23 dezembro 2010

Pasta Frolla - biscoitinhos de Natal

Por falar em lembranças de Natal, fazer esses biscoitinhos já virou uma tradição entre minha filha e eu. São momentos de muita diversão e carinho entre nós.

Você pode fazê-los com moldes natalinos ou utilizar de outros formatos para outras ocasiões, como Páscoa, por exemplo. Podem também ser embalados e oferecidos como presentinhos. É delicado e carinhoso dar algo que você mesma fez. Então, chame a criançada e mãos na massa!!

Pasta Frolla
(rende um montão de biscoitinhos)

Ingredientes:
500 g de farinha de trigo
250 g de manteiga sem sal (não use margarina)
200 g açúcar
5 gemas
raspas de limão ou baunilha (eu ponho os dois)
1 pitada de sal

Preparo

Etapa 1:

Coloque todos os ingredientes numa tijela grande. Vá dissolvendo a manteiga no restante como se fosse fazer uma farofa. Em seguida, despeje sobre uma superfície lisa e vá trabalhando a massa, até ficar uniforme. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por, no mínimo, 1 hora.


Etapa 2

Vá abrindo a massa, utilizando-se de porções menores do que o total (corte esses pedaços com uma faca), em superfície enfarinhada até a espessura de 1/2 centímetro mais ou menos. Corte as bolachinhas com o molde e descole da bancada cuidadosamente. Repita essa operação até terminar com toda a massa.


Etapa 3

Leve os biscoitos para assar em assadeiras untadas e enfarinhadas. Retire do fôrno quando começarem a dourar, deixe esfriar um pouco para removê-los.

Pronto, agora você pode servir com chás (gelado ou quente, dependendo do clima), sucos, cafezinho. Pode também comer os biscoitos com geleias ou doce de leite.

Bom apetite e até 2011!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!