São duas estórias que quero contar hoje. Uma é recente e está relacionada com a outra, a de um grupo de amigos que se conhecem há cerca de trinta anos.
Então vamos lá. Um desses nossos amigos postou em uma rede social a foto de uma sobremesa que faz tempo não comia, o Sagu. Deixei lá um comentário e ele brincou dizendo que a Bruxa poderia fazer para todos "um dia desses".
Coincidentemente - ou não, se você como eu não acredita em acaso - outro casal desse nosso grupo havia convidado a todos nós para um almoço. Aproveitando, falei que levaria então o Sagu. Foi engraçado como a partir daí apareceram "saguzólogos" até então enrustidos. Doce das antigas, ou de vovó, andava o tal Sagu parece que esquecido até nas sobremesas de casa, quiçá nos restaurantes!
A receita baseei-me em uma da internet, porém com a condição de usar suco de uva feito em casa. Um doce simples, quando resgatado, merece um tanto dessa dignidade, imaginei.
Ah, e a estória desses amigos é muito especial. Assistimos os nossos casamentos, o nascimento dos filhos e desde então temos acompanhado esse processo de vê-los crescendo (enquanto nós envelhecemos) e, apesar de já estarem na adolescência e alguns até na transição para a vida adulta, ainda nos referimos a eles como crianças. Sempre serão assim para nós, pelo jeito, um pouco pela nostalgia e muito pelo carinho.
Sagu de uva e creme inglês
receita adaptada DAQUI
Ingredientes
1 xícara (chá) de sagu
1 e 1/2 xícara (chá) de suco de uva concentrado (*)
2 xícaras (chá) de água - aproximadamente
1 xícara (chá) de açúcar - ou a gosto
1 pau de canela
2 anises estrelados
4 cravos
(*) o suco de uva foi feito seguindo o processo INICIAL da receita postada AQUI com a alteração da quantidade de açúcar para 1 xícara (chá) e até o ponto de passar pela peneira, antes de voltar à panela para virar geleia.
Preparo
Lave o sagu e deixe de molho por 1/2 hora. Escorra bem.
Em uma panela de fundo grosso, coloque o suco de uva, a água, a canela, o anis e o cravo. Acrescente o açúcar aos poucos até agradar seu paladar. Leve ao fogo médio até começar a ferver. Diminua para fogo baixo e acrescente o sagu, mexendo eventualmente para não grudar na panela. Ficará pronto quando as bolinhas estiverem macias e quase transparentes. Se o líquido começar a secar no processo, acrescente mais água quente.
Nota: a consistência gelatinosa do sagu acontece quando ele esfria, então quando finalizar certifique-se de que há líquido suficiente para não virar um bloco grudento. Esse líquido irá dar uma secada naturalmente. Leve à geladeira por no mínimo 2 horas antes de servir.
Sirva acompanhando com Creme Inglês cuja receita está AQUI.
Bom apetite!
Que delícia, Bruxinha!!! Lembro da infância que minha mãe sempre fazia, não era assim tão delicioso quanto o seu... o nosso era mais simplesinho. Ela fez o mês passado relembrando esses momentos... bom demais. Acho que essa sobremesa pertence a infância de muita gente... Uma ótima semana com muitas flores e luzes. Com carinho Regiane.
ResponderExcluirO sagu com o creme inglês e uma delicia ja fiz,mais vou fazer do jeito que vc ensinou.
ResponderExcluirE como testemunha do almoço posso dizer que o Sagu estava bom demais!!
ResponderExcluirNossa!!! Essa sobremesa está tudo de BOMMM!!! Fiquei com água na boca...
ResponderExcluirGrande beijo, Irene
Fiz e deu muito certo, já tinha feito com algumas outras receitas e não deu certo. Gostei bastante.
ResponderExcluirFiz e deu muito certo, já tinha feito com algumas outras receitas e não deu certo. Gostei bastante.
ResponderExcluir