04 dezembro 2012

Sorvete de chocolate super cremoso e sem sorveteira

Sorvete chocolate sem sorveteira


Maravilhoso!

Bastava esse adjetivo para poder convencer meus queridos leitores que esse sorvete é incrível considerando que eu realmente não gosto de sorvete. Minto, não gosto daqueles gordurosos industrializados, mas os especiais e os artesanais sim.


O problema é que para quem não tem sorveteira ou paciência para ficar batendo o sorvete para deixá-lo aerado fica difícil conseguir uma consistência cremosa. Mas aí, bem, quando vi as fotos desses sorvete no delicioso blog "Diga Maria", da nossa querida Maria Capai não tive dúvidas de que era uma receita especial. Fiquei com o sorvete "na cabeça".

A Maria também se baseou em outro site que prometia o sorvete pronto em 12 horas de geladeira. Contou que teve que aguardar 24 horas para obter a textura de sorvete e não mousse. Bem, quando olhei a lista de ingredientes e o modo de preparo lembrei desse sorvete >aqui< que ficou muito cremoso, não precisou bater novamente e em 12 horas estava pronto.

Bingo! O único detalhe diferente da receita dela, além do modo de execução foi a minha substituição do creme de leite de caixinha pelo fresco. Se você em sua cidade tiver dificuldade em achar esse produto, recomendo o modo de execução da receita como ela postou.

Só mais uma coisa para finalizar: faça esse sorvete e não omita nenhum dos ingredientes. Falando sério, é um sorvete super saboroso. Recomendo mesmo!

Sorvete chocolate sem sorveteira


Sorvete de chocolate sem sorveteira
(aproximadamente 1 litro)

receita DAQUI

Ingredientes
200 g de chocolate meio amargo picado grosseiramente
1/4 xícara (chá) de cacau em pó
1 colher (chá) de café solúvel - ou 2 colheres (sopa) de café preparado forte
1 colher (sopa) de mel
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 pitada de sal
1/2 xícara (chá) de leite
1 lata de leite condensado GELADA
400 g de creme de leite fresco - 35% de gordura

Sorvete chocolate sem sorveteira


Preparo
Em uma panela de fundo grosso levar o chocolate, o cacau, o café, o mel, a baunilha, o sal e o leite ao fogo médio apenas para derreter e obter um creme. Reserve.

Bata o creme de leite na batedeira em velocidade alta até o ponto de picos firmes (chantilly). Diminua a velocidade e vá adicionando o leite condensado previamente gelado sem parar de bater. Acrescente o creme de chocolate e bata somente até misturar bem.

Coloque em um pote, recubra a superfície do sorvete com um filme plástico para não formar cristais de gelo, tampe e leve à geladeira por no mínimo 12 horas ou até ficar com a consistência de sorvete.

Nota: por se tratar de um sorvete sem conservantes e estabilizantes ele derrete com mais facilidade que os industrializados.

11 comentários :

  1. Sandroca, que textura é essa!?
    Vai me dizer que você não comprou um pote pra foto, vai?! kkk Brincadeira... ficou INCRÍVEL! Invejosos dirão que é sorvete comprado! Amei amei! Acho que vi um vídeo dela, mas era sorvete de brigadeiro, acho que não é esse... BABEI!
    bjao!

    ResponderExcluir
  2. Sandrinha eu também não gosto de sorvete, mas depois de ler este post, com toda certeza vou experimentar, que delícia que ficou.
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Ficou delicioso, e sem sorveteira é uma receita perfeita!
    beijinhos,
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Esse sorvete tem mesmo um aspecto cremoso e sendo de chocolate agrada-me,se bem que por aqui esta tanto frio que não sei se conseguia comer essa maravilha.
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Será que dá certo fazer sem o chocolate e o café, substituindo por alguma fruta? Vamos tentar?

    ResponderExcluir
  6. Que receita boa, Sandra! Vou guardar para fazer num futuro próximo. Apesar de ter sorveteira, não faço tanto sorvete porque a maioria da receitas leva milhares de gemas, além do creme de leite, por mais gostoso que seja, não dá comer toda hora. Ficou lindão :)
    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Vou logo providenciar os ingredientes, porque está lindo demais esse sorvete!
    Aqui em casa eu e o pequeno damos conta desse pote! bjs

    ResponderExcluir
  8. Palavra de bruxa pra mim é uma ordem! Eu sou maluca por sorvete e de chocolate então nem se fala. E esse sorvete derretendo desse jeito, infelizmente vou ter que recorrer nesse instante ao sorvetinho industrializado, viu Sandra, pra acalmar as bichas assanhadas kkkkk Ficou showwww!!
    beijão

    ResponderExcluir
  9. Sorvete é comigo!!!
    E com esse calor de matar não tem coisa melhor!
    Adorei Sandra. Já guardei a receita para testar ;)
    Bjokas
    Tania Minatel

    ResponderExcluir
  10. muito saboroso ! viva as calorias mas vale a pena!!!!

    usei o creme de leite fresco.

    ResponderExcluir
  11. Eu já fiz este gelado várias vezes e é simplesmente DIVINAL.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!