
rúcula
tomate cereja
carambola
100 g de castanhas de caju (de preferência sem sal)
2 colheres (sopa) de mel

Salada de Festa

Preparo
Para o preparo e higiene das folhas, lave bem cada uma em água corrente. Depois coloque em um recipiente grande, cubra com água e acrescente de 2 a 3 colheres de vinagre (dependendo da quantidade). Aguarde alguns minutos e remova as folhas desse recipiente, pois assim as impurezas ficam depositadas no fundo. Coloque em um escorredor e passe pela água da torneira. Em seguida coloque as folhas em uma centrifugadora manual e retire toda a água. Se quiser pode guardar em pote tampado ou em sacos plásticos próprios para alimentos, deixando o saco inflado de ar e fechando com um nó. Isso garante praticidade, pois dá para lavar tudo e ir utilizando no dia a dia.

Lave também os tomates e enxugue-os com um pano limpo. Lave e corte a carambola no formato de estrela.

Usando uma frigideira, aqueça as castanhas de caju e acrescente o mel. Deixe por alguns instantes até caramelizar. Desligue o fogo e aguarde amornar para usar.

Monte a salada dispondo as folhas equilibrando as cores. Salpique os tomates, decore com as carambolas e as castanhas. 

Sirva a seguir com o molho de sua preferência.


2 comentários :

  1. Está fantástica, bem colorida e apetitosa!

    ResponderExcluir
  2. salada maravilhosa.
    sendo q eu trocaria a carambola pela manga. por ela é muito difícil.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!