16 outubro 2014

Bagels para o #WorldBreadDay2014



Bagels para o #WorldBreadDay2014


Quem acompanha o Caldeirão já deve ter notado o meu amor pela panificação, seja pela quantidade de receitas já postadas e por algumas textos nos quais conto como despertei essa paixão.

Ainda assim resumidamente volto a contar que comecei a fazer pães lá pelos meus 15 anos, junto com minha mãe. Coincidiu com a minha opção pela dieta vegetariana, mas também passou a complementar um projeto de alimentação saudável. Portanto, meus queridos leitores, há 36 anos essa Bruxa coloca literalmente a mão na massa.

Teria muitos argumentos para justificar essa minha devoção. É um alimento presente em praticamente todas as culturas do planeta, e, assim como essa linda diversidade de povos e tradições, cada uma delas criou, a partir de basicamente farinha, água e levedo, seu pão característico.

Pão é sinônimo de alimento - "que nunca lhe falte o pão à mesa" - tem preparo ritualístico, devocional, treina a paciência e recompensa o processo. É um alimento que nos une ao sagrado.


Hoje temos mais um motivo para celebrar esse alimento tão especial. Uma iniciativa do blog Kochtopf promove há 9 anos o World Bread Day. É o 3o. ano que participo, no ano passado fiz esse Pão Sueco e no anterior o Pão Challah.

Esse ano trago o Bagel, um pão bastante presente nas comunidades judaicas dos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. Ele tem um preparo diferente dos outros pães, primeiro é cozido em água salgada para depois ser assado. O formato em anel também é bem característico e a cobertura pode ser feita com sementes como a de papoula. Tem um interior macio e a casquinha mais crocante. Tenho como projeto reproduzir pães de todos os tipos e culturas, e os bagels estavam no topo da minha lista há tempos. Um pão super gostoso, recomendo!

A receita mais uma vez adaptei um pouco do excelente livro "Cozinhando para Amigos", de Heloisa Bacellar.

Agradeço a oportunidade de fazer parte desse dia de união e celebração dos foodbloggers amantes do pão.



Bagels para o #WorldBreadDay2014


Bagels para o #WorldBreadDay2014



Bagels
(renderam 12 unidades de aproximadamente 10 cm de diâmetro)

Ingredientes
>levedo
15 g de fermento fresco ou 10 g de fermento biológico seco - para pães
1/2 xícara de água morna (confortável ao dedo) - não pode ser muito quente
1/2 colher (sopa) de açúcar
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
>massa
2 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo - aproximadamente
1/2 xícara de chá de batata cozida e amassada (*) - usei batata Asterix
1 colher (chá) de sal
1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de mel
1 ovo pequeno
>para o cozimento
2 litros de água
1 colher (sopa) de sal
>para pincelar e cobrir
1 gema de ovo
1 colher (sopa) de água
sementes (usei mix de gergelim preto, branco e torrado)

(*) cozinhe a batata inteira com casca ou embrulhe em papel alumínio e asse em forno na temperatura média para a batata ficar mais sequinha


Bagels para o #WorldBreadDay2014

Preparo
>levedo
Em uma tigela média, dissolva o fermento com o açúcar. Junte a farinha e a água morma. Misture, tampe com filme plástico e deixe até formar bolhas em um lugar quente e sem vento (mais ou menos 10 minutos).

>massa
Quando o levedo estiver pronto, junte à ele a batata amassada, o ovo, o sal, mel e o leite. Misture com uma colher ou espátula. Vá acrescentado a farinha aos poucos até conseguir uma massa lisa e que desgrude das mãos.



Bagels para o #WorldBreadDay2014

Enfarinhe a bancada e sove a massa por uns 15 minutos aproximadamente. Se necessário, acrescente mais farinha, mas sempre aos poucos. Coloque essa massa em uma tigela levemente untada com óleo, cubra com filme plástico e deixe em lugar quente e sem vento até dobrar de volume (foto 1).

Didida a massa já crescida em 12 partes iguais. Faça bolinhas com cada uma delas e com o seu dedo, faça buracos no centro. Disponha essas argolas em assadeira enfarinhada, deixando um espaço entre elas para crescerem. Cubra com um pano seco e limpo e deixe descansar em lugar sem vento e quente por 15 minutos (foto 2).

Enquanto descansam, preaqueça o forno a 220 graus Celsius e coloque a água com sal para ferver em uma panela de boca larga. Com o auxílio de uma escumadeira, coloque 3 argolas para cozinharem por 1 minuto (foto3). Escorra bem e disponha essas argolas cozinhas em uma assadeira untada e enfarinhada (foto 4).

Repita o processo até cozinhar todas. Misture a gema de ovo com a água e pincele a superfície das argolas (foto 5). Salpique as sementes de gergelim (ou papoula, ou outra) (foto 6).


Bagels para o #WorldBreadDay2014


Leve para assar na temperatura de 220 graus por 10 minutos. Depois abaixe o forno para 200 graus e asse por mais uns 20 minutos. Aumente a temperatura para 240 graus e asse por mais ou menos 5 minutos para deixar a casquinha dourada.

Espero que tenham gostado. Bom apetite!

9 comentários :

  1. Parabéns pela participação, Sandra! Nunca fiz bagels , mas me animei com sua receita.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Ah! Esqueci de dizer que eles ficaram lindos !

    ResponderExcluir
  3. Que lindos bagels deveriam estar deliciosos!

    ResponderExcluir
  4. Olá Sandra, quando tenho tempo visito alguns blogues que gosto e o seu é um deles, apesar de ser pela calada ;).
    Mas fiquei tão fascinada, hoje, por essas bagels que tive de parar! É uma receita que ando a adidar à tempo para fazer, mas acho que agora fiquei com bastante vontade. Deve ser para breve!

    Beijinhos e parabéns pela participação :)

    ResponderExcluir
  5. está com um aspecto super delicioso!

    ResponderExcluir
  6. ficou sensacional, bagels lindas e perfeitas, bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Sandra, gostaria de parabenizá-la não apenas pela receita mas também pelas fotos! Estão maravilhosas e realmente nos deixam com água na boca!!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Perfect bagels! Thank you for participating in World Bread Day 2014!

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!