18 fevereiro 2013

Torta cremosa e invertida de berinjela (sem massa)


Torta cremosa e invertida de berinjela (sem massa)
Existem livros que são verdadeiras inspirações. O "Cozinhando para amigos", da Heloisa Bacellar é um desses para mim. Aqui no Caldeirão já compartilhei várias receitas dele, e a cada vez que faço alguma consulta acabo marcando uma série delas para testar.

Essa torta de hoje foi um desses casos. Na verdade, o nome dessa receita era "Papeton de berinjela" e estava no marcador das receitas vegetarianas. Pois bem, fiz para o almoço e sobrou para o jantar, onde esquentei normalmente usando microondas (ficou ótimo) e servi com salada acompanhada de umas torradinhas feitas com o pão árabe tipo folha. 

Aí é que me veio uma ideia para sugerir para quem quiser. Como a textura fica cremosa, e lembra o babaganoush, aquela pasta de berinjelas da culinária árabe, sugiro essa torta para um jantar ou festa ou reuniãozinha com amigos acompanhada de tabule (confira essas versões  AQUI e AQUI ), homus (pasta de grão de bico) e outros quitutes da culinária árabe. Inclusive ao invés de utilizar uma fôrma redonda, pode montar naquelas retangulares próprias para bolo inglês e fazer parecer uma terrine, que tal? Fica um charme.

Receitinha fácil e diferente. Modifiquei a forma do preparo da berinjela para ficar mais light (no livro pedia para fritar) e que tenho certeza em nada prejudicou o resultado final. Bom, vamos lá!

Torta cremosa e invertida de berinjela (sem massa)


Torta cremosa e invertida de berinjela (sem massa)
(fôrma com 20 cm de diâmetro)

Ingredientes
4 berinjelas médias
1 cebola branca média picadinha
2 dentes de alho picadinhos
azeite extra virgem
1/4 xícara de creme de leite
2 ovos
1/2 xícara (chá) de pimentão vermelho e amarelo picadinhos
noz moscada ralada na hora
sal
pimenta do reino
salsinha, cebolinha e tomilho - opcional


Torta cremosa e invertida de berinjela (sem massa)



Preparo
Corte duas berinjelas em cubos, coloque-os em um escorredor e salgue-os. Em uma panela, doure a cebola e o alho no azeite. Acrescente os cubos da berinjela e deixe até amolecerem. Tempere com noz moscada e pimenta do reino a gosto. Aguarde esfriar um pouco (foto 1).


Torta cremosa e invertida de berinjela (sem massa)Bata o creme de leite com os ovos e a berinjela refogada no liquidificador ou processador até virar uma pasta. 

Desligue e acrescente os pimentões e as ervas. Reserve.

Corte as outras duas berinjelas em fatias um pouco mais finas que 1 cm. 

Grelhe cada uma delas de ambos os lados (foto 2ou frite-as em frigideira anti-aderente (sem nenhum tipo de gordura) para amolecerem. 

Retire, salgue e regue com um fio de azeite (foto 3) - a receita original pedia para fritar em óleo, mas não é necessário.

Unte a fôrma (base e laterais com um pouco de azeite). Disponha as fatias de berinjela preenchendo todos os espaços (foto 4). 

Despeje a mistura do liquidificador (foto 5) e alise a superfície com uma espátula ou faca (foto 6).

Coloque a fôrma dentro de outra maior, preencha até a metade com água fervente para fazer o banho-maria (foto 7) e leve para assar em forno pré aquecido a 220 graus até ao espetar um palito no meio da torta ele saia seco.

Retire do forno e aguarde uns 5 minutos. Coloque o prato que for servir sobre a fôrma e vire de uma vez para desenformar.

Torta cremosa e invertida de berinjela (sem massa)


Sirva a seguir. Bom apetite!


4 comentários :

  1. Bom dia Sandra.Adoro berinjelas e achei maravilhosa sua sugestão.Ficou linda e parece deliciosa.
    Beijos querida, tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
  2. Que coisa boa! Vou levar a receita comigo, cheira-me que esta semana vai ser testada aqui por casa... :) Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Onde tem receita de berinjela ja venho conferir, e que surpresa ficou linda essa torta invertida, super saudável e sem dúvida ficou uma delicia. Gostei demais San. Beijinhos, ótima semana

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!