05 setembro 2014

Pudim de tapioca e coco

 Pudim de tapioca e coco

Quem vive tem histórias pra contar. E nesse Caldeirão, além de comida, tem também prosa, talvez porque uma não viva sem a outra.

Hoje falo um pouco do que vou chamar a Saga do Sagu. O título é meramente ilustrativo, mas tem um tanto a ver.


Posso dizer que nessa vida recebi e recebo muitas bençãos. Pode soar clichê para quem não entende a importância disso, mas uma dessas bençãos chama-se amizade. Vou falar de algumas delas - por sorte tenho mais - um grupo que se conhece, deixa lá ver, em média há mais de 20 anos (falo em média porque para alguns esse tempo ainda é maior).

Não nos vemos com tanta frequência quanto podemos e gostaríamos, mas sempre que acontece essa reunião, é uma alegria imensa. Começamos nossa história indo ao casamento uns dos outros, acompanhamos os filhos nascerem e crescerem - e também se tornarem amigos- e agora, todos crescidos, somos muitos e conversamos de igual para igual, apesar de ainda cometermos o ato falho de nos referirmos à eles como "as crianças".

Esse final de semana, foi um dia desses de juntar parte dessa turma em um almoço. Como eu sou a Bruxa formiguinha, levei a sobremesa, atendendo a um pedido de um desses amigos louco por sagu. Pedi um voto de confiança para uma sobremesa que havia marcado em um livro (que levava sagu) mas que não era sagu convencional. Ante a resposta "surpreenda-me", brincando, é claro, apostei de vez nesse pudim. 

Ele tem um preparo um pouco diferente de outros pudins. Fica com uma consistência bem cremosa e na minha humilde opinião, se quiser fazer sem o sagu acho que até ficaria mais gostoso. Bem, com sagu ficou bom, mas da próxima farei sem. Sou sincera porque aqui estou falando com amigos também, certo?

A receita original veio d' "O Livro do Pudim" de Daniela Aliperti (editora Panda Books), a qual dei minha adaptadinha básica. Tem outras receitas também apetitosas que farei em breve. Recomentdo ambos, o livro e esse pudim.



Pudim de tapioca e coco


Pudim de tapioca e coco
(fôrma de furo central com 23 cm de diâmetro)

Ingredientes
>pudim
1/2 xícara (chá) de tapioca (sagu) - ou 65g
300 ml de leite
200 ml de leite de coco (1 garrafinha)
2 ovos
4 gemas
1 lata de leite condensado
100 g de coco ralado - usei fresco
>calda de caramelo
1 e 1/2 xícara (chá) de açúcar



Pudim de tapioca e coco

Preparo
>pudim
Coloque a tapioca (sagu) em uma tigela junto com o leite e o leite de coco. Deixe hidratando por umas 2 horas no mínimo. Passado esse tempo, aqueça em fogo médio.

Em outro recipiente bata as gemas e os ovos inteiros com um fouet (batedor de arames) até obter um creme tipo uma gemada. Junte o leite condensado e o coco ralado, misturando bem. Despeje sobre esse creme um pouco do leite aquecido, mexendo até combinar. Coloque essa mistura na panela que está o restante do leite com a tapioca. Leve ao fogo médio, mevendo com uma colher de pau até que a consistência fique encorpada. O ponto certo é quando o creme recobre as costas da colher e se passar o dedo pelo meio, ele não escorre. Desligue o fogo.

>calda de caramelo
Coloque o açúcar dentro da fôrma que vai assar o pudim e leve-a ao fogo para derreter até virar caramelo. Não descuide e mexa sempre para não deixar queimar. Cuidadosamente, com as costas da colher de pau vá lambuzando o fundo e laterais da fôrma. Faça isso rapidamente porque o caramelo endurece fácil. Se isso acontecer antes de você terminar de cobrir tudo, leve mais uns instantes ao fogo.

Despeje a massa do pudim na fôrma caramelada. Cubra com papel alumínio (com a parte brilhante voltada para o pudim).

Leve para assar em banho maria (coloque a forma do pudim em outra assadeira mais larga e despeje água fervente até a metade da altura) em forno preaquecido a 180 graus por aproximadamente 1 hora. Faça o teste do palito, espetando no centro do pudim até que saia seco. Se necessário e como depende de forno para forno, asse por mais alguns minutos.

Aguarde esfriar totalmente (fora da geladeira) para desenformar. Mantenha em geladeira.

Gostaram? Bom apetite!

3 comentários :

  1. Sandra, como conseguir desenformar depois de frio? A calda não vai endurecer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ildete, tudo bem?
      O pudim não pode ser desenformado morno, senão ele desmancha, e nem gelado quando levado à geladeira, senão ele gruda. Mas o ideal é que esfrie totalmente na temperatura ambiente. Ai ele desenforma bem. Você dá uma rodadinha na fôrma para ver se ele está soltinho. Estou digitando do cel, me desculpe se alguma palavra sair erraerrada. Abraços

      Excluir
  2. olá, em que momento acrescenta o coco ralado?

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!