São Paulo está por esses dias com a sensação térmica de zero graus Celsius. Incrível e inusitado, há 52 anos não fazia um frio desses. Para os padrões do hemisfério Norte isso não é grande coisa, mas temos que lembrar que esse é "um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza" - como bem descreveu o músico Jorge Ben Jor.
Não temos calefação nas nossas residências, não há estrutura para suportar esse frio nos nossos afazeres diários dentro de casa. Só dá vontade, quando é possível evidentemente, de se enrolar em um cobertor e tomar um chá ou chocolate quente.
Então - vou resumir o contexto pois até meus dedos estão duros e congelados ao digitar essa postagem - nem é a preguiça de preparar algo mais elaborado, mas sim a de sair de casa para repor a despensa (só a ideia de me aproximar de uma gôndola refrigerada de um supermercado já me causa arrepios).
Aí, bem, vai naquela toada do improviso e dos resultados que muitas vezes são positivamente surpreendentes, como a sugestão de hoje, que não dá trabalho nenhum e virou uma sobremesa que combina super bem com esses dias que espero de coração que terminem logo.
Maçãs assadas com azeite e mel
Ingredientes (quantidades por maçã)
1 maçã madura
1 colher (sopa) de azeite
2 colheres (sopa) de mel - ou a gosto
1 colher (sopa) de castanhas do Pará picadas - ou outra
canela em pó para polvilhar a gosto
Preparo
Preaqueça o forno a 240 graus.
Lave e corte a maçã em 4 partes. Retire as sementes e corte cada parte no meio (mantenha a casca se gostar).
Prepare um pedaço de papel alumínio, fazendo como se fosse uma barquinha (com a parte brilhante voltada para cima). Coloque as fatias de maçã, regue com o azeite e feche como se fosse um pacote. Coloque em um refratário e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos (dependendo de forno para forno e da quantidade de maçãs por cada pacote).
Retire com cuidado, abra o pacote ainda mantendo o alumínio como se fosse o recipiente de servir, regue com o mel, pulverize a canela em pó e as castanhas.
Sirva ainda quentinho. Bom apetite!
Adoro maça assada!
ResponderExcluirSandra, nota 1000 sua sugestão, senti o cheirinho de maçã quente daqui! Pela previsão, terei oportunidade nos próximos dias para colocar a receita em prática. Ainda bem que tenho maçãs aqui, porque também estou na vibe de hibernar dentro de casa, brrrrrr! Deixo o selinho de praticidade, criatividade, gostosura e delícia invernal para sua receita :) Beijos!
ResponderExcluirRustico e delicioso! Saudável e reconfortante.
ResponderExcluirBeijinhos
Ana
Adoro maça assada e assim no papelote devem ter ficado deliciosas.
ResponderExcluirbjs