A simplicidade é mesmo cativante. Infelizmente não nos damos conta disso, porque afinal, tudo que parece simples está tão inserido na nossa vida, ou no nosso cotidiano que parece que temos que buscar eventos ultra-super-mega especiais para sermos felizes.
Pare e pense em coisas que fazemos automaticamente e só quando por algum motivo somos suprimidos delas é damos valor: respirar profunda e calmamente, abraçar alguém muito querido, ouvir o barulho do mar enquanto a areia morna massageia nossos pés, assistir ao espetáculo de um pôr do sol, dar risada sem ter motivo, brincar como e com as crianças, acariciar os animais, perceber uma flor que acabou de nascer no canteiro da praça.
Simples também é a receita que trago hoje. Simples, feita com aqueles ingredientes "nada de mais" que comumente temos em nossa despensa. Simples, sem grandes manobras ou dificuldade de execução. Simples, porque o tempo de preparo é quase igual a de passar um cafezinho para receber aquela visita gostosa e inesperada que passou e lembrou da gente.
Simples, mas gostosa e especial. Simples como tudo na vida deveria ser.
Biscoitos amanteigados de fubá e erva doce
(renderam 30 unidades)
receita original DAQUI
Ingredientes
1 xícara (chá) de fubá mimoso (o mais fininho)
1/4 xícara (chá) de farinha de trigo - ou um pouquinho mais se precisar
100 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/2 xícara (chá) de açúcar - usei o demerara orgânico
1 colher (sopa) de erva doce
Preparo
Misture todos os ingredientes com as mãos até obter uma massa homogênea. Se precisar coloque mais um pouquinho (mas bem pouquinho) de farinha de trigo para dar a liga.
Pré aqueça o forno a 200 graus. Unte e enfarinhe as fôrmas ou unte e cubra a base com papel manteiga. Faça bolinhas de 1,5 cm de diâmetro (ou menores), coloque-as na fôrma deixando um espaço entre elas de no mínimo o dobro de seu tamanho (no caso 3 cm). Com um garfo faça marcas na superfície de cada uma, dando uma leve achatada. Leve para assar por mais ou menos 15 minutos ou até a base do biscoito estar levemente dourada. Aguarde amornar para remover e esfriar totalmente para guardar em pote fechado.
Acompanhe o passo a passo das fotos:
Dicas para não errar biscoitos amanteigados:
1) os biscoitos devem ser dispostos para assar sempre com muita distância entre eles para não grudarem uns nos outros pois se esparramam com o calor do forno.
2) nunca aguarde o biscoito amanteigado ficar crocante ao assar. Ele ainda sai mole do forno e só ficará crocante ao esfriar. Se deixar muito tempo no forno eles correrão o risco de ficarem duros demais e até queimarem.
3) não é o caso dessa receita, mas se os biscoitos amanteigados são do tipo cortados com molde convém fazer um disco espesso com a massa, embrulhá-la em filme plástico e deixá-la descansando na geladeira por no mínimo 1 hora antes de moldar para que a manteiga endureça um pouco e não prejudique o formato escolhido.
Nota: o biscoito depois de assado dobrou de largura. Fiz as bolinhas com 1,5 cm e ficaram no final com 3 cm. Fica a dica para quem quiser fazê-los menores para servir acompanhando a xícara de café para dar um charme.
Que maravilha de biscoitos, tão apetitosos!
ResponderExcluirSandrinha eu adoro tudo que leva fubá, vou experimentar estes biscoitos.
ResponderExcluirbjo
hummm...devem ser deliciosos!
ResponderExcluirbeijinhos
Hummmmm....adoro biscoitos...e esses parecem deliciosos!!!
ResponderExcluirAdorooo...
Beijinhos
Sharon
Adooooooro biscoitos e adoooooooor fubá. Essas gostosuras devem ser do céu!!!!
ResponderExcluiros meus esparramaram demais e viraram uns cookies de fuba. menos manteiga?
ResponderExcluirOi Heinar, estranho!
ExcluirBem, eu até coloquei mais um pouquinho nos meus e não esparramaram. Talvez em pouquinho mais de farinha de trigo.
