19 fevereiro 2013

Tacinhas de creme de chocolate trufado e doce de leite


Tacinhas de creme de chocolate trufado e doce de leite

Posso dizer que a minha trajetória pela blogosfera desde a criação do Caldeirão tem me rendido só coisas boas. A "qualidade" das pessoas que tenho conhecido é notável, desde os meus leitores, que são muito respeitosos e carinhosos, até o convívio e compartilhamento com outros colegas blogueiros, tanto que alguns, de tanta afinidade, se tornaram amigos queridos.

Não daria para enumerar os ganhos nesse sentido. Como já falei em outras ocasiões, venho aqui compartilhar meu prazer de cozinhar e recebo em troca muitas manifestações de carinho e acolhida. Não é exagero não.

Hoje venho dar uma pequena prova disso. Conheci o "Sabor Sonoro", uma unanimidade entre os blogueiros como blog referência e logo fui super bem recebida pelo Marcel e posteriormente pela sua irmã e colaboradora Alice, os talentosos irmãos Gussoni que tive o grande prazer de conhecer pessoalmente no Encontro GourmetPapeamos como se nos conhecêssemos há anos. Super gostoso mesmo!

Bem, o Marcel carinhosamente me presenteou com um calendário super criativo do Sabor Sonoro. O suporte é como uma caixa de CD, em alusão à proposta do blog de postar não só receitas, mas sugestões musicais para acompanhar os pratos. Cada encarte com o mês do ano tem uma foto linda de autoria deles e na parte de trás a receita correspondente.

Essa é a que ilustra o mês de Fevereiro. Deliciosa, parecem mesmo trufas no copinho. Diminui a quantidade da receita original, não que eu não goste demais da conta de chocolate, mas porque, bem, quanto mais tiver...


Tacinhas de creme de chocolate trufado e doce de leite

Tacinhas de creme de chocolate trufado e doce de leite
(renderam 10 potinhos médios)

receita original DAQUI


Ingredientes
>creme de chocolate
340 g (2 barras) de chocolate meio amargo picado grosseiramente
30 g de manteiga sem sal
120 g de creme de leite (se usar o de latinha, descarte o soro)
100 ml de leite
1 colher (sobremesa) de chocolate em pó
1 colher (café) rasa de canela em pó
>creme de doce de leite
150 g de doce de leite - usei leite condensado cozido (*)
150 g de creme de leite (também se usar o de latinha, sem o soro)

(*) para cozinhar a lata de leite condensado no ponto de corte (bem firme): coloque a lata em pé e sem o rótulo (se houver) na panela de pressão. Complete com água até mais ou menos 2 dedos acima da altura da lata. Tampe e leve para cozinhar. Quando a panela pegar pressão, conte 30 minutos. Ao final desse tempo, desligue o fogo, espere toda a pressão sair naturalmente da panela. Remova a tampa, retire a lata e deixe-a esfriar totalmente antes de utilizar.

>para decorar
50 g de amêndoas laminadas tostadas levemente para dar crocância (no forno ou na frigideira anti aderente)

Tacinhas de creme de chocolate trufado e doce de leite

Preparo
>creme de chocolate
Ferva o leite com o chocolate em pó. Junte a canela. Reserve.
Leve ao banho- maria o chocolate, a manteiga e o creme de leite, mexendo de vez em quando com um batedor de arames (fouet). Quando a mistura estiver totalmente derretida, vá acrescentando o leite aos poucos, mexendo até homogeneizar. 
Distribua igualmente por tacinhas e leve à geladeira até firmar (mais ou menos 1 hora).

* Lembre-se que o recipiente que contém chocolate não deve encostar diretamente na água, apenas derreter com o calor do vapor, e também não pode deixar cair respingos de água nele.

>creme de doce de leite
Coloque o doce de leite em uma tigela e mexa com o fouet até virar uma pasta sem  grumos. Acrescente o creme de leite e continue mexendo até ficar com uma textura lisa e uniforme. 
Coloque nas tacinhas sobre o creme de chocolate já firme. Leve novamente à geladeira até a hora de servir.

Decore com as amêndoas. Bom apetite!

Tacinhas de creme de chocolate trufado e doce de leite
E esse é o meu calendário. Adorei!




7 comentários :

  1. Que delícia Sandra, chocolate e doce de leite juntos uma completa perdição rsrs
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa, amei! E é super fácil de fazer. Excelente ideia. :D

    ResponderExcluir
  3. Que tacinhas deliciosas...
    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Sandra!
    Que honra uma receita minha por aqui! Que bom que deu certo também, fico sempre com frio na barriga quando alguém testa o que faço..rs

    Estava conversando esses dias com alguém sobre "ser blogueiro", e acho de verdade que a maior recompensa é isso que você comentou no post: a troca de experiência, o carinho de quem nos lê e a possibilidade de conhecer gente tão bacana e com tantas afinidades.

    A verdade é que a gente já se conhecia há anos, acho que só não sabíamos disso ;)

    Bjo grande!

    Marcel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagina Marcel, já testei algumas receitas do Sabor Sonoro (a do pudim de nozes com creme de ovos repeti nesse Reveillón e o pessoal quase disputou a tapas o último pedaço...rsrs)

      Vocês são todos queridos, sério, de verdade. Bacana encontrar pessoas do bem na nossa caminhada.

      Beijão e obrigada mais uma vez

      Excluir
  5. Ao ver estas imagens deu-me uma enorme vontade de experimentar um pedacinho destas lindas tacinhas, perfeitas!!
    Beijinho

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!