02 julho 2014

Curry de grão de bico

Curry de grão de bico

Já há algum tempo fazer dieta entrou na moda. Uma hora demonizam a gordura, outra os carboidratos, o glúten ultimamente assumiu o papel de vilão (mesmo para aqueles que não tem intolerância à ele) e por aí vai. Café passou de malvado para bonzinho. O ovo então, nem saberia dizer de que lado ele está no momento de tanto sobe e desce na cotação de comidas saudáveis.

Olha, é tanta informação e tão contraditória que a única coisa na qual me baseio para minha alimentação diária é usar o bom senso. 


Vejam, água faz bem ao corpo e a total falta dela, obviamente, mata. Porém, se você beber 5 litros de água por dia vai te fazer mal, todos os minerais - e outros que não tenho propriedade profissional para afirmar - são literalmente lavados do corpo e expelidos com a urina.

O que eu quero dizer é que mesmo o que faz bem em quantidades erradas, passa a fazer mal. Do contrário, também o que é tido como um vilão (como por exemplo o açúcar) se bem dosado e nos momentos certos, traz um prazer enorme. E prazer e satisfação fazem muitíssimo bem à saúde, diga-se de passagem. Não adianta viver a vida privando-se de pequenas coisas a troco de ter um corpo de uma perfeição inatingível que a mídia e suas intervenções "fotoshópicas" - transformando seres mortais em semi deuses - tentam nos vender.

Que tal ouvir seu corpo, suas necessidades e carências? Bateu uma tristeza, se joga no chocolate, por que não? Abusou no fim de semana e que começar a segunda "limpinho"? Ok, tome um suco verde e capriche no cardápio das frutas. Se está frio, agasalhe seu corpo com comidas reconfortantes que gerem um calor interno. Do contrário, no calorão, refresque-se com um cardápio leve.

Equilíbrio é a atitude que deveria preceder várias atividades e comportamentos humanos. Sabendo dosar, seja na alimentação, atividades físicas, trabalho, lazer, enfim, em qualquer que seja o momento, vive-se mais feliz e aí sim, de maneira mais saudável.

Hoje portanto trago um curry, um ensopadinho ultra comfort food que caiu como uma luva em um dia desses de alternância de mais frio X calorzinho do nosso atual inverno. Usei o grão de bico, um dos meus mais queridinhos do Reino Vegetal. Olha, super fácil e altamente recomendável. Palavra de Bruxa!


Curry de grão de bico

Curry de grão de bico
(4 pessoas)

Ingredientes
3 xícaras (chá) de grão de bico cozido na água e sal
1 mandioquinha grande
1 cebola pequena picadinha
1 e 1/2 colher (sopa) de óleo de gergelim - ou 2 colheres (sopa) de azeite
1 pimentão amarelo cortado em cubinhos
1 pimentão verde cortado em cubinhos
1 vidro (200 ml) de leite de coco
1 colher (chá) de cominho em pó
3 colheres (chá) de curry em pó 
1/4 colher (chá) de canela em pó - opcional
1/4 colher (chá) de pimenta do reino moída - opcional
sal
salsa e cebolinha picadinhas para finalizar (ou coentro)


Curry de grão de bico

Preparo
Cozinhe a mandioquinha em água. Quando amolecer, mas ainda estiver tenra, apague o fogo e reserve (inclusive a água do cozimento).

Em uma panela maior leve a cebola para refogar no óleo de gergelim (ou azeite). Junte a mandioquinha e a água do cozimento, o grão de bico pré cozido e o leite de coco. Adicione o curry, cominho, canela e pimenta do reino. Salgue a gosto e se necessário corrija algum dos temperos. Após levantar fervura, deixe cozinhando em fogo médio por uns 15 minutos. Se necessário acrescente mais água se o molho estiver muito espesso. Junte os pimentões picados e deixe cozinhar até que esses amaciem, porém antes de desmanchar. Finalize com a salsinha e a cebolinha picadas.

Sirva com arroz branco ou integral. Bom apetite! 


2 comentários :

  1. Sandra adoro grão de bico, mas nunca experimentei com curry. Deve ter ficado delicioso.Receitada anotada!
    Bjs
    Mel

    ResponderExcluir
  2. Com certeza sua receita deve ter ficado uma DELICIA, deu até água na boca ao ver o seu post... Huuuuuuuuuuuummmmmmmmmmm!!!
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)
     
    http://decolherpracolher.com.br

    ResponderExcluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!