Tem sido um dilema já há tempos de como tratar algumas postagens antigas. A dúvida sempre é, a receita é boa e as fotos (ou até toda a descrição e modo de fazer) deixam a desejar.
Por um lado, como digo sempre, é bacana deixar o registro do blog. Mostra que há uma evolução - comentário pouco modesto, concordo - ou mesmo uma mudança. E mudança é sempre algo motivador, enfim. Acho inclusive importante para meus queridos amigos leitores também se encorajarem a trilhar o infindável universo da culinária e não desanimar quando suas criações não saírem como as fotos das capas de livros ou revistas.
O interessante de seguir blogs pessoais (e aí me incluo como leitora) é constatar que o produto das postagens vêm da vida real, feito por gente como a gente. Real life, real food!
Então hoje trago mais uma das receitas do fundo do Caldeirão, na qual fiz uma mudança que fez toda a diferença. Essa é uma pequena homenagem por conta da minha adoração pelos tradicionais doces Portugueses, que me impulsionou a repetir essas delícias.
Muito fáceis de fazer e irão agradar com certeza.
Pastéis de Natas
(12 unidades usando forminhas próprias para empadinhas)
Ingredientes
1 pacote de massa folhada laminada pronta
300 ml de leite integral
3/4 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de amido de milho
6 gemas passadas pela peneira
1/2 colher (chá) de extrato ou essência de baunilha
200 g de creme de leite (pode ser o de caixinha)
óleo para untar as forminhas
Preparo
Dissolva o amido de milho no equivalente a 100 ml de leite. Junte ao restante do leite e coloque em uma panela de fundo grosso, juntamente com o açúcar, as gemas e a baunilha.
Leve ao fogo médio mexendo sempre até engrossar e adquirir o ponto de mingau - FOTO 1. Apague o fogo e acrescente o creme de leite. Mexa para homogeneizar - FOTO 2. Deixe esfriar enquanto prepara a base.
Abra a massa folhada desenrolando sobre o plástico que vem com o produto (vai permitir que não grude na bancada). Disponha as forminhas com a boca para baixo (usei as fôrmas próprias para empadinhas) - FOTO 3. Usando um cortador de massa ou faca afiada, recorte os círculos de massa em volta das forminhas com uma folga a mais de 1/2 centímetro aproximadamente - FOTO 4. Unte o interior das fôrmas com uma camada fina de óleo e em seguida coloque o disco de massa, ajeitando até moldar - FOTO 5.
Preencha as forminhas com o creme preparado até quase chegar na borda - FOTO 6. Coloque as forminhas em uma assadeira maior.
Preaqueça o forno a 200 graus por uns 10 minutos. Leve a assadeira com as forminhas para assarem até que adquiram uma tonalidade dourada. Retire do forno e aguarde amornar para remover das fôrmas - FOTO 7.
Ficam muito saborosos se servidos com uma fina camada de canela, se gostar.
Bom apetite!
Hum, que coisa boa!
ResponderExcluir<3 Um dia eu e minha mãe fizemos exatamente assim... fica tão bommm...
ResponderExcluirAdoro natas , essas ficaram perfeitas
ResponderExcluirApetece mesmo provar
bjs
Querida bruxinha!
ResponderExcluirPasso por esse mesmo dilema as vezes. Repetir receita as vezes me dá a impressão de que não estou trazendo algo novo, mas aí penso que posso melhorar e que novas pessoas podem ver e me arrisco novamente.
Sabe que meu preconceito com pasteis de belém era achar que no doce eu ia encontrar 24 gemas ou coisa do tipo? Quando vi que só vão 6 me interessei pra caramba! Adorei!
Beijos,
Fla
Olá Sandra!
ResponderExcluirEu sempre tive vontade de fazer esses pastéis, a receita é fácil, obrigada
pelo passo a passo.
Seus pastéis ficaram irresistíveis e lindos!
Bjs ♥
Olá Sandra!!!
ResponderExcluirEsta receita tem sabor de infância pra mim!!
Dá vontade de invadir suas fotos e levar uma delas para fazer meu dia mais feliz!!! rsrs
Beijos e ótimo dia pra ti! =)