17 outubro 2014

Tiramisu

Tiramisu

Penso que acaso e coincidência são parentes muito próximos, assim como primos irmãos. Crescem juntos, têm várias coisas em comum mas DNAs um tantinho diferentes.

Pois foi o acaso, ou outra explicação um tanto fora de nossa dimensão, que havia me levado à essa receita de Mascarpone caseiro, a base para essa sobremesa que hoje estou postando. E, por coincidência, na mesma semana, assistindo ao programa de culinária "Que Marravilha", do canal GNT, o chef Claude Toisgros apresentou uma receita de Tiramisu que me chamou a atenção.


Bem, tenho uma ótima receita de Tiramisu guardada, presente da D. Eveline, mãe de amigos muito queridos e recentemente falecida. Uma senhora francesa que gentilmente passou para mim um pouco do seu arquivo culinário. Não me senti à vontade em reproduzir sua receita usando o falso queijo Mascarpone. Minha homenagem à ela, também leitora do Caldeirão, será comme il faut, com o queijo de verdade.

Coincidência ou não, estava há muito tempo com vontade de fazer o Tiramisu, uma sobremesa que nem diria ser a minha favorita, mas que sempre peço se vou a algum lugar e tem esse doce. Já provei alguns excelentes e curiosamente foi na Itália que comi o melhor e o pior Tiramisu da minha vida. Alguns chefs e restaurantes dão suas interpretações, adicionando algum detalhe ou proporção que os confere paladares diferentes. Sempre me surpreendo e acho que serei eternamente uma tiramisu lover.

Bem, não segui à risca a receita do programa, dei meus pitacos, porque também acho que variar e adaptar fazem parte do cotidiano do nosso laboratório de experiências também conhecido por Cozinha. 

Combina com o calor e com almoço de fim de semana. Que tal?

Tiramisu


Tiramisu

Tiramisu
(refratário com 25 x 15 cm ou equivalente)

Ingredientes
200 g de queijo Mascarpone - usei o caseiro DESSA RECEITA
2 xícaras (chá) de creme de leite fresco - com 35% de gordura
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 pitadinha de sal
1 gema
3 colheres (sopa) de licor à sua escolha- usei de cacau Godiva
1 xícara (chá) de café preparado bem forte e FRIO
1 pacote de biscoito Champanhe
chocolate em pó para polvilhar


Tiramisu


Preparo
Com o auxílio de um fouet, bata a gema com 1 colher de açúcar até obter um creme fofo de coloração amarelo clara. Adicione o queijo mascarpone e 1 colher do licor, misturando bem. Reserve.

Usando uma batedeira, bata o creme de leite até o ponto de picos firmes (cuidado para não passar do ponto, senão vira manteiga). Misture 2 colheres de açúcar, a pitadinha de sal e a essência de baunilha. Junte ao creme de mascarpone, mexendo delicadamente.

Em uma tigelinha, misture o café forte com o licor restante (nota: eu adicionei 1 colher de sopa de açúcar, mas não seria necessário). Mergulhe um a um os biscoitos champanhe e vá colocando na fôrma até fazer a 1a. camada. Cubra com a metade do creme. Repita a 2a. camada de bolachas e finalize com o creme, alisando a superfície com uma espátula.

Cubra a fôrma com filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 3 horas, mas o ideal é da noite para o dia.

Na hora de servir polvilhe o chocolate em pó com o auxílio de uma peneira.

Bom apetite!



4 comentários :

  1. Olá Sandra!!! Sou fã dos programas do Claude Toisgros!! Eu gosto do jeito carismático e despretensioso de sua apresentação!!
    Ai, ai...esse tiramisu está de encher os olhos, parabéns!!!
    Beijos e lindo final de semana pra você! =)

    ResponderExcluir
  2. Essa é uma das sobremesas que eu mais gosto... Delicia, Huuuuuuuuuuuuuuummmmmmmmmm!!!
    Desejo um Excelente Fim de Semana pra você e sua família :0)
    A amizade quando verdadeira dobra a nossa alegria e divide a tristeza ao meio.
    Beijos Márcia (Rio de janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com


    ResponderExcluir
  3. Minha sobremesa favorita, e esta ficou deliciosamente linda.

    Beijinhos

    Carla

    ResponderExcluir
  4. Eu amei sua receita de mascarpone e inclusive divulguei pra um monte de gente no meu curso de culinária! =)
    Eu sempre tive problemas com tiramisu e qualquer receita que leve ovo cru. Massss eis que fazendo curso o professor tirou de mim todas as neuras que eu tinha e não só fiz um tiramisu, como comi até dizer chega...hehehehe. Adoro, acho uma sobremesa fantástica!
    O seu ficou lindo!
    Beijos,
    Fla.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!