08 agosto 2014

"Mendl's Courtesan au Chocolat" do filme "O Grande Hotel Budapest" e o niver da Bruxa


Mendl's Courtesan au Chocolat


Era uma vez uma menininha que nasceu em 8 de agosto de 1963. Cresceu em uma cidade praiana, praticou natação e fez teatro amador. Amante de artes em geral, buscava em um Cineclube na sua cidade - a única sala que fugia do cinemão comercial - por filmes que formaram suas opiniões e que deu motivos para bastante reflexões.

Aos 18 mudou-se de cidade para estudar Arquitetura na USP (outra paixão desde cedo) e nesse meio tempo praticou Tai-Chi-Chuan, estudou Astrologia e mais tarde, iniciou-se no Yoga e na arte da Culinária. Até que em 11 de junho de 1997, realizou o sonho e a maior alegria da sua vida: tornou-se mãe de uma linda e especial menininha.

Os anos passaram, ambas as menininhas tornaram-se mais que mãe e filha, mas sim companheiras em alguns gostos. Um deles, tema dessa nossa prosa, é a paixão por cinema. 

Imagina para uma mãe cinéfila ouvir da filha que essa quer estudar Cinema. Agora, imagina, depois de alguns anos, receber o convite da parte dela para assistirmos só nós duas o filme "Grande Hotel Budapeste" (The Grand Budapest Hotel, de Wes Anderson, 2014). Filme fantástico, companhia especial, resumindo, foi uma tarde deliciosa!

E que tem a ver o filme com esse doce que trago hoje? Bem, esse docinho, "Mendl's Courtesan au Chocolat" (Cortesã de Chocolate da Mendl) tem parte importante no filme. Como não sou spoiler (livre traduzinho, uma estraga prazeres), não contarei, fiquem sossegados.

Foi minha filha quem descobriu que havia uma receita dele com passo a passo, essa >AQUI<. A massa dos Éclairs usei de uma receita que já postei e que deu certo, resolvi não arriscar a do site. Utilizei (com uma ligeira modificação), o delicioso recheio de chocolate, que recomendo para outras gordices, como recheio de bolos ou rocamboles, por exemplo. Não sou uma confeiteira a ponto de ter feito as decorações como manda o figurino, essa apresentação foi o máximo do capricho que consegui,

Então aqui vai a receita do docinho especial que resolvi fazer no lugar do tradicional bolo de aniversário para mim mesma.



Mendl's Courtesan au Chocolat


Mendl's Courtesan au Chocolat

Cortesã de Chocolate da Mendl
(renderam 8 unidades montadas)


Ingredientes
>Éclairs
A receita com ingredientes e fotos com passo a passo para execução e dicas importantes está >>AQUI<<

>recheio de chocolate
1 e 1/2 xícara (chá) de leite integral (usei o desnatado, também dá certo)
100 g de chocolate meio amargo em barra picado grosseiramente - usei cacau 55%
3 gemas de ovos
1/4 xícara (chá) de açúcar
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
2 colheres (sopa) de amido de milho

>cobertura
açúcar de confeiteiro
leite 
corante comestível nas cores vermelho, verde e roxo (usei o gel)


Mendl's Courtesan au Chocolat

Preparo
>Éclairs
Usando a receita de referência, coloque a massa em um saco de confeitar com bico largo e desenhe as bolinhas sobre uma assadeira revestida com papel manteiga. Essas bolinhas deverão ser feitas em 3 tamanhos, um deles maior para a base, outro médio para a camada intermediária e o outro menor para o topo. Lembre-se que a massa infla ao ser assada, então deixe um bom espaço entre elas.

>recheio de chocolate
Coloque o leite e os pedaços do chocolate em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo até derreter. Apague o fogo e reserve.
Em uma tigela, coloque as gemas, o açúcar, o chocolate em pó e o amido de milho e misture bem até obter um creme. Despeje nessa mistura um pouco do leite com o chocolate. Mexa até dissolver. Volte esse conteúdo da tigela para a panela com o restante do leite, ligue o fogo novamente, mantendo-o baixo e vá mexendo com uma colher até esse líquido adquirir uma consistência de mingau. Desligue o fogo e deixe esfriar. Se quando estiver frio ficar menos maleável, mexa vigorosamente com um fouet.
Coloque em um saco de confeitar com bico fino e recheie os éclairs, fazendo um furinho na parte de baixo deles.

>cobertura
Coloque o açúcar de confeiteiro em uma tigelinha e vá acrescentando leite AOS POUCOS, mexendo até ficar maleável, mas não tão líquido. Essas quantidades são na tentativa, difícil dar uma medida precisa.
Divida essa cobertura em 3 potinhos. Em cada um deles coloque SÓ UM POUQUINHO (QUASE NADA MESMO) do corante, principalmente se estiver usando o corante em gel cuja cor é mais forte e misture bem. A ideia é fazer com que as cores fiquem pastéis.

Mergulhe o topo de caba bombinha já recheada nessa cobertura. Deixe secar sobre uma bancada ou tabuleiro.

Para a montagem, coloque um pouquinho do recheio entre cada bolinha para fixar bem. Decore com um pedacinho de chocolate no topo da bolinha menor.

Espero que tenham gostado! Deliciem-se!



4 comentários :

  1. Querida Sandra,

    Que todos os seus dias sejam doces e especiais como você. Feliz aniversário, com grande toque de magia solar.

    Beijo,

    Shirley Monroy

    ResponderExcluir
  2. Oi Sandra, parabéns!
    Que papai do céu te abençoe muito...
    Bjsssss

    ResponderExcluir
  3. Parabéns atrasados. Que vejamos muitos. Gostei muito da sugestão

    Há passatempo a decorrer no meu blog para Portugal e Espanha, é fácil participar. Convido a ver:

    http://pratocaseiro.blogspot.pt/2014/08/passatempo-receita-mais-fresca-deste.html

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!