Pelo 8o. ano consecutivo o blog Kochtopf promove na blogosfera o "World Bread Day". O Caldeirão está participando pela segunda vez.
Este ano escolhi um pão que há muito tinha vontade de fazer em casa, o Pão Sueco. Além de estar entre a minha meta de reproduzir receitas de várias culturas e países diferentes, o fato de ser um pão sem fermento me encanta.
Sou amante dos pães, os considero um alimento quase devocional. Presente em todas as culturas, cada uma dela curiosamente transforma a mistura de farinha e água em algo que é símbolo de fartura, prosperidade. A frase "não pode faltar pão à mesa" é simbólica, significa que não falte alimento para aqueles.
Sobre a execução desse pão digo que mais fácil impossível. Fora o tempo de descanso na geladeira, em cerca de meia hora ele fica pronto. É ótimo para acompanhar aperitivos em geral, patês, queijos ou até mesmo geleias especiais. A receita trouxe mais uma vez do excelente livro "Cozinhando para Amigos 2", da Heloisa Bacellar.
Não deixe de acompanhar as outras receitas.
Pão Sueco
Ingredientes
1 xícara (chá) + 1 colher (sopa) de farinha de trigo integral
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
25 g de manteiga derretida
1/2 xícara (chá) de iogurte natural
1 colher (sobremesa) de semente de linhaça
1 colher (chá) de gergelim preto
1 colher (chá) de gergelim branco crú
1 colher (chá) de gergelim torrado
*nota: as sementes podem ser à sua escolha
Preparo
Coloque a farinha, o bicarbonato e o sal em uma tigela média. Junte e manteiga e o iogurte e trabalhe com as mãos até formar a massa. Junte as sementes e misture até que fiquem espalhadas por igual. Forme uma bola, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por no mínimo 1 hora.
Preaqueça o forno a 200 graus.
Abra a massa sobre uma superfície enfarinhada com o auxílio de um rolo até uma espessura o mais fina possível, que é quando essa começar a quebrar. Corte pedaços no formato que preferir e transfira-os para uma assadeira enfarinhada. Leve para assar até ficarem crocantes.
Retire do forno, aguarde esfriar e guarde em pote bem fechado por até 1 semana.
Espero que tenham gostado!
Tem um aspeto delicioso!
ResponderExcluirBjinhos
Sandra,
ResponderExcluirGostei desse pão, bem diferenciado. Tal como você, adoro fazer pães e experimentar receitas de diferentes culturas. Hoje participo com pão húngaro.
Bjs.
Hummmmmmmm que delícia Sandra, parece ser muito gostoso.
ResponderExcluirAdorei suas fotos... penei muito para conseguir fazer uma aceitável... preciso urgente aprender a melhorar isso...rsrsrs!
Parabéns!!!
Bjuss!!!
Sandra amo todo ritual de fazer pães em casa, os seus ficaram lindos, sentimos o carinho na postagem, a apresentação nem se fala... vou levando a sugestão. Parabéns pela postagem
ResponderExcluiradoro este pão. o seu ficou lindo e perfeito, bj
ResponderExcluirOi Sandra, receita diferente e saudável.Arrasou.Beijos.
ResponderExcluirAchei esse pão bem original e tenho a certeza que ia adorar
ResponderExcluirbjs
Chegando atrasada e endoidecida com a quantidade e variedade de pães do WBD. Sua receita é fácil, diferente e, com certeza, gostosa. Perfeito para um aperitivo, um lanche despretensioso. Esses suecos sabem mesmo das coisas :) Adorei sua receita! Beijos!
ResponderExcluirOlá Sandra
ResponderExcluirQue aspeto delicioso :-) Gosto imenso desse pão / tostas suecas. Adoro e ficou com um ar fantástico.
Vem ver o passatempo que está a decorrer no meu blog (a receita já pode ter sido publicada)
http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/2013/09/parceria-ramiro-leao-e-um-passatempo.html
Beijinhos
http://www.pratocaseiro.blogspot.pt/
This bread is on my to-do-list since a long time, so thanks for the recipe. Obrigado por participar na World Bread Day 2013!
ResponderExcluirAmei seu Blog!!
ResponderExcluirGostei muito da receita do pao sueco.
ResponderExcluirMuito obrigado
ResponderExcluirMuito obrigado
ResponderExcluirParece delicioso! Essa colher de farinha é pra enfarinhar a forma ou é pra usar na massa?
ResponderExcluirAmei sua receita. Obgada.
ResponderExcluirYour post is very helpful and your information is reliable.
ResponderExcluirPersonal injury cases encompass a wide range of accidents and incidents, including car accidents, slip and falls, medical malpractice, workplace injuries, and more.
Personal Injury Lawyer Virginia Beach
Wow Excellet post ! or post is very helpful and your information is reliable. i want to more informative blog........ code of virginia emergency protective order
ResponderExcluirchild protective orders virginia