01 dezembro 2014

Arroz frito vietnamita

Arroz frito vietnamita


A receita de hoje é um arroz chamado frito, ou o que uma mãe está tentando chegar ao que a filha pediu. Vou explicar desde o começo e dando alguns devaneios como é de costume aqui nesse Caldeirão.

Estudei Astrologia há muitos anos atrás. Não foi um simples curso, estudei por 5 anos e era muito dedicada e envolvida com o assunto. Porém fiz apenas poucas interpretações astrológicas e em geral para amigos. Pois meu afastamento desse tema ficou ainda maior quando nasceu minha filha. Olhei o mapa astral dela bem superficialmente para não me influenciar por absolutamente nada. Achei melhor e não me arrependo. Mas o fato curioso é que desde cedo noto algumas características nela que sei que vieram no seu chip e que acredito que serão determinantes para seu futuro.


Ela nasceu 13 dias antes da data prevista, que seria sob o signo solar de Câncer. Com essa antecipação, nasceu geminiana, em uma quarta- feira - miercoles, em espanhol - dia regido por Mercúrio, deus da Comunicação. Pois sempre ela foi ligada em tudo o que é novidade e sua ânsia e interesse por qualquer assunto está sempre na sua mão a uma consulta na internet. 

Seu gosto alimentar também foi muito diferente de outras crianças com as quais convivia. Tudo no prato tinha que ser bonito, equilibrado e bem temperado. Comida insossa, papinha, mexidinho não rolava de jeito nenhum. Talvez por isso logo cedo despertou sua predileção pela culinária Oriental, sua favorita até hoje.

Ano passado foi fazer um intercâmbio. Não era possível escolher a família com a qual ela iria morar. Quando recebeu por e-mail o endereço e o nome deles, a uma semana do seu embarque, vimos que se tratava de uma ascendência oriental. Mr. Google nos certificou que eram vietnamitas. De certa maneira, achei que foi obra do destino, já que ela preferencialmente jantaria na casa deles e a comida não lhe causaria nenhuma estranheza, pelo contrário.

Pois ela adorou a família e a estadia lá! Voltou falando que serviam um arroz frito delicioso, saboroso, maravilhoso salve-salve e tal que fico tentando reproduzi-lo desde então. Já fiz muitas pesquisas na internet. Assisti outro dia o chef Gordon Ramsay fazer a sua versão na qual me inspirei e hoje trago uma receita que ficou muito saborosa, mas que segundo ela ainda não é a tal que ela comia por lá. Talvez utilizem o arroz basmati, quem sabe?

Resumindo, é um prato único e bem nutritivo. O interessante é que após fazer o mise en place ele leva uns 20 minutos no máximo para ficar pronto (quase uma fast food). Utiliza arroz de sobra ou previamente feito (e assim já vai mais uma economia de tempo). Essa é uma versão vegetariana, mas nada impede que você acrescente uma proteína em cortes pequenos e frita no início de preparo. Vamos à receita que ela é fácil!

Arroz frito vietnamita


Arroz frito vietnamita

Arroz frito vietnamita
(para 4 pessoas)

Ingredientes
3 xícaras de arroz branco previamente cozido (podem ser sobras)
1 e 1/2 xícara (chá) de floretes pequenos de brócolis ninja
1 xícara (chá) de vagem francesa (a mais fininha) com as pontas descartadas e cortadas em 3 partes iguais
1 xícara (chá) de cenoura cortada em tirinhas (corte julienne) e depois em pedaços de 4 cm aproximadamente
1 xícara (chá) de repolho roxo cortado em tiras
1 xícara (chá) de pimentão amarelo e vermelho cortado em tiras e pedaços de 4 cm aproximadamente
1 e 1/2 xícara (chá) de ervilha torta sem a fibra que une as duas pontas e cortada em 3 partes na diagonal
1 pedaço de 4 cm de alho poró fatiado
1 pimenta dedo de moça sem as sementes e cortada em tirinhas finas (opcional, mas importante)
1 punhado de folhas de coentro picadinhas
1 punhado de cebolinha fatiada fina e na diagonal
raspas da casca de 1 limão (usei siciliano)
suco de 1/2 limão (siciliano)
sal
pimenta do reino moída na hora - opcional
5 colheres (sopa) de óleo de gergelim - ou azeite, se não encontrar

Arroz frito vietnamita


Preparo
De preferência use uma panela Wok. Caso não tenha, utilize uma panela grande e de fundo grosso. Aqueça o óleo de gergelim na panela. Junte primeiramente o brócolis junto com a vagem e a pimenta dedo de moça (se gostar). Mexa para envolver, abaixe o fogo, tampe e deixe cozinhando por uns 4 minutos ou até sentir que o brócolis está ainda tenro, mas não cru.

Acrescente a cenoura e o repolho, mexa novamente. Cozinhe por mais uns 3 minutos ou até a cenoura não parecer crua, mas ainda permanecer tenra. 

Adicione os pimentões e a ervilha torta. Salgue tudo a gosto, mexa e deixe mais uns 2 minutos. Junte o alho poró, o suco e as raspas do limão e a pimenta do reino, se gostar. Se necessário, regue com um fio do óleo de gergelim. Quando os vegetais estiverem cozidos mas ainda tenros, adicione o arroz previamente cozido, envolvendo todos os ingredientes delicadamente. Finalize com o coentro e a cebolinha. Desligue o fogo e sirva a seguir.

Espero que tenham gostado. Bom apetite!


3 comentários :

  1. Sandra gostei muito desse arroz, tem ingredientes que eu gosto e um aspecto delicioso
    Seria um almoço perfeito
    Bj

    ResponderExcluir
  2. Estas variacoes de arroz fazem os pratos ficar tao bonitos e cheios de cor!

    ResponderExcluir
  3. Ficou com umas lindas cores vibrantes e apetitosas.


    P.S.: Tenho passatempos no blog. ;)



    ______________________
    Ana Teles | blog: Telita na Cozinha

    feedly - bloglovin' - Facebook



    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!