26 julho 2013

Tomates recheados gratinados

Tomates recheados gratinados

"Quero a delícia de poder sentir as coisas mais simples".

Não fosse por tantos outros versos - e motivos - só a autoria dessa frase já teria sido suficiente para colocar o poeta Manuel Bandeira entre meus favoritos. Desde a adolescência tenho uma extrema identificação com sua obra.

Simplicidade para mim é um ideal, já me abri aqui algumas vezes falando sobre isso. Coisas simples, pessoas simples, conceitos simples, estética simples e, tema desse blog, comida simples.


Foi lá bem no comecinho, no fundinho do Caldeirão, como costumo brincar, que postei uma receita - que nada mais é que uma sugestão de tão simples que é. Naquele início achava que iria até ofender as pessoas que vinham em busca de boas receitas. Decidi postar porque, bem, aqui é a extensão da minha cozinha e da minha mesa, então, se ficou gostoso, por que não compartilhar? - pensei.

Pois para minha surpresa essa receita, de Tomate Recheado Assado tornou-e uma campeã de acessos ao blog. Como explicar isso?

Passou-se o tempo e resolvi homenagear aquela receita simples e fazer uma outra versão de tomate recheado assado, também fácil e na qual podem ser usados aproveitamentos e restinhos da geladeira, montar o prato, levar ao forno e voilá. Simples!



Tomates recheados gratinados

Tomates recheados gratinados
(para 3 unidades)

Ingredientes
>para os tomates
3 tomates de tamanho de médio para grande, maduros porém firmes
1/2 xícara chá de queijo branco picado em cubos pequenos
1/2 xícara (chá) de queijo Minas Padrão ralado
1 punhado de salsinha picadinha
1 ovo ligeiramente batido
1 colher (sopa) de leite
sal
>para guarnição
1 cebola roxa cortada em pétalas
sal com ervas
azeite extra virgem

Tomates recheados gratinados

Preparo
Preaqueça o forno a 220 graus.

Lave e corte a tampa dos tomates. Cuidadosamente remova as sementes (guarde para aproveitar em um molho). Se necessário, corte o mínimo possível a base para nivelar na fôrma (com cuidado para não furar). Disponha os tomates em um refratário. Reserve.

Misture o ovo batido com o leite, os queijos, a salsinha e uma pitada de sal (vai depender de quão salgado estiverem os queijos utilizados). Com o auxílio de uma colher, coloque essa mistura dentro dos tomates, deixando um pouco abaixo do nível da borda porque vai crescer um pouco ao assar. Coloque as cebolas ao redor dos tomates, salgue e regue com um fio de azeite.

Tomates recheados gratinados

Leve para assar até sentir que o recheio ficou firme. Antes de servir regue com mais um pouco de azeite. Bom apetite!


4 comentários :

  1. Oi Sandra, muitas vezes as melhores descobertas estão na simplicidade.Nunca provei tomates recheados e assados mas fico com vontade sempre que vejo uma receita.Sua receita parece muito saborosa.Adorei.Beijos e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  2. adoro tomates mas nunca os recheei,esses tem um recheio delicioso,eu ia adorar.
    bj

    ResponderExcluir
  3. Minha querida, testei hoje. Perfeitos! Rápidos! Mais fácil impossível. Servidos com saladavde folhas, manga, palmito e castanhas. Acrescentei nozes ao recheio dos tomates. Obrigada! Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!