28 maio 2013

Papo de Anjo



Papo de anjo

Em um mundo e momento atual de tanta coisa acontecendo, processando e descartando-se, de um imediatismo extremo que leva em pouquíssimo tempo a novidade ao desuso, deveríamos refletir um pouco sobre a vida de nossos antepassados, não com um olhar nostálgico, mas com senso crítico e questionador.

Vamos nos ater ao tema culinária para o assunto não ficar amplo demais. Hoje temos cada vez mais ingredientes atraentes, novidades pipocando como sendo o que há de melhor, recursos dos equipamentos e utensílios que viraram nosso sonho de consumo, técnicas culinárias apuradíssimas e mesmo assim, qual prato ou receita surgida nos últimos 20 anos que ultrapassou o modismo e virou um clássico?

Sei que poderíamos citar algumas, mas por outro lado apareceriam alguns rebatendo que essas já passaram de época, não estão mais na moda.

Então hoje venho externar minha profunda admiração pela simplicidade e criatividade de nossos avós. Sem toda a parafernália que temos hoje, o que criaram perdura e transpõe os modismos virando verdadeiros clássicos.

Veja a singeleza de um papo de anjo. Com dois ingredientes apenas - se considerarmos água seriam três - elabora-se uma sobremesa bonita, delicada, de sabor pronunciado, feita com ingredientes considerados baratos e que habitualmente temos em casa. 

A execução é simples, com o recurso de uma batedeira elétrica fica facílimo, coisa que nossos antepassados não podiam usufruir dessa comodidade. O tempo de preparo é normal e o resultado do doce, bem, sou suspeita para falar, papo de anjo é um dos meus queridinhos.

A receita veio do livro "Cozinha de Estar", da Rita Lobo. Acabei fazendo meia receita pois não tinha forminhas suficientes para assar de uma só leva e fiquei com medo da minha gemada fofa não resistir ao tempo da primeira fornada. Depois dos bolinhos encharcarem na calda, a qual também havia feito meia receita, resolvi fazer mais meia, porque gosto dos papos de anjo bem embebidos. Fica a seu critério no momento da calda optar por dobrar ou não.

Uma outra sugestão de servir que o livro recomenda é colocar uma bola de sorvete de creme regado por café bem forte e guarnecer com dois papos de anjo. Como está frio por aqui, optei com deixar para uma próxima vez.

Vamos lá?




Papo de anjo


Papo de anjo
(10 unidades)

Ingredientes
>papo de anjo (equivale à meia receita)
5 gemas
manteiga para untar as forminhas
>calda (equivale à uma receita)
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
1 colher (chá) de essência de baunilha


Papo de anjo

Preparo
>papo de anjo
Preaqueça o forno a 180 graus e ferva água para o banho maria. Unte com manteiga 10 forminhas próprias para empadinhas (ou similar). Reserve.

Bata as gemas usando uma batedeira elétrica até triplicarem de volume. Em uma batedeira normal demora uns 20 minutos. As gemas ficarão fofas e de tonalidade clara. Coloque uma colherada desse creme em cada uma das forminhas previamente untadas. Se sobrar massa vá distribuindo igualmente por todas para que essas fiquem com tamanho bem aproximado. Isso vai dar uniformidade na hora de assar e deixar seus bolinhos mais caprichados. 

Coloque essas forminhas dentro de uma assadeira e com cuidado para não respingar, coloque a água quente até a metade da altura delas. Leve ao forno para assar até ficarem firmes e com uma coloração douradinha.

Retire, aguarde esfriar um pouco e cuidadosamente retire das forminhas. Nesse momento, enquanto elas assam prepare a calda.

>calda
Coloque o açúcar e a água em uma panela. Misture bem para dissolver e a partir daí não mexa mais. Leve ao fogo alto e quando ferver conte 3 minutos, apague o fogo e junte a baunilha. Aguarde esfriar.

Despeje a calda em um prato fundo. Coloque os papos de anjo (quantos couberem por vez) para embeberem de um lado e vire para umedecer o outro. Transfira-os para o recipiente que for servir. Quando terminar o processo, despeje a calda restante por todos eles.



Papo de anjo


Bom apetite!

9 comentários :

  1. Hummm...que delicia!
    Já comia.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra! Adorei receber sua visita, obrigada pelo carinhoso comentário :o)
    Quanto ao papo de anjo, assino embaixo! Não só pela delícia deste doce mas por sua simplicidade. Só fiz uma vez há muitos anos attrás e me lembro de ter me surpreendido com a facilidade de execução de uma sobremesa tão refinada. No entanto, não me lembro de tê-los assado em banho-maria, foi direto no forno mesmo. Os seus ficaram lindos demais e me deu uma certa nostalgia... sem falar na vontade de mergulhar na telinha pra alcançar um rsrs

    bjssss

    ResponderExcluir
  3. Oi Sandra, sou tão adepta das coisas mais antigas que tenho um livro de receitas de 1952 onde se ensinam até a refogar o arroz, usando conchas como medidas.As receitas tradicionais e antigas ainda fazem muito sucesso, ganhando uma roupa nova e sofisticação nos grandes restaurantes para dizer que é moderna.Adoro papos de anjo e os seus ficaram perfeitos.Adorei sua receita.Beijos querida.

    ResponderExcluir
  4. esse papo sobre receitas antigas está muito bom, mas cá entre nós dá para resistir a esse papo de anjo??? ficou perfeito e eu adoro. Bjos.

    ResponderExcluir
  5. Hummm...que lindos papos de anjo, ficaram mesmo um espetáculo San. Minha avó fazia sempre essa receita e era tudo na mão, dava o maior trabalho, mas valia muito a pena comer esses pequenos regalos. Tempos de vó, de carinho, familia unida, e peraltices. Saudades. Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Uma cor linda e um aspecto delicioso.
    Adorei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Que lindinhos. Acho que nunca comi papo de anjo, mas a facilidade de executar essa receita me deixou com vontade de tentar. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Nunca comi mas to com muita vontade de arriscar a fazer amei a receita

    ResponderExcluir
  9. Nunca comi mas to com muita vontade de arriscar a fazer amei a receita

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!