26 outubro 2012

"Arroz" de couve flor roxa


Arroz de couve flor
A opção de usar couve flor para fazer tabule >nessa receita< veio da ideia de um livro que havia ganhado há tempos, o "Dieta Vegetariana de Baixo Carboidrato". Como tinha achado a maneira de preparar esse "arroz" no livro um tanto sem graça, mudei a ideia genial e original de triturar os buquês da couve flor para substituir o trigo, conferindo maior leveza ao prato. Ficou ótimo!

Foi aí que a nossa querida Maria Capai, autora do excelente "Diga Maria" fez essa receita >aqui< e definitivamente pude ver que o livro estava totalmente equivocado e que o modo de preparo dela era exatamente o que eu queria, crocante e não uma papa como ficaria o resultado final do livro.

O fato de ter encontrado a couve flor roxa me animou mais ainda, pois virou um prato bem colorido, do jeito que eu gosto. Mais uma sugestão saudável, pouco calórica e deliciosa para variar o seu cardápio.


Arroz couve flor
"Arroz" de couve flor roxa (ou branca)
(2 pessoas)

Ingredientes
2 xícaras (chá) de buquês de couve flor ralados ou triturados no liquidificador
1/2 xícara (chá) de cenoura cortada em quadradinhos bem pequenos
3 colheres (sopa) de azeite extra virgem
1/2 cebola branca bem batidinha
2 dentes de alho em lascas
sal

Preparo
Leve a cebola e o alho com o azeite ao fogo somente até ficarem transparentes. Acrescente a cenoura e deixe um minuto refogando, mexendo para não queimar. Junte a couve flor, salgue e mexa por mais uns dois minutos ou o suficiente para cozinhar porém sem perder a crocância.

Sirva em porções individuais como entrada, decorados com tomatinhos uva temperados com sal, azeite extra virgem e raminhos de orégano fresco. Pode ser acompanhamento de um prato principal também.

Bom apetite!

4 comentários :

  1. Parece ser bem apetitoso.
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  2. Nossa Sandrinha achei genial, nunca tinha visto couve flor roxa, a cor ficou linda.
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Que forma deliciosa de servir legumes!
    beijinhos e um óptimo fim de semana
    Addicted
    http://cookaddiction.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!