04 julho 2014

Brigadeiro de paçoca

Brigadeiro de paçoca


Tem coisas que a gente fica meio assim, sei lá nem como dizer. Moda e modismos: não gosto. Até fujo das tendências, para ser ainda mais do contra.

Sei que pode parecer uma postura meio que exclusivista, ou  um comportamento com um tantinho de rebeldia, mas quando alguma coisa começa a massificar, perde minha atenção.

Houve, há algum tempinho atrás, a onda dos brigadeiros disso e daquilo. Honestamente, brigadeiro de verdade é feito de leite condensado, chocolate e manteiga e só. Mas, enfim, o boom de usar a base do leite condensado e ousar em cima caiu no gosto geral. Para ser sincera não me incomodei, pois para mim, "doçólatra" de carteirinha, quanto mais doce gostoso e diferente, melhor.

Acho que a moda já passou, e é por isso que resolvi fazer uma das versões que mais me encantou, o brigadeiro de paçoca.

Esse post está tão fora de moda - bem ao meu gosto, por sinal - que até o mês das festas juninas (que paçoca seria um tema) já se foi. Porém aproveitei a minha moda interna de usar paçoca (como podem constatar nessa receita ou nessa aqui) e pensei, "é agora ou agora".

Segue então o tal "brigadeiro" de paçoca, ou se preferirem, um docinho super gostoso, de paçoca. A vantagem é que ele fica bem no meio do gosto do brigadeiro e do cajuzinho (aquele também feito com amendoim moído e leite condensado). Pode ser apresentado na versão enrolado e em copinhos para comer de colher.



Brigadeiro de paçoca

Brigadeiro de paçoca
(30 unidades de bolinhas com 2 cm de diâmetro. Se usar copinho, vai depender do tamanho do mesmo)

Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga sem sal
2 paçoquinhas tipo rolha (ou as embaladas) - esfareladas
* 100 g de creme de leite de caixinha - SE FOR FAZER A VERSÃO DE COPINHO
** algumas paçoquinhas extras para esfarelar e enrolar os docinhos

Brigadeiro de paçoca


Brigadeiro de paçoca

Preparo
Coloque todos os ingredientes em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo médio, mexendo sempre para não grudar nas laterais. 

Se for fazer a versão de enrolar, o ponto certo é quando ao raspar a colher de pau ou espátula pela panela seja possível ver o fundo. Transfira para um prato fundo untado com manteiga, aguarde esfriar e leve à geladeira por no mínimo 1 hora. Para enrolar: disponha a paçoca esfarelada em um prato, faça bolinhas do mesmo tamanho com a massa (use uma colher pequena para medir a quantidade e unte a palma das mãos com manteiga) e passe cada uma pela farofinha. Acomode os docinhos em forminhas.

Caso opte pela versão de colher, não esqueça de incluir o creme de leite na panela do preparo. O ponto é o de um mingau espesso. Distribua pelos copinhos, aguarde amornar e leve à geladeira até que fiquem geladinhos. Decore, se gostar, com farelinho de paçoca.

Gostaram? Bom apetite!


6 comentários :

  1. Claro que gostei!!! Inclusive já comi e s-u-p-e-r recomendo!!!
    Brigadeiro é o meu docinho predileto, o tradicional, claro. Aceito as variações no chocolate (ao leite, meio amargo e amargo). Os demais são para mim docinhos de aniversário...porém nada menos irresistíveis! Quem é formiguinha, não nega a raça hehehe...
    Eu gosto de observar os modismos em geral, mas nem sempre consigo seguí-los por priorizar o meu gosto em primeiro lugar. Mas quando o assunto é comida, fico instigada para testar, porém não postar...rs
    A cabeça da gente é uma loucura, não?
    Bjssss

    ResponderExcluir
  2. Humm que delicia! Quero fazer!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  3. Sandra, minha afilhada é apaixonada por paçoca! Tentei fazer um brigadeira uma vez e foi um desastre, anotei a tua receita para mimá-la um pouquinho nessas férias :) beijão!

    ResponderExcluir
  4. Olá para fazer o brigadeiro enrolado eu uso só o leite condensado e a manteiga não coloco a paçoca junto para dar o ponto? Só uso a poçoca para enrolar ? Estou certa ou errada

    ResponderExcluir
  5. Olá para fazer o brigadeiro enrolado eu uso só o leite condensado e a manteiga não coloco a paçoca junto para dar o ponto? Só uso a poçoca para enrolar ? Estou certa ou errada

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!