07 outubro 2014

Sopa de lentilha com cenourinha e alho poró


Sopa de lentilha com cenourinha e alho poró


Do Capítulo "Das coisas que inexplicavelmente nos fazem bem".

Venho de uma linhagem - usarei essa palavra, não sei se pretensiosamente ou não - de cozinheiras ditas "de mão cheia". Do lado da minha avó materna, além dela, todas as suas irmãs cozinhavam bem (e uma delas ainda vive e cozinha, com quase 91 anos). Só não conheci uma delas, a tia Rosa, e todas as outras, tia Anita, tia Carmem e minha avó Eliza, cada uma tinha seus dotes culinários específicos, cada uma era boa em alguma coisa.

Vou me ater à história da minha avó. Não era hábil para os doces, a mão boa dela era mesmo para os salgados. Tinha por hábito fazer os almoços de domingo na casa dela, que se estendiam até a noitinha e aí, como éramos crianças, meus primos, irmãos e eu, só íamos para nossa casa depois de comermos da tal sopinha da vó Eliza. Não importava do que era feita, era sempre deliciosa, sempre! Tenho tão boas lembranças desse tempo que quase posso sentir o aroma dela no ar. 

Quando se é criança, ou porque tudo na vida depende menos do que é feito do que como é feito, lembro com muita saudade da gelatina verde sabor limão que ela teimava em colocar no congelador para endurecer mais rapidamente, o que fazia com que a superfície ficasse levemente congelada e com cristaizinhos de gelo. Adorava aquilo. Minha mãe se negava a fazer na nossa casa, falava que estragava a gelatina. Para mim, do contrário, o erro passava a ser o maior acerto. Tenho por princípio que esse tipo de memória, ou sensação, não deve ser repetido, ou corre-se o risco de perder a magia daqueles momentos, daquela época. Coisas do passado, como essa, devem permanecer lá.

Porém, fato que sempre que faço uma sopinha reconfortante recordo dessa minha avó. Ontem foi um dia desses. Fazia um tempo mais fresquinho e estava querendo me dar o prazer de alimentar minha alma com lembrança de dias felizes. E assim foi.



Sopa de lentilha com cenourinha e alho poró


Sopa de lentilha com cenourinha e alho poró
(para 2 pessoas)

Ingredientes
1 xícara (chá) de lentilha previamente lavada e escorrida
2 colheres (sopa) de azeite
1/2 cebola picadinha - usei roxa
1 pedaço de 2 cm do talo do alho poró fatiado (usar a parte mais branca)
1 cenoura média descascada e picada em pedacinhos
1 colher (sobremesa) de páprica picante - opcional
1 pedaço de 3 cm de alho poró fatiado (usar a parte mais verdinha)
sal

Sopa de lentilha com cenourinha e alho poró

Preparo
Em uma panela média, leve ao fogo o azeite, a cebola e o alho poró até dar uam murchada. Acrescente a lentilha, cubra com água (aproximadamente 1 vez e meia a altura que a lentilha ocupar da panela). Acerte o sal e deixe cozinhar com panela tampada até quase amolecer totalmente.
Quando isso acontecer, junte a cenoura e a páprica (se gostar). Quando a cenoura estiver cozida, junte o alho poró, desligue o fogo e tampe a panela até a hora de servir.

Nota: se a água secar e a lentilha não estiver ainda cozida, acrescente mais água.

Sirva à seguir regando com um fiozinho de azeite. Bom apetite!


3 comentários :

  1. obrigada pela receita adorei eu amo sopas, obrigada mesmo beijos

    ResponderExcluir
  2. Costumo fazer uma parecida e gosto tanto
    Essa ficou uma maravilha
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Viajei no seu relato agora Sandrinha. Parece que vi a minha vó fazendo a sopa de feijão dela, que mais parecia um macarrão com feijão, porque o caldo sempre secava demais e ela sempre dizia: "da próxima vez eu vou colocar mais água". E nunca colocava, e a graça era justamente essa pra nós. Nunca mais vou comer aquela sopa, porque por mais que eu tente, nunca vai ficar igual a dela.
    Ai que delícia de post! Adorei o relato, a sopa e a partilha de suas memórias!
    Beijos,
    Fla - www.artenacozinha.com

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!