04 agosto 2014

Panna cotta de Cumarú com calda de limão siciliano


Panna cotta de Cumarú com calda de limão siciliano


Queridos leitores sinto-me em dupla falta com vocês. A primeira foi meu sumiço sem ter dado alguma explicação. Apesar de ter sido só por uma semana, para mim pareceu um tempo bem maior.

A segunda falta foi ter deixado passar o aniversário de 4 anos do Caldeirão (que seria comemorado no dia 16 de julho) sem meu mais sincero agradecimento por todos que fazem desse blog uma alegria para essa Bruxa que dedicadamente faz o seu melhor para trazer um pouco de sua cozinha, de suas histórias e experiências de vida.

Vocês me proporcionam verdadeiramente o motivo para continuar com a alegria, o amor e a dedicação nessa aventura misteriosa que é cozinhar. Nesses 4 anos, tenho recebido muito mais do que tenho dado. Fiz de alguns colegas blogueiros, amigos de verdade. Recebo constantemente mensagens de leitores compartilhando palavras de incentivo e agradecimento. Muitos depositam confiança em pedir conselhos e me fazem consultas, que dentro do possível e dos meus conhecimentos, respondo com um certo orgulho.

Cozinhar de verdade é dedicação. Não é técnica, não é stress, não é loucura ou pressão. Cozinhar é paixão, é colocar vida e amor no que se está preparando. 

Sempre digo que alimento é um termo amplo. Podemos alimentar nossos entes queridos apenas com os que lhe mantém a saciedade do corpo, mas prefiro oferecer de coração o que vai além do visível. Alimento com minhas boas intenções, amor, doação e tantos outros sentimentos sempre dotados de boas intenções.

A jornada pelo universo da culinária é longa, infinita e bem tortuosa. Não imagino e nem vislumbro um lugar confortável onde possa-se dizer que já se sabe tudo. Do contrário, a única coisa que conta para mim é o trajeto propriamente dito. O chegar é menos importante do que aproveitar a caminhada. O desafio é saber fazer dos espinhos que porventura apareçam nesse caminho, um motivo a mais para apreciarmos as flores. 

Crescimento real em todas as etapas da vida dá-se também por amor, mas principalmente pela dor. E passado algum tempo, a gratidão por esse período ou motivo que nos fez tão tristes, ou infelizes ou preocupados, ou desmotivados, aflora e com ele fica o que realmente é importante: mais uma receita para seu caderninho chamado vida.

"O que não mata, engorda". Empresto do dito popular essa metáfora culinarística para finalizar antes de servir o "meu prato", ainda metaforicamente falando.

Sobre a receita de hoje, havia há algum tempo provado essa combinação no restaurante do chef Carlos Bertolazzi, o Per Paolo a qual me agradou muito. Porém, essa receita NÃO é a do restaurante, é uma adaptação e interpretação minha, apenas copiei o tema. Vamos à ela?



Panna cotta de Cumarú com calda de limão siciliano

Panna cotta de Cumarú com calda de limão siciliano


Panna cotta de Cumarú com calda de limão siciliano
(rendimento: 6 potinhos de 100 ml cada)

Ingredientes
>panna cotta
2 xícaras (chá) de creme de leite fresco - com 35% de gordura (o outro não dá certo)
2 xícaras (chá) de leite integral
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sobremesa) de semente de Cumarú ralada (ou essência de baunilha) 
2 colheres (sopa) de gelatina em pó incolor e sem sabor
4 colheres (sopa) de água fria
>calda de limão siciliano
3/4 xícara (chá) de suco de limão siciliano
1 xícara (chá) de açúcar
1 e 1/2 colher (sopa) de raspas da casca do limão siciliano

Panna cotta de Cumarú com calda de limão siciliano

Preparo
>panna cotta
Coloque o creme de leite, o leite integral, o açúcar a a semente de Cumarú ralada em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo médio, sempre mexendo até aquecer. NÃO DEIXE FERVER OU AQUECER DEMAIS. Reserve.

Em outra panelinha, dissolva a gelatina na água fria. Leve ao fogo médio só até dissolver e ficar com a consistência liquida. TAMBÉM NÃO DEIXE FERVER OU SUPERAQUECER. Desligue o fogo e misture essa gelatina ao creme de leite. Dissolva bem e coloque essa panela dentro de outra (ou de uma vasilha) com água fria para resfriar mais rápido.

Despeje esse líquido em potinhos individuais. Se for desenformar, unte levemente a forminha com um pouco de óleo e em seguida lave com água corrente. Deixe o interior úmido (mas não com excesso de água) e em seguida coloque o leite. Leve à geladeira até firmar.

>calda de limão siciliano
Coloque o suco e o açúcar em uma panelinha de fundo grosso. Tome cuidado para não deixar caroços nesse líquido ou então irá amargar. Leve ao fogo alto e quando ferver, abaixe o fogo. Deixe reduzir por aproximadamente 20 minutos. Junte as raspas e deixe no fogo por mais 30 segundos. Aguarde esfriar para utilizar.

Desenforme a panna cotta e regue com a calda. Sirva à seguir.

Notas:
1) costuma-se encontrar a semente de Cumarú (também conhecida por Tonka) em loja de artigos religiosos. Se não conseguir, pode usar a baunilha ou até mesmo suprimir.
2) se precisar, adicione mais açúcar à calda, conforme o seu gosto. Se não encontrar o limão siciliano, pode fazer a calda com laranja e um pouco de limão galego. Nesse caso, use as raspas da laranja.

Gostaram? Bom apetite!


3 comentários :

  1. Depois de 4 anos, quantos feitiços já passaram por esse caldeirão, hein? Bom que a gente acompanhou tudo :) Parabéns para essa bruxinha boa, continue encantando/enfeitiçando/ cozinhando por aqui! E que delicada essa panna cota, nunca usei cumaru, os sabores parecem incríveis. Beijão, sou sua fã!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo aniversário do blog e que venham muitos mais.
    Adoro panna-cotta e esta ficou linda e imagino que uma delicia
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Sandra querida,
    Parabéns por esse Caldeirão tão delicioso, criativo e cheio de inspiração.
    Gostei demais do seu texto sobre culinária e concordo com tudo que você falou. Em resumo: culinária é pura paixão.E, viva ela!
    Bj e sucesso,
    Lylia

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!