16 maio 2014

Bolo Naked com ganache de maracujá e chocolate

Bolo Naked com ganache de maracujá e chocolate


Falar de amizade sem dar o tom que alguns achem piegas ou lugar comum é como falar de filho sem a parcela da corujice assumida. Pura perda de tempo tentar ser original nessa hora, porque resumidamente amigos são os irmãos que escolhemos na vida para tornar essa nossa jornada por vezes mais interessante, por vezes menos dura.

E foi assim que esse bolo foi feito, com carinho em dose extra para um desses amigos queridos que ontem completou 50 anos. Foi parte de um almoço surpresa entre pessoas que infelizmente temos encontrado muito menos do que gostaríamos, fato, mas que quando acontece vira uma festa!


Quanto ao bolo, bem, ainda estamos na moda do Naked Cake, o que por um lado ajuda para quem não tem muitas aptidões para decoração, mas por outro pede que o acabamento ao desenformar seja o mais perfeito quanto possível.

Para não correr riscos, usei uma receita de um pão de ló que, a partir da primeira vez que a fiz, passou a ser a minha oficial. Além de dar uma estrutura diferente à massa assada, tem um sabor que fez com que alguns pensassem que havia usado fécula de batata.

O recheio veio da minha bíblia atual para chocolates e afins, o mais uma vez recomendado por mim "Loucuras de chocolate", da amiga querida Simone Izumi. Em especial a ganache de maracujá (que tive que dar uma leve adaptada nas proporções por conta do tamanho da minha barra de chocolate) fez um sucesso incrível. 

Bom, sem mais demoras, segue a receita do bolo, aprovadíssima por quem a provou.

Bolo Naked com ganache de maracujá e chocolate


Bolo Naked com ganache de maracujá e chocolate

Bolo Naked com ganache de maracujá e chocolate
(fôrma com 21 cm de diâmetro)

Nota: fiz no total o equivalente à 2 e 1/2 receitas e dividi em 3 fôrmas iguais. A receita original é essa >AQUI< Se não tiver fôrmas iguais, faça cada uma individualmente ou faça a massa total, divida em 3 porções iguais e coloque o fermento (dividindo proporcionalmente, ou seja, 1 colher de chá para cada porção) em cada uma apenas no momento anterior de ir ao forno.

Ingredientes
>massa
5 ovos em temperatura ambiente
250 g de açúcar branco peneirado
200 g de farinha de trigo peneirada
2 e 1/2 colheres (chá) de amido de milho peneirado
40 g de manteiga sem sal
100 ml de água
1 colher (sobremesa) de essência de baunilha
3 colheres (chá) de fermento químico - para bolos
>ganache maracujá
130 g de chocolate branco em barra
50 ml de suco concentrado de maracujá (usei a fruta in natura batida no liquidificador e passada na peneira para remover as sementes)
100 g de creme de leite
>creme de chocolate
1 lata (395 g) de leite condensado
2 colheres (sopa) de chocolate em pó - não use achocolatado
150 g de creme de leite

Bolo Naked com ganache de maracujá e chocolate

Preparo
>massa
Preaqueça o forno a 220 graus.

Coloque a água com a manteiga em uma panelinha e leve ao fogo até derreter. Reserve.
Usando a batedeira elétrica, bata os ovos por mais ou menos 2 minutos ou até fiquem mais fofos e mais claros. Acrescente o açúcar, pulverizando sobre a massa enquanto continua a bater. Bata por mais uns 2 minutos.

Agora, ainda com a batedeira ligada, acrescente intervalando a farinha com o amido e a água com a manteiga derretida (um pouco de um, um pouco do outro até terminar). Junte a baunilha e bata mais um pouco apenas até combinar. Desligue a batedeira.

Agora, se você tiver 3 fôrmas iguais do mesmo tamanho com 21 cm de diâmetro, acrescente as 3 colheres de chá de fermento, misture à mão, despeje em partes iguais nas fôrmas previamente untadas e enfarinhadas e leve para assar até, ao espetar um palito no meio de cada bolo, esses saiam secos.

Caso possua apenas 1 fôrma (meu caso), divida a massa em 3 partes iguais e acrescente 1 colher de chá de fermento em cada uma apenas antes de assar. Se colocar o fermento e deixar esperando ele começará a agir no bolo em hora errada e não vai crescer o suficiente quando for ao forno.

>ganache de maracujá
Quebre a barra de chocolate branco em pedaços, coloque em um refratário e leve ao microondas até derreter por completo, programando de 30 em 30 segundos e mexendo a cada vez. Aguarde esfriar, até sentir a sensação de frio ao colocar um pouco do chocolate nos lábios. 
Misture o creme de leite com o suco de maracujá ao chocolate derretido. Leve à geladeira até ficar com uma consistência de creme bem encorpado (se tiver pressa, pode levar ao freezer, mas fique atento para não congelar)

>creme de chocolate
Coloque todos os ingredientes em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo alto e mexendo até ferver. Abaixe para fogo médio e mexa até obter o ponto de um mingau mais encorpado. Desligue o fogo e aguarde esfriar totalmente para utilizar. Para apressar o processo, transfira para outro recipiente e leve à geladeira ou freezer.

Nota: Se preferir, faça esses recheios antes da massa do bolo.

Montagem (veja as fotos)

Bolo Naked com ganache de maracujá e chocolate

Desenforme um dos bolos no prato que for servir. Coloque a ganache de maracujá em um saco de confeiteiro com o bico estrela e distribua sobre o bolo. Cubra com a outro bolo. Também usando saco de confeitar com bico, cubra o bolo com o creme de chocolate. Finalize com o último bolo.

Guarde um pouco da ganache de chocolate para fazer um círculo pequeno no centro do bolo. Decore com frutas frescas. Com o auxílio de uma peneira fina, pulverize uma camada de açúcar de confeiteiro sobre todo o bolo.

Nota: para decorar usei mexerica sem as membranas ou caroços, uma fatia de limão siciliano e physalis.



4 comentários :

  1. Bela surpresa dada pela amizade :)
    O melhor da vida, não são as prendas caras ou dispendiosas, mas sim miminhos dados com amor.
    Bonito bolo, que só pela descrição parece-me delicioso
    Beijinhos e bom fim--de-semana
    Romã:*

    ResponderExcluir
  2. Só digo uma coisa: u-a-u!!!
    Lógico que vim conferir a receita dessa maravilha, que só de olhar tenho certeza que ficou incrível!
    Ainda não testei a versão naked, mas espero que essa moda não passe e que tenha vindo para ficar, pois acho esses bolos muito apetitosos, além de lindos!
    Parabéns Sandra! Arrasou!!!!!!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. olá!!! achei essa receita pelo Google, de ganache de maracujá, e é bem como eu quero, maracujá em natura, purinho!!! só poderia me dizer uma coisa? algumas pessoas me disseram que o maracujá natural poderia talhar o creme, pelo jeito, isso não acontece, né? um abraço e obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá July, tudo bem?

      Pode (e DEVE) colocar o suco de maracujá natural, não talha, não se preocupe.
      Obrigada pelo seu comentário. Espero ter ajudado. Abraços

      Excluir

Sua visita e seu comentário são muito importantes para o Caldeirão. Comentários somente com intuito de fazer propaganda serão deletados.

Obrigada e volte sempre!