09 dezembro 2014

Gelado de limão siciliano

Gelado de limão siciliano


Nosso Natal não tem neve, trenós, roupas pesadas e outros ícones que habitualmente vemos em imagens que vêm do Hemisfério Norte. E
m compensação temos sol quente, tempo úmido, calor e a vontade de passar a maior parte do tempo dentro d'água para nos refrescarmos. 

Que delícia poder no dia 24 de dezembro ir à praia, tomar água de coco e banho de mar para depois preparar os quitutes da Ceia de logo mais à noite. Meus natais adultos têm sido assim. Uma benção ter família que mora à beira mar, na minha cidade natal. 

Mais do que apropriada é então ter uma sobremesa condizente com o calorão. Por isso hoje sugiro esse Gelado de limão siciliano, uma delícia facílima de fazer e que vai surpreender seus convidados. Pode ser servido puro, ou com frutas, ou com algum biscoitinho crocante, enfim, vale enfeitá-lo para a festa Natalina.

A receita veio do excelente livro "Cozinhando para Amigos" de Heloisa Bacellar.


Gelado de limão siciliano


 Gelado de limão siciliano

Gelado de limão siciliano
(aproximadamente 1,5 litro)

Ingredientes
2 xícaras (chá) de creme de leite fresco gelado (com 35% de gordura)
1/4 xícara (chá) de água
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de glicose de milho - usei mel
10 folhas de hortelã
6 claras
1 xícara (chá) de suco de limão siciliano (ou limão verde)
1 colher (sopa) de raspas de limão

Gelado de limão siciliano

Preparo
Usando uma batedeira elétrica, bata o creme de leite até obter picos firmes (não bata demais para não virar manteiga).

Em uma panela de fundo grosso, misture a água, o açúcar e a glicose (ou mel) e leve ao fogo alto. Quando ferver, conte 5 minutos, apague o fogo, junte as folhas de hortelã e deixe em infusão por 5 minutos. Após isso, descarte as folhas.

Enquanto isso, com o auxílio da batedeira, bata as claras até o ponto de neve. Sem parar de bater, despeje a calda de açúcar nas claras para formar um merengue e continue batendo até a mistura esfriar. Desligue a batedeira e incorpore delicadamente ao merengue primeiro o suco e as raspas de limão e após isso o creme de leite batido.

Transfira para a tigela que irá servir, cubra com filme plástico grudando no creme para não deixar ar e criar lascas de gelo. Leve ao freezer até endurecer. Na hora de servir, decore com folhinhas de hortelã, ou frutas ou raspas de limão.

Nota: com as gemas que sobraram, preparei os Papos de Anjo que aparecem na foto, cuja receita está AQUI.

Bom apetite!


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!