24 fevereiro 2014

Sagu de uva e creme inglês

Sagu de uva e creme inglês


São duas estórias que quero contar hoje. Uma é recente e está relacionada com a outra, a de um grupo de amigos que se conhecem há cerca de trinta anos.

Então vamos lá. Um desses nossos amigos postou em uma rede social a foto de uma sobremesa que faz tempo não comia, o Sagu. Deixei lá um comentário e ele brincou dizendo que a Bruxa poderia fazer para todos "um dia desses". 

Coincidentemente - ou não, se você como eu não acredita em acaso - outro casal desse nosso grupo havia convidado a todos nós para um almoço. Aproveitando, falei que levaria então o Sagu. Foi engraçado como a partir daí apareceram "saguzólogos" até então enrustidos. Doce das antigas, ou de vovó, andava o tal Sagu parece que esquecido até nas sobremesas de casa, quiçá nos restaurantes!


A receita baseei-me em uma da internet, porém com a condição de usar suco de uva feito em casa. Um doce simples, quando resgatado, merece um tanto dessa dignidade, imaginei. 

Ah, e a estória desses amigos é muito especial. Assistimos os nossos casamentos, o nascimento dos filhos e desde então temos acompanhado esse processo de vê-los crescendo (enquanto nós envelhecemos) e, apesar de já estarem na adolescência e alguns até na transição para a vida adulta, ainda nos referimos a eles como crianças. Sempre serão assim para nós, pelo jeito, um pouco pela nostalgia e muito pelo carinho. 


Sagu de uva e creme inglês


Sagu de uva e creme inglês

Sagu de uva e creme inglês
receita adaptada DAQUI

Ingredientes
1 xícara (chá) de sagu
1 e 1/2 xícara (chá) de suco de uva concentrado (*)
2 xícaras (chá) de água - aproximadamente
1 xícara (chá) de açúcar - ou a gosto
1 pau de canela
2 anises estrelados
4 cravos

(*) o suco de uva foi feito seguindo o processo INICIAL da receita postada AQUI com a alteração da quantidade de açúcar para 1 xícara (chá) e até o ponto de passar pela peneira, antes de voltar à panela para virar geleia.

Sagu de uva e creme inglês

Preparo
Lave o sagu e deixe de molho por 1/2 hora. Escorra bem.

Em uma panela de fundo grosso, coloque o suco de uva, a água, a canela, o anis e o cravo. Acrescente o açúcar aos poucos até agradar seu paladar. Leve ao fogo médio até começar a ferver. Diminua para fogo baixo e acrescente o sagu, mexendo eventualmente para não grudar na panela. Ficará pronto quando as bolinhas estiverem macias e quase transparentes. Se o líquido começar a secar no processo, acrescente mais água quente.

Nota: a consistência gelatinosa do sagu acontece quando ele esfria, então quando finalizar certifique-se de que há líquido suficiente para não virar um bloco grudento. Esse líquido irá dar uma secada naturalmente. Leve à geladeira por no mínimo 2 horas antes de servir.

Sirva acompanhando com Creme Inglês cuja receita está AQUI.

Bom apetite!


6 comentários :

  1. Que delícia, Bruxinha!!! Lembro da infância que minha mãe sempre fazia, não era assim tão delicioso quanto o seu... o nosso era mais simplesinho. Ela fez o mês passado relembrando esses momentos... bom demais. Acho que essa sobremesa pertence a infância de muita gente... Uma ótima semana com muitas flores e luzes. Com carinho Regiane.

    ResponderExcluir
  2. O sagu com o creme inglês e uma delicia ja fiz,mais vou fazer do jeito que vc ensinou.

    ResponderExcluir
  3. E como testemunha do almoço posso dizer que o Sagu estava bom demais!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa!!! Essa sobremesa está tudo de BOMMM!!! Fiquei com água na boca...
    Grande beijo, Irene

    ResponderExcluir
  5. Fiz e deu muito certo, já tinha feito com algumas outras receitas e não deu certo. Gostei bastante.

    ResponderExcluir
  6. Fiz e deu muito certo, já tinha feito com algumas outras receitas e não deu certo. Gostei bastante.

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!