O fato de eu ter usado o açúcar demerara, mais granulado também pode ter deixado mais firme, mas na receita original usava o açúcar comum.
Às vezes a porcentagem de gordura das manteigas interfere, tenho visto comentários do tipo em outros blogs.
Mas gostoso devem ter ficado, espero!
Beijos e obrigada pelo comentário
Bom dia, amiga de vassoura... doce a manhã que me trouxe aqui. Gostou muito de coisas simples, faço algumas artes e nelas eu vejo exatamente isso. Fica sempre lindo, porque é um monte de coisinhas simples que vão se juntando, como a vida e nós deveríamos ser... não fiz ainda seu biscoito, mas vou fazer e será hoje. Tenho umas idéias diferentes para seu formato e um amigo cravo para colocar na massa e se derem certo vou te mandar foto. Mas, suas palavras já adoçaram minha manhã e me transportaram para um mundo encantadoramente simples e aconchegante. Obrigada por dividir de forma tão gostosa e amorosa. Agora estarei aqui... Que seu dia seja simples, simplesmente lindo e colorido!!! Ana Paula
ResponderExcluirQuerida Ana Paula
ExcluirOntem compartilhei esse seu comentário no meu Facebook pessoal, tamanha a alegria em recebê-lo. Você não tem ideia de como fico grata, recompensada e sentindo-me querida com tanto carinho.
Muito obrigada por ter feito meu dia melhor e por ajudar à dar um gás no fogo do Caldeirão. Esse é o alimento menos esperado, confesso, mas o mais celebrado.
Gostaria imensamente se você pudesse me dar o prazer de ver a foto se você tiver feito mesmo o biscoito. Amei as ideias do cravo e do novo formato. Tenho certeza que ficará incrível, pois a mão e o coração bom você já tem. O resto, para cozinhar, é luxo!
Sinta-se sempre em casa e venha sempre que puder ou quiser. Para mim será um prazer.
Beijão
Sandra
Bom dia, reparei que a receita nao vai ovo.
ResponderExcluirOlá Alex, tudo bem?
ExcluirExatamente, na receita não vai ovo. Alguns biscoitos amanteigados não levam ovo mesmo.
Aliás, aproveito para convidá-lo a passar aqui na próxima semana que postarei uma outra receita de biscoitos que também não leva ovo e ficou incrível!
Obrigada pelo seu comentário
Olá Alex, tudo bem?
ExcluirExatamente, na receita não vai ovo. Alguns biscoitos amanteigados não levam ovo mesmo.
Aliás, aproveito para convidá-lo a passar aqui na próxima semana que postarei uma outra receita de biscoitos que também não leva ovo e ficou incrível!
Obrigada pelo seu comentário
Boa tarde
ResponderExcluirEu percebi q não vai fermento ...é isso mesmo?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNao tenho erva doce posso fazer sem erva doce
ResponderExcluirOi Ericka, claro que pode. Abraços
ExcluirQuanto rende essa receita
ResponderExcluirOlá, tudo bem?
ExcluirO rendimento eu havia escrito bem abaixo do título da receita. São 30 unidades, dependendo do tamanho que você fizer.
Minha massa está esfarelando, não sei se devo por mais manteiga ou mais farinha?
ResponderExcluirA mibha também ta esfarelando o q devo fazer
ExcluirMinha massa está esfarelando, não sei se devo por mais manteiga ou mais farinha?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirExperimentei fazer esse biscoitinho de fubá e desde então faço toda semana. Ficaram deliciosos.
ResponderExcluirEstou fazendo agora, a massa esfarelou, coloquei mais manteiga. O total foi de 150gr, dei o ponto com farinha e deixei descansando na geladeira por 1hr.
ResponderExcluirFicou maravilhoso, dá pra fazer sem erva doce, fazer bolinha e pôr um pedaçinho de goiabada, ou fazer bolinhas pequenas e casar depois de assada com goiabada mole. 😋😋 Ficou melhor assando com papel manteiga.
ResponderExcluirFiz, coloquei na forma de cookies e esqueci de por o açúcar kkkk. Mas tomei com café e ficaram gostosos meio farinha mas bom. rs rs
ResponderExcluir