13 fevereiro 2012

Tabule de couve flor

As coisas que dão certo acontecem de maneira às vezes sem muito planejamento, seguem uma sequência de etapas ou ideias que parecem fatos aleatórios, mas talvez não seja bem assim. Seriam as mãos do destino?

Nossa, esse post está complicado demais para uma receita simples, como simples foram as escolhas e decisões. Vamos resumir.

Tenho um livro chamado "Dieta Vegetariana de Baixo Carboidrato" já há um tempinho, ganhei-o de uma amiga e até este dia não o havia usado. Estava folheando-o quando encontrei algo como "arroz de couve flor" que achei interessante, e aí que os fatos vão se encadeando, pois sou adepta de experimentar o mesmo ingrediente com várias roupagens. Somado a isso veio a ideia de fazer uma salada substanciosa porém resfrescante, então me veio a ideia de fazer Tabule, pois o hortelã, um de seus ingredientes, dá essa sensação de frescor e leveza mas então, ufa, novo fato, não gosto muito daquela aguaceira que o trigo hidratado solta na salada e, para resumir, o tal "arroz de couve flor", que nada mais é que os buquês da couve flor triturados entrou no lugar do trigo para kibe do tabule.

Pareceu complicado? Então esqueça toda essa história e concentre-se nos "finalmentes", pois essa receita de hoje já virou uma das minhas favoritas. Simplesmente deliciosa!


Tabule de couve flor
(4 pessoas)

Ingredientes
1 couve flor média (somente os buquês)
1 pepino japonês com a casca picado em pedaços pequenos
tomates uva (escolha os menores) - quantidade ao seu critério
1 cebola branca pequena, bem pidadinha
2 punhados de hortelã batidinha
1 punhado de cheiro verde (salsa + cebolinhas) também picadas
sal
suco de 2 limões galegos (ou ao seu gosto)
azeite extra virgem

Preparo
Lave bem os buquês da couve flor e triture-os no processador ou liquidificador, até virarem grãos não muito pequenos. Detalhe: faça aos poucos, pequenas porções por vez.
Coloque em um recipiente e adicione o pepino, a cebola, a hortelã, a salsa e os tomatinhos. Misture e tempere com sal, o suco de limão (coloque aos poucos e vá provando) e o azeite. Leve à geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir.

Pode acompanhar com uma salada de alface ou outras folhas de sua escolha.

Notas:
1. Não descarte o restante da couve flor. Utilize para fazer um suflê, uma sopa creme (quente ou fria) ou essa receita de Clafoutis >>AQUI<<
2. Se não encontrar o tomatinho, substitua-o por tomante comum picado sem a polpa e as sementes. Da mesma maneira não desperdice, utilize-as para fazer um molho de tomates.

Bom apetite!!

8 comentários :

  1. Vc esqueceu de dizer que ficou um colorido bem bacana, o que ajuda a passar a sensação de frescor...adorei!!beijkas

    ResponderExcluir
  2. MINHA QUERIDA,
    ESTA RECEITA ESTÁ PERFEITA PARA COMEÇAR A SEMANA, AS FOTOS ESTÃO DE TIRAR O CHAPÉU, DIGNA DE CAPA DE REVISTA, FICO ENCANTADA COM O SEU CAPRICHO!

    TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA JUNTO A SUA FAMÍLIA!
    BEIJINHOS DA AMIGA,
    ANDRÉA....♥

    ResponderExcluir
  3. Sandrinha simplesmente amei a receita, imagino o frescor e a delícia.
    Vou fazer com toda certeza.
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Tem tudo pra ser deliciosa mesmo! E com esse visual, não tem quem resista! Parabéns pela criação, Sandra!
    bjsssss

    ResponderExcluir
  5. Sandra, adorei... muito original!! Vou ter que testar !
    Bjs
    Lívia

    ResponderExcluir
  6. Sandrinha,que delicia e bem diferente...adorei a receita!
    Bem colorida, ficou nota 10!!
    Ótimo inicio de semana querida.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Sandrinha, deu pra entender direitinho a sua substituição do trigo pela couve flor, e amei essa idéia, achei excelente, ótima,e essa sua ficou além de linda saborosa demais com toda certeza. Super fresquinha com esse calor, é uma ótima sugestão. Adoro suas criatividades na cozinha amiga. Bjos excelente semana

    ResponderExcluir
  8. Sandra
    Achei o maximo a forma como vc tira um ingrediente pq isso e por outro pq aquilo, no final o resultado ficou divino!
    Achei interessante te falar de um concurso com saladas que esta rolando no blog Casos e Coisas da Bonfa, acho que sua salada eh uma excelente concorrente : )
    Bjs
    Paty

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!