05 dezembro 2014

Bolo de Neve

Bolo de neve


Criança tem uma sabedoria e uma maneira de ver o mundo super peculiares e que colocam os adultos em teste a toda hora. Lembro de há muitos anos atrás nessa mesma época do ano - provavelmente porque já tinha ouvido um zum-zum dos seus amiguinhos na escola - minha filha ter me perguntado se Papai Noel existia. Bem, eu como mãe que não acha legal mentir e ao mesmo tempo não queria tirar tão cedo essa fantasia dela, respondi: "filha, se existe ou não, a mamãe não sabe dizer com certeza, mas eu acredito, e se eu acredito, então ele para mim existe!"


Nem tudo que existe está visível aos olhos e nas nossas crenças há um universo inteiro (e tantos outros paralelos) com nossas vivências, desejos, experiências, expectativas, ou o que mais assim desejarmos, inclusive os amigos esperança, fé, crença e por aí vai.

Destino é outro dos meus seres imaginários que tenho como um excelente companheiro. Ele está sempre me dando sinais e eu sempre atenta ao que ele me fala. Desde as pequeninas coisas até as mais complexas, acredito que tudo está em um script ainda que só rascunhado, sem a concepção final, mas que já aponta os desígnios da nossa jornada nessa experiência terrena.

Bobagem ou não, e tema dessa receita de hoje, tinha na minha geladeira as claras que haviam sobrado DESSA RECEITA. Como em casa não temos o mau hábito do desperdício, queria aproveitá-las em algo além de suspiros e tais. Bom, aí que entra o meu amigo Destino que me fez ir a um livro e achar a receita perfeita para tal propósito. 

Fui então criando uma historinha na minha cabeça para me certificar de que estava "escrito nas estrelas". Gosto de fazer bolo, sim, adoro, e fazia tempo que não assava um. Falando em tempo, esse tem sido um artigo de luxo na minha vida atual, então naquele dia e no momento que faria a minha caminhada diária, ameaçava chover. Pensei: se eu sair vou encontrar a "Lady Murphy" e tomar chuva, se ficar assarei o bolo e não vai chover, quer apostar? Bingo!

Assei o bolo, fiz a calda e admirando o resultado, notei que era uma das receitas que poderiam fazer parte da Ceia Natalina. Até o nome do bolo remete ao Natal do Hemisfério Norte. Seria uma feliz "coincidência"?

Meus queridos, o bolo é muito saboroso e a calda dá um toque extra. Se quiserem usar outras frutas, estejam à vontade. Calda é sempre fruta + açúcar e se estiver inseguro com as quantidades, prove a fruta in natura e vá acrescentando açúcar aos poucos e cozinhando em fogo de médio para baixo. Assim a chance de errar é muito pequena, quase nula.

A receita adaptei do livro "Bolo de Avó" da Editora Senac/ Cook Lovers. Vamos lá?





Bolo de neve


Bolo de Neve
(fôrma de furo central com 25 cm de diâmetro)

Ingredientes
>bolo
150 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1 e 1/4 xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
2 colheres (chá) de essência de amêndoas
2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
1 colher (sopa) de fermento químico - para bolos
1 xícara (chá) de leite (usei suco de laranja)
4 claras
1 pitadinha de sal
>calda
2 xícaras (chá) de morangos lavados, sem as folhas e cortados ao meio
1/2 xícara (chá) de amoras - opcional
1/2 xícara (chá) de açúcar cristal - ou um pouco a mais, ao seu gosto

Bolo de neve

Preparo
>bolo
Com o auxílio de uma batedeira elétrica, bata as claras em neve com a pitada de sal. Reserve.

Em outra tigela, ainda usando a batedeira, bata a manteiga com o açúcar e as essências até obter um creme fofo. Sem parar de bater, vá adicionando a farinha de trigo intervalando com o leite (um pouco de um, um pouco do outro até terminar). Junte o fermento e bata até só combinar. Desligue a batedeira e adicione umas 2 colheradas das claras em neve. Mexa até dissolver um pouco a mistura. Acrescente o restante das claras e mexa delicadamente em movimentos de baixo para cima.

Despeje em fôrma MUITO bem untada e enfarinhada (ele tem uma tendência a grudar na fôrma) e leve para assar em forno preaquecido a 180 graus até, ao espetar um palito no meio do bolo, esse saia seco. Aguarde amornar, passe uma espátula pelas bordas, sacuda delicadamente para soltar o bolo, cubra com o prato que irá servir e desenforme.


Bolo de neve


>calda
Em uma panela de fundo grosso, leve os morangos e o açúcar ao fogo alto até começar a ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar até formar a calda (se necessário acrescente mais açúcar). Quando estiver nesse ponto, de ter calda mas com os morangos ainda não tão desmanchados, junte as amoras e deixe mais uns poucos minutos até amolecerem um pouco. Desligue o fogo e aguarde esfriar para servir. Guarde em pote fechado na geladeira.

Sirva o bolo acompanhado da calda. Bom apetite!


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!