24 setembro 2014

Conserva de atum fresco em azeite com ervas

Conserva de atum fresco em azeite com ervas


Aos 15 anos assumi de vez a dieta vegetariana, pois de verdade nunca gostei de comer carne. Alguns tipos, como aves e suínos, não sei nem que gosto têm. Costumo associar meu vegetarianismo à uma espécie de intolerância alimentar. Não me privo nem por esse ou aquele conceito ou filosofia. Não gosto, não tenho vontade e passo bem sem, simplesmente, e tampouco julgo alguém pelas suas escolhas.

Porém minha família come e gosta muito. Aprendi a cozinhar carnes, aves e peixes mesmo sem provar, nem mesmo o molho, se acaso tiver. Diria que pouquíssimas vezes errei nos temperos, na grande maioria das vezes acerto o prato e recebo elogios.

Então, quando fui selecionada para a prova da colher de pau do Masterchef Brasil, fui orientada que não haveria local para aquecer comida, a qual já teria que ser levada pronta e apenas empratada na hora da prova. Recebi um telefonema de uma produtora dizendo que poderia ser comida quente, que os jurados em um programa de TV estão acostumados com comida fria. Por sorte dessa vez - ou intuição - não caí nessa conversa. Imaginei uma pessoa provando uma massa, ou um risoto, ou qualquer coisa que mudaria a consistência, textura e sabor se preparadas para serem servidas na temperatura quente, ali, com mais 299 participantes, comendo uma comida fria. E naquele dia em especial, estava muito frio.

Assim, das opções que podia preparar, descartei o doce, apesar de ser uma das minhas especialidades. Pensei: "tartar vai ter de monte, ceviche, idem. Vou fazer algo diferente". E foi assim que optei por essa conserva. 

Todos que provaram, aprovaram, inclusive o jurado da prova, que ao comer fez uma expressão de (boa) surpresa. Curiosamente, foi o mesmo jurado, o que faz pinta de mal, que disse em outra prova que eu não tinha nível para ser Masterchef (estou sendo irônica, perceberam, né?).

Atendendo a pedidos, aqui vai a receita, atípica para o blog Caldeirão. Espero que gostem!

Nota: essa foto foi tirada do primeiro teste da receita, não foi a que apresentei na prova. A salada foi essa AQUI. O molho, segue abaixo.



Conserva de atum fresco em azeite com ervas

Conserva de atum fresco em azeite com ervas

Ingredientes
1a. etapa
500 g de lombo de atum fresco (o lombo, ou barriga, dá melhor resultado)
1 limão siciliano cortado em rodelas
suco de 1 limão siciliano
sal
2a. etapa
1 fio de azeite
1 cebola branca média cortada em cubinhos
2 dentes de alho descascados, porém inteiros
1 talo de salsão picado
1 xícara (chá) de vinho branco seco
2 xícaras (chá) de água
1 folha de louro
2 ramos de tomilho
1 colher (chá) de sal - ou a gosto
3a. etapa
120 ml de azeite de oliva (use um de qualidade)
1 ramo de alecrim
1 ramo de tomilho
1 folha de louro
1/2 xícara (chá) de manjericão
1/2 xícara (chá) de salsinha
1 colher (chá) de pimenta do reino em grão
1 colher (chá) de pimenta vermelha seca - ou a gosto
algumas rodelas de limão siciliano

Conserva de atum fresco em azeite com ervas


Preparo
1a. etapa
Limpe bem o atum, removendo todo tipo de pele. O lombo de atum terá um formato triangular. Corte esse triângulo em fatias de 2 cm de espessura. Salgue, coloque em um refratário forrado com metade das rodelas de limão, despeje o suco por cima das fatias de atum, cubra com o restante das fatias, tampe (ou cubra com filme plástico) e leve à geladeira por no mínimo 6 horas, ou da noite para o dia.

2a. etapa
Em uma panela de fundo grosso, aqueça o azeite, coloque a cebola picada, os dentes de alho inteiros e o salsão para dar uma suada. Adicione o vinho branco e quando começar a ferver, junte a água, o louro e os ramos de tomilho. Salgue à gosto. Mantenha em fogo baixo por 1 hora.

Quando estiver faltando uns 15 minutos para o caldo ficar pronto, retire o atum da geladeira para ficar à temperatura ambiente. Descarte o suco e as rodelas de limão.

Quando o caldo chegar à 1 hora de redução, adicione à ele o atum. Aguarde ferver, abaixe o fogo e conte 2 minutos de cocção. Desligue o fogo e deixe na panela tampada até esfriar.

Retire desse caldo somente as fatias de atum e o alho (descarte o restante).


Conserva de atum fresco em azeite com ervas

3a. etapa
Em um pote grande ou em um refratário de vidro com tampa, faça camadas com as ervas, alhos, atum, pimentas e fatias do limão siciliano. Finalize regando com o azeite. Tampe e leve à geladeira por pelo menos 2 dias antes de servir. A conserva dura 1 semana em geladeira.

Obs.: fiz algumas remoções na conserva para que os pedaços ficassem sempre pegando os temperos diversos.

Sugestão para servir
Retire a conserva da geladeira alguns minutos antes de servir para o azeite liquefazer. Pegue um pouco desse azeite que ficou na conserva e bata no liquidificador ou processador com algumas folhas de manjericão fresco. Esse será o molhinho do atum.

Para o molho da salada
Separe um pouco desse azeite de manjericão e acrescente suco de laranja, mel e uma pitada de sal. As proporções ficam ao seu gosto. Sirva sobre a salada.

Espero que tenham gostado. Bom apetite!

3 comentários :

  1. Simplesmente fascinante.Fiquei muito impressionada com o seu relato.Como posso ser aceita no blog, caso seja possivel.

    ResponderExcluir
  2. Querida Sandra, Adorei seu atum em conserva. Vou tentar fazer bj Candida Botelho

    ResponderExcluir
  3. Vou preparar,depois de pronto faço o comentário

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!