08 maio 2014

Mini focaccias

Mini focaccias

Foi em mais uma das gostosas Oficinas promovidas pela Fleischmann que aprendemos a fazer essa receita utilizando a base pronta para Pão Caseiro. Foi um sucesso geral, alguns blogueiros amigos já compartilharam nos seus respectivos blogs ou já reproduziram em casa porque realmente é uma receita bem fácil e bem gostosa.


O tamanho fica a seu critério, a cobertura também. Aqui trago a que aprendemos na oficina, apenas troquei a muçarela de búfala pela comum porque não tinha em casa e tive preguiça de sair para comprar. Idem para o sal grosso que utilizei que estava em um dos meus moedores que tritura bem fininho, por isso não se destacou na foto.

Caso queira também fazer da forma mais tradicional, basta salpicar sal grosso, raminhos de alecrim e regar com azeite. Em uma versão não vegetariana, pedaços de linguiça também podem ser uma opção (só não digam que fui eu que falei). 

O que vale é saber que a massa é versátil, prática e encoraja os que ainda têm um certo receio de se arriscar a fazer pães caseiros. Vale a pena!

Ah, e em breve postarei as outras receitas e contarei um pouco mais do evento. Aguarde.

Mini focaccias


Mini focaccias


Mini focaccias
(rendimento: de 8 a 10 unidades)

Ingredientes
>massa
1 pacote de mistura Pão Caseiro Fleischmann
1 sachê (10 g) de fermento biológico seco
1 ovo
13 g (1 colher de sopa) de manteiga em temperatura ambiente
50 ml de azeite
150 a 200 ml de leite em temperatura ambiente
>cobertura
tomatinhos cereja cortados ao meio (no sentido do maior comprimento)
folhinhas de manjericão fresco
pedaços de muçarela (ou muçarela de búfala pequena cortada ao meio)
sal grosso triturado
azeite para regar

Mini focaccias

Preparo
>massa
Em uma tigela de tamanho médio coloque a farinha e o fermento. Misture. Adicione o ovo, a manteiga e o azeite. Trabalhe com a ponta dos dedos para incorporar a manteiga e obter uma espécie de farofa. Junte à princípio 150 ml de leite (não use gelado para não prejudicar a ação do fermento). Vá adicionando o restante do leite aos poucos até conseguir uma massa que desgrude das mãos.

Pulverize a bancada de trabalho com um pouco de farinha de trigo, despeje a massa e faça a sova por mais ou menos 15 minutos. Forme uma bola, coloque dentro de uma tigela levemente untada com azeite, cubra com filme plástico ou um pano limpo e seco e deixe levedar até dobrar de volume em lugar quente e sem vento (pode ser dentro do forno desligado). 

Após isso, siga o passo a passo das fotos

Mini focaccias

1) divida a massa em 8 ou 10 pedaços de igual tamanho

2) faça uma bolinha com cada um deles

3) abra cada bolinha com um rolo no formato ovalado. Usando um bisturi ou faca afiada, faça 3 cortes da diagonal de cada lado

4) disponha as focaccias em uma assadeira levemente polvilhada com farinha de trigo,deixando um espaço entre elas para não grudarem ao crescerem mais um pouco

5) em cada corte da massa coloque uma metade de tomatinho com uma folha de manjericão e algumas pedacinhos de muçarela (ou outras coberturas, se desejar). Pulverize o sal grosso (se os grãos estiverem muito grandes, quebre-os um pouco). Regue com azeite. Cubra novamente com o pano limpo e deixe sobre o fogão para crescerem um pouco mais enquanto aguarda o forno.

Preaqueça o forno a 200 graus por 10 minutos. Coloque as assadeiras com as focaccias para assar até que essas fiquem com uma tonalidade levemente dourada. Aguarde uns minutos antes de servir.

Espero que tenham gostado. Bom apetite!

6 comentários :

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!