Nossa, esse post está complicado demais para uma receita simples, como simples foram as escolhas e decisões. Vamos resumir.
Tenho um livro chamado "Dieta Vegetariana de Baixo Carboidrato" já há um tempinho, ganhei-o de uma amiga e até este dia não o havia usado. Estava folheando-o quando encontrei algo como "arroz de couve flor" que achei interessante, e aí que os fatos vão se encadeando, pois sou adepta de experimentar o mesmo ingrediente com várias roupagens. Somado a isso veio a ideia de fazer uma salada substanciosa porém resfrescante, então me veio a ideia de fazer Tabule, pois o hortelã, um de seus ingredientes, dá essa sensação de frescor e leveza mas então, ufa, novo fato, não gosto muito daquela aguaceira que o trigo hidratado solta na salada e, para resumir, o tal "arroz de couve flor", que nada mais é que os buquês da couve flor triturados entrou no lugar do trigo para kibe do tabule.
Pareceu complicado? Então esqueça toda essa história e concentre-se nos "finalmentes", pois essa receita de hoje já virou uma das minhas favoritas. Simplesmente deliciosa!
Tabule de couve flor
(4 pessoas)
Ingredientes
1 couve flor média (somente os buquês)
1 pepino japonês com a casca picado em pedaços pequenos
tomates uva (escolha os menores) - quantidade ao seu critério
1 cebola branca pequena, bem pidadinha
2 punhados de hortelã batidinha
1 punhado de cheiro verde (salsa + cebolinhas) também picadas
sal
suco de 2 limões galegos (ou ao seu gosto)
azeite extra virgem
Preparo
Lave bem os buquês da couve flor e triture-os no processador ou liquidificador, até virarem grãos não muito pequenos. Detalhe: faça aos poucos, pequenas porções por vez.
Coloque em um recipiente e adicione o pepino, a cebola, a hortelã, a salsa e os tomatinhos. Misture e tempere com sal, o suco de limão (coloque aos poucos e vá provando) e o azeite. Leve à geladeira por pelo menos 1 hora antes de servir.
Pode acompanhar com uma salada de alface ou outras folhas de sua escolha.
Notas:
1. Não descarte o restante da couve flor. Utilize para fazer um suflê, uma sopa creme (quente ou fria) ou essa receita de Clafoutis >>AQUI<<
2. Se não encontrar o tomatinho, substitua-o por tomante comum picado sem a polpa e as sementes. Da mesma maneira não desperdice, utilize-as para fazer um molho de tomates.
Bom apetite!!
Vc esqueceu de dizer que ficou um colorido bem bacana, o que ajuda a passar a sensação de frescor...adorei!!beijkas
ResponderExcluirMINHA QUERIDA,
ResponderExcluirESTA RECEITA ESTÁ PERFEITA PARA COMEÇAR A SEMANA, AS FOTOS ESTÃO DE TIRAR O CHAPÉU, DIGNA DE CAPA DE REVISTA, FICO ENCANTADA COM O SEU CAPRICHO!
TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA JUNTO A SUA FAMÍLIA!
BEIJINHOS DA AMIGA,
ANDRÉA....♥
Sandrinha simplesmente amei a receita, imagino o frescor e a delícia.
ResponderExcluirVou fazer com toda certeza.
bjo
Fê
Tem tudo pra ser deliciosa mesmo! E com esse visual, não tem quem resista! Parabéns pela criação, Sandra!
ResponderExcluirbjsssss
Sandra, adorei... muito original!! Vou ter que testar !
ResponderExcluirBjs
Lívia
Sandrinha,que delicia e bem diferente...adorei a receita!
ResponderExcluirBem colorida, ficou nota 10!!
Ótimo inicio de semana querida.
Bjs
Sandrinha, deu pra entender direitinho a sua substituição do trigo pela couve flor, e amei essa idéia, achei excelente, ótima,e essa sua ficou além de linda saborosa demais com toda certeza. Super fresquinha com esse calor, é uma ótima sugestão. Adoro suas criatividades na cozinha amiga. Bjos excelente semana
ResponderExcluirSandra
ResponderExcluirAchei o maximo a forma como vc tira um ingrediente pq isso e por outro pq aquilo, no final o resultado ficou divino!
Achei interessante te falar de um concurso com saladas que esta rolando no blog Casos e Coisas da Bonfa, acho que sua salada eh uma excelente concorrente : )
Bjs
Paty