07 janeiro 2016

Cheesecake tradicional com calda de amoras e cerejas

Cheesecake de amoras e cerejas


Queridos leitores, todos embarcados para a aventura de 2016? Espero que o final do ano tenha sido maravilhoso e que a celebração da vida tenha sido um tema comum a todos!

Por mais que se diga que tudo será igual, que os dias se sucedem normalmente, sei lá, na minha opinião esses ritos são importantes para nós terráqueos. Concordo que dias são apenas dias e todos são iguais, tirando a diferenciação pelas estações do ano - consequentemente variando o clima e a luminosidade. Porém, marcar o calendário talvez tenha sido uma das conquistas mais importantes da humanidade.

Veja só, esse exemplo bem simplista. Imagine- se tendo que nadar uma distância de 1.000 metros. Você prefere que esses sejam ininterruptos, sem nenhuma barreira, ou divididos em 25 metros (considerando o tamanho de uma piscina semi olímpica), onde ao final você pode contar quantas já fez, quantas ainda falta e até mais importante, na hora da virada dar um impulso e assim ter um pique a mais que te ajude a avançar na empreitada? 

Acho que é isso que nós humanos optamos, dividir a contagem de um período de 365 dias e assim ter um motivo para renovar nossas energias, nossas resoluções, traçar planos, criar desafios, metas ou seja lá o que for. Cumprir ou não é outra conversa, sabemos que muitos planos ficam só na expressão mental, mas o sonho é o início do processo da materialização das coisas.

(Outro exemplo) Tudo o que você vai fazer, cada ideia ou ação, por mais simples que seja - "vou calçar os sapatos" - passa antes pelo pensamento. Primeiro criamos na nossa tela mental um fato. Depois, partimos para a execução e finalização. Portanto, tudo começa de maneira etérea, virtualmente nas nossas cabecinhas tão ávidas por concretizações, certo? Não à toa, popularmente dizem para termos cuidados com nossos pensamentos, pois eles poderão se tornar realidade.

Em nome disso, espero que todos nesse ano criem mais e mais momentos importantes e marcantes para suas vidas. Vamos peneirar coisas que só nos atrapalharão o processo de crescimento e concentrar no que realmente nos faz mais felizes, mais solidários, mais compassivos. 

CriSe, sem a letra "S", vira CRIE! Pense nisso...

Sobre a receita, hoje trago uma cheesecake a pedido de minha filhota para as nossas comemorações de Ano Novo com amigos muito queridos e especiais. Desculpe não ter fotografado por dentro, mas sei que vocês confiam que ficou gostosa, né?


Cheesecake de amoras e cerejas

Cheesecake tradicional com calda de amoras e cerejas
(fôrma de aro tremovível de 25 cm de diâmetro)

Ingredientes
>base
1 pacote (200 g ) de bolacha tipo maisena
100 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 pitada de canela em pó (opcional)
>cheesecake
600 g de creamcheese em temperatura ambiente
3 ovos
3/4 xícara (chá) de açúcar
3 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 pitada de sal
>cobertura
100 g de amoras frescas
50 g de cerejinhas frescas  descaroçadas (reserve algumas para decoração)
100 g de açúcar
1 colher (sobremesa) de vinagre balsâmico (opcional)


Cheesecake de amoras e cerejas


Preparo
>base
Triture as bolachas até obter uma farofa (pode ser no liquidificador ou colocando em um saco plástico e batento com um abridor de massas). Despeje em uma tigela e acrescente a manteiga e a canela. Trabalhe com a ponta dos dedos até incorporar tudo (vai ficar esfarelenta mesmo). Coloque apenas no fundo da fôrma de aro removível e aperte para compactar. Nota: cheesecake só tem a base no fundo, a massa não sobe pelas laterais. Leve à geladeira enquanto prepara o recheio.

>cheesecake
Preaqueça o forno a 180 graus Celsius.

Usando uma batedeira elétrica, bata o creamcheese até que esse fique bem fofo e maleável. Acrescente os ovos um a um (só coloque o próximo quando o primeiro estiver incorporado). Junte o açúcar, o suco de limão, a baunilha e a pitada de sal sem parar de bater. Desligue e despeje sobre a base. Leve para assar até, ao espetar um palito no meio da torta, esse saia seco. 
Nota: cuidado para não assar demais e rachar a cheesecake. O forno deve ser usado em temperatura baixa.

Retire do forno e deixe esfriar totalmente antes de remover o aro. Pode ser mantida em geladeira ou em temperatura ambiente.

>calda
Coloque as frutas com o açúcar e o vinagre balsâmico em uma panelinha de fundo grosso. Leve ao fogo alto até começar a ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar até formar uma calda mais espessa. Desligue e deixe amornar. Leve à geladeira por no mínimo meia hora antes de servir.

Para servir: retire o aro e despeje a calda sobre a cheesecake. Decore com as cerejas frescas.

Nota: a calda pode ser substituída por outras frutas, conforme sua disponibilidade. Também é possível fazer a calda usando geleia de frutas vermelhas com um pouco de água.

Espero que tenham gostado. Bom apetite!


3 comentários :

  1. Não resisti já vim bisbilhotar esta receita de chessecake, saio "aguando" de vontade,logo hoje que minha geladeira está sem nenhum docinho. Então aproveito e desejo que este ano novo seja mais oportunidades de realizações e paz para você e sua família.

    ResponderExcluir
  2. Super diferente essa receita, quero muito tentar!! E linda. Só quero ver arranjar tempo, tenho que organizar a agenda e preparar essa belezura. Obrigada por compartilhar!! <3 | www.vivendovivi.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. De cereja nunca tinha visto, e parece ser tão bom!!
    Bjos
    http://casacozinhadecoracao.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!