10 outubro 2014

Salada de feijão fradinho, queijo coalho e coentro

Salada de feijão fradinho, queijo coalho e coentro


Vou começar a história hoje de lá para chegar cá.

Fui à Santos, minha cidade natal, por esses dias. Por conta de assuntos diversos, acabei fazendo um tour pelos lugares que fizeram parte da minha infância, adolescência e comecinho da juventude. Confesso que fiquei mais chocada que propriamente emocionada. Foram tantas mudanças - para pior, infelizmente - que não deu para bater aquela onda de nostalgia. Porém, como comida sempre salva, minha mãe havia preparado uma salada de feijão fradinho, que não me perguntem por que eu chamava de "feijão barata" quando era criança. Delícia, sabor de infância e carinho de mamis.

Voltando pra Sampa e celebrando a volta do calor gostoso, resolvi fazer em casa. Aproveitando que havia provado a versão MARAVILHOSA da salada de feijão fradinho do talentoso e simpaticíssimo chef Rodrigo Oliveira, do Restaurante Mocotó, achei que conseguiria fazer parecida.


Resultado: quero ser justa com ele e comigo mesma sem falsa modéstia. À ele cabe todo o mérito de tê-la criado e à mim uma nota de reconhecimento por ter sabido equilibrar os componentes de maneira à quase chegar na do chef.

Não é difícil, e justamente essa simplicidade de ingredientes e na combinação de texturas, sabores e temperos que está o charme dessa salada. Recomendo!


 Salada de feijão fradinho, queijo coalho e coentro


Salada de feijão fradinho, queijo coalho e coentro
(entrada para 4 pessoas)

Ingredientes
1 e 1/2 xícara (chá) de feijão fradinho cru
1/2 cebola roxa pequena bem picadinha
1/2 xícara (chá) de pimentão vermelho cortado em cubos bem pequenos
1/2 xícara (chá) de pimentão amarelo cortado em cubos bem pequenos
1/2 xícara (chá) de queijo Coalho cortado em cubos bem pequenos
sal
suco de limão a gosto
azeite
1 punhado de folhas de coentro batidinho


Salada de feijão fradinho, queijo coalho e coentro

Preparo
Lave bem o feijão, removendo possíveis grãos estragados. Coloque em uma panela, cubra com água e leve ao fogo. Quando ferver, conte 2 minutos, desligue o fogo, tampe a panela e aguarde 1 hora  nesse molho.

Passado esse tempo, coloque o feijão com a água do molho (e mais para completar) em uma panela de pressão. Salgue a gosto. Tampe, leve ao fogo alto e quando pegar o vapor, conte 7 minutos. Desligue o fogo, retire o vapor, escorra o feijão em uma peneira e passe em água corrente para estancar o cozimento. Deixe escorrer bem.

Coloque esse feijão em uma saladeira ou bowl. Junte os outros ingredientes. Faça o tempero a seu gosto, acertando o sal, o suco de limão e o azeite. Leve à geladeira por mais ou menos 1 hora antes de servir. 

Pode ser levada à mesa em uma saladeira maior ou em copinhos decorados com uma folhinha de coentro. Se sobrar pode guardar em geladeira em pote fechado por 3 dias.

Bom apetite!

Nota: o corte miudinho dos pimentões, cebola e queijo coalho fazem toda a diferença, portanto, capriche!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